O polêmico projetista Chris
Bangle tem no Série 5 um de seus desenhos mais aprovados, com linhas
ousadas e a nosso ver muito atraentes; o pacote M deste 550i envolve
defletores, saias e as belas rodas de 18 pol
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Qualquer que seja o aspecto considerado em um automóvel, modelos de alta
linhagem sempre causam impacto em quem os vê e, em especial, em quem os
dirige. E não precisa ser um fulgurante exótico ou raro esportivo. É
caso do carro que o Best Cars escolheu para dividir com os
leitores a celebração de seu nono aniversário: BMW 550i, um sedã de
quatro portas da tradicional marca sediada na Bavária, no sul da
Alemanha.
Com o novo motor V8 de 4,8 litros (não 5,0 como a designação faz supor)
e 367 cv, é a intermediária das três versões do Série 5 oferecidas no
Brasil. As outras são o 530i, com o seis-cilindros de 3,0 litros e 258
cv, e o feroz M5, com um V10 de
5,0 litros e 507 cv. Disputa mercado com o Audi A6
de 4,2 litros e 335 cv, único com tração integral (preço sugerido de R$
392.600), e o Mercedes-Benz E 500 de 5,0 litros e 306 cv (R$ 380.000 em
acabamento Avantgarde). Todos V8, numa disputa de gente grande nos cinco
continentes.
O carro avaliado inclui o pacote esportivo que inclui volante
multifuncional, conjunto aerodinâmico (defletores atrás e na frente e
saias laterais), rodas de 18 pol com pneus 245/40 e a suspensão mais
baixa e firme. E não custa pouco: R$ 401.000, com a pintura metálica,
ante R$ 387.000 da versão "básica". O resultado é um automóvel que marca
sua presença em qualquer velocidade, acentuada pela cor verde e o
interior bege claro da unidade avaliada.
Falando de velocidade, o 550i chega a "apenas" 250 km/h, mas poderia ir
a mais de 280 km/h não fosse um acordo de cavalheiros entre a BMW, a
Mercedes-Benz e a Audi, que limita a velocidade de seus veículos (a
Porsche, muito esperta, não aderiu ao acordo). Pneus o 550i tem para
isso, de classificação Y, bons para 300
km/h. A limitação, embora incomode um pouco por questão de princípio,
não impede que se tenham as melhores sensações ao dirigir este BMW.
O motor é de um primor que empolga. Produz 367 cv a 6.300 rpm com uma
suavidade absoluta. Responde ao acelerador como se estivesse ali, de
guarda, para atender à vontade de seu mestre, o motorista. O torque
máximo de 49,9 m.kgf aparece a apenas 3.400 rpm e torna o motor bem
desperto até nas rotações mais baixas. Um show de engenharia, para o que
concorrem os sistemas Valvetronic e Duplo Vanos (saiba
mais sobre técnica).
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