Saiba como anunciar

Luxo na terra

Clique para ampliar a imagem

O Mercedes-Benz ML vem agora com motor a diesel:
é o 320 CDI, de desempenho notável para o segmento

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

São quase R$ 300 mil, mas o ML 320 CDI associa requinte, qualidade de construção e excelência mecânica para quem aprecia utilitários

Para os brasileiros que apreciam utilitários esporte, o sentimento de economia e, de capital importância, o de levar vantagem em andar com veículo de motor a diesel associa-se a um belo produto que tem a estrela de três pontas como distintivo. Num país como o nosso, onde diesel em automóvel é palavrão, a chegada ao mercado do Mercedes-Benz ML 320 CDI só pode ser uma notícia auspiciosa.

Parte da segunda geração do modelo, que chegou ao Brasil no ano passado, o CDI é oferecido por preço sugerido de R$ 289.900, o mesmo do ML 350 de seis cilindros a gasolina. O pacote é dos mais atraentes, em que se destaca o motor V6 turbodiesel de quatro válvulas por cilindro, com potência de 224 cv e um belo torque de 52 m.kgf que já atinge valor máximo a 1.600 rpm e nele permanece até 2.800 rpm. Com isso, os 2.185 kg de peso vazio são levados com total desenvoltura, ajudado pelo câmbio automático de sete marchas 7G-Tronic.

Pelo motor — o primeiro V6 a diesel de alumínio do mundo —, sim, porque pelo resto, não: por volta de 200 km/h percebe-se que os freios poderiam ser mais potentes (embora não seja velocidade "brasileira", o carro pode chegar a 215 km/h) e nas curvas é preciso ter em mente que se trata de um utilitário esporte — esporte no sentido de lazer, como em "paletó esporte", não na conotação de esporte a motor —, mesmo com pneus 225/50 R 19 assimétricos, de classificação de velocidade 270 km/h. Desde que o motorista tenha esse entendimento, poderá curtir plenamente o Mercedes ML, que só é fabricado nos Estados Unidos em Tuscaloosa, no estado do Alabama.

O carro com um todo encerra o melhor que a engenharia da Mercedes-Benz pode oferecer. O turbocompressor, por exemplo, é de geometria variável, garantia de maior elasticidade e que torna dispensável a válvula de alívio. O motor é leve, pesa apenas 208 kg (igual ao cinco-cilindros usado antes na Europa), e conta com árvore contra-rotativa de balanceamento e atuação de válvulas por alavancas roletadas. Mesmo que motores a diesel girem pouco, a suavidade de funcionamento e o baixo ruído encantam. A 120 km/h em sétima marcha o motor sussurra a 2.200 rpm.

O sistema da alimentação por duto único, de última geração segundo a fábrica, funciona sob pressão bem elevada, 1.600 bars. Aperfeiçoamentos nos bicos injetores e maior controle — a injeção é feita em duas etapas — levam a menor ruído de funcionamento. O silêncio reflete-se até no baixo ruído de passagem, aquele que, de fora, percebemos quando um veículo passa por nós. Esse ruído é de 72 decibéis escala A no 320 CDI, contra 75 dB A no ML 350 a gasolina. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 21/6/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados