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O V8 de 6,1 litros produz potência e torque generosos e um som que entusiasma; o câmbio de cinco marchas admite trocas manuais, mas faz operações automáticas

A Jeep anuncia que o SRT-8 acelera de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos (5,5 s no Brasil), mais rápido que os 5,6 s do Porsche Cayenne Turbo de 4,5 litros e 450 cv (a versão anterior à reestilização deste ano, em que passou a 4,8 litros e 500 cv). Nossa simulação (veja abaixo os números e a análise detalhada) apontou um número pouco mais modesto, mas ainda merecedor de respeito diante do peso do veículo: 6,2 s. E o que dizer de completar o quarto-de-milha (400 metros) em 14,6 s, de chegar a 200 km/h em 25 s ou de retomar de 60 a 100 km/h em 3,2 s?

Satisfeita a curiosidade sobre o desempenho, vamos ver como o conjunto do SRT-8 lida com essa usina de força. O câmbio automático de cinco marchas, calculado para velocidade máxima em quinta, deixa a rotação em viagem um pouco mais alta do que se espera de um V8 (2.800 rpm a 120 km/h, por exemplo), mas o nível de ruído não incomoda. Mudanças manuais de marcha podem ser feitas pela alavanca seletora, com toques para a direita (subir) e a esquerda (reduzir), dentro do padrão DaimlerChrysler. Não é preciso selecionar posição específica para isso, bastando estar em D, e a operação volta a ser automática segurando a alavanca à direita por instantes. Também como habitual na corporação, a caixa sobe marchas no limite de rotação e faz reduções automáticas em modo manual se solicitada pelo acelerador.

A suspensão dianteira independente — enfim adotada nesta geração do Grand Cherokee, no que foi um dos últimos veículos de passageiros do mundo — tem calibração bem adequada, que mantém a estabilidade sem penalizar o conforto. No eixo rígido traseiro as coisas são diferentes: a suspensão é dura, salta sobre irregularidades e dá um tranco nos ocupantes ao transpor lombadas. Fica evidente que, longe do asfalto impecável dos países de vanguarda, não há substituto para uma boa suspensão independente — como usa, não por acaso, toda a concorrência de alto desempenho. Continua

Simulação de desempenho
A simulação de desempenho, desenvolvida pelo consultor Iran Cartaxo, foi feita sob grande expectativa: poderia o SRT-8 superar o BMW 550i como carro mais rápido e veloz entre os que passaram pela avaliação completa do Best Cars?

Para decepção de muitos, a resposta é não. A aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, a de 0 a 200 em 25,0 s e o quarto-de-milha (0 a 400 metros) em 14,6 s, por exemplo, ficam para trás dos tempos de 5,9, 21,4 e 14,3 s (na ordem) obtidos há um ano pelo sedã alemão. O Grand Cherokee também não chegou perto do que a Jeep anuncia nos EUA (0 a 100 km/h em menos de 5 s) ou aqui (5,5 s). Mesmo assim, são marcas que impressionam, diante do peso de 2,2 toneladas, e que dão uma idéia do empurrão que seus ocupantes sentem quando o acelerador é apertado sem moderação.

Havia dúvida também quanto à velocidade máxima. O fabricante informa haver limitador eletrônico atua a 250 km/h, mas a simulação indicaria o verdadeiro potencial do utilitário, como se fosse ilimitado. O resultado poderia ser melhor: 255,3 km/h, com a quinta marcha quase "cheia", a 5.900 rpm, portanto 300 giros abaixo do ponto de maior potência. Não resta dúvida do prejuízo causado pela precária aerodinâmica de um carro tão grande e alto (Cx 0,39 e área frontal de 2,82 m2), como se nota pela expressiva potência — 44 cv — consumida para manter 120 km/h. Como referência, a essa velocidade o BMW requer apenas 29 cv.

Potência e torque em doses generosas servem, de qualquer forma, para retomar velocidade muito rápido. Deixando o câmbio automático reduzir marchas, bastam 4,5 s para passar de 80 a 120 km/h. Mas o grande motor também se faz sentir no consumo: 3,4 km/l no ciclo urbano e 6,4 no rodoviário, o que indica autonomia de 450 km na estrada com 10% de margem. Marcas que, naturalmente, não se repetem se o motorista explorar tudo que o pedal da direita tem a oferecer.
Velocidade máxima 255,3 km/h*
Regime à vel. máxima (5ª.) 5.900 rpm*
Regime a 120 km/h (5ª.) 2.800 rpm
Potência a 120 km/h 44 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,2 s
Aceleração de 0 a 150 km/h 12,9 s
Aceleração de 0 a 200 km/h 25,0 s
Aceleração de 0 a 250 km/h 86,6 s
Aceleração de 0 a 400 m 14,6 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 26,2 s
Retomada 80 a 120 km/h (drive) 4,5 s
Retomada 60 a 100 km/h (drive) 3,2 s
Consumo em cidade 3,4 km/l
Consumo em estrada 6,4 km/l
Consumo a 60 km/h constantes 7,9 km/l
Consumo a 80 km/h constantes 6,6 km/l
Consumo a 100 km/h constantes 5,8 km/l
Consumo a 120 km/h constantes 5,1 km/l
* Sem o limitador eletrônico
Obs.: os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto/2004
Conheça o simulador e os ciclos de consumo
 
Dados do fabricante
Velocidade máxima (limitada) 245 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,5 s
Consumo em cidade 4,5 km/l
Consumo em estrada 7,6 km/l
Obs.: os dados acima são informados no Brasil; nos EUA o fabricante declara máxima de 250 km/h e 0 a 96 km/h em "menos de 5 s"
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