A simulação de desempenho,
desenvolvida pelo consultor Iran Cartaxo, foi feita sob grande
expectativa: poderia o SRT-8 superar o
BMW 550i como carro mais
rápido e veloz entre os que passaram pela avaliação completa do
Best Cars?
Para decepção de muitos, a resposta é não. A aceleração de 0 a
100 km/h em 6,2 segundos, a de 0 a 200 em 25,0 s e o quarto-de-milha (0 a 400 metros) em 14,6 s,
por exemplo, ficam para trás dos
tempos de 5,9, 21,4 e 14,3 s (na ordem) obtidos há um ano pelo
sedã alemão. O Grand Cherokee também não chegou perto do que a
Jeep anuncia nos EUA (0 a 100 km/h em menos de 5 s) ou aqui (5,5
s). Mesmo assim, são
marcas que impressionam, diante do peso de 2,2 toneladas, e que
dão uma idéia do empurrão que seus ocupantes sentem quando o
acelerador é apertado sem moderação.
Havia dúvida também quanto à velocidade máxima. O fabricante
informa haver
limitador eletrônico atua a 250 km/h, mas a simulação indicaria
o verdadeiro potencial do utilitário, como se fosse ilimitado. O
resultado poderia ser melhor: 255,3 km/h, com a quinta marcha
quase "cheia", a 5.900 rpm, portanto 300 giros abaixo do ponto
de maior potência. Não resta dúvida do prejuízo causado pela
precária aerodinâmica de um carro tão grande e alto (Cx
0,39 e área frontal de 2,82 m2), como se nota pela expressiva
potência — 44 cv — consumida para manter 120 km/h. Como
referência, a essa velocidade o BMW requer apenas 29 cv.
Potência e torque em doses generosas servem, de qualquer forma,
para retomar velocidade muito rápido. Deixando o câmbio
automático reduzir marchas, bastam 4,5 s para passar de 80 a 120
km/h. Mas o grande motor também se faz sentir no consumo: 3,4
km/l no ciclo urbano e 6,4 no rodoviário, o que indica autonomia
de 450 km na estrada com 10% de margem. Marcas que,
naturalmente, não se repetem se o motorista explorar tudo que o
pedal da direita tem a oferecer. |
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Velocidade
máxima |
255,3 km/h* |
Regime à vel.
máxima (5ª.) |
5.900 rpm* |
Regime a 120
km/h (5ª.) |
2.800 rpm |
Potência a 120
km/h |
44
cv |
Aceleração de 0
a 100 km/h |
6,2 s |
Aceleração de 0
a 150 km/h |
12,9 s |
Aceleração de 0
a 200 km/h |
25,0 s |
Aceleração de 0
a 250 km/h |
86,6 s |
Aceleração de 0
a 400 m |
14,6 s |
Aceleração de 0
a 1.000 m |
26,2 s |
Retomada 80 a
120 km/h (drive) |
4,5 s |
Retomada 60 a
100 km/h (drive) |
3,2 s |
Consumo em
cidade |
3,4 km/l |
Consumo em
estrada |
6,4 km/l |
Consumo a 60
km/h constantes |
7,9 km/l |
Consumo a 80
km/h constantes |
6,6 km/l |
Consumo a 100
km/h constantes |
5,8 km/l |
Consumo a 120
km/h constantes |
5,1 km/l |
*
Sem o limitador eletrônico |
Obs.: os resultados de consumo não devem ser comparados aos de
avaliações até agosto/2004 |
Conheça
o simulador e os ciclos de consumo |
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Velocidade
máxima (limitada) |
245 km/h |
Aceleração de
0 a 100 km/h |
5,5 s |
Consumo em
cidade |
4,5 km/l |
Consumo em
estrada |
7,6 km/l |
Obs.: os dados acima são informados no Brasil; nos EUA o
fabricante declara máxima de 250 km/h e 0 a 96 km/h em "menos de
5 s" |
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