DKW-Vemag Universal

1956

Em 16 de maio Juscelino Kubitschek criava o Geia. Embora o primeiro carro nacional tenha sido lançado em 5 de setembro, não pôde receber os incentivos: o Romi-Isetta (com motor de 200 cm³, depois de 300) tinha apenas uma porta e dois lugares, sendo necessárias duas portas e quatro lugares para atender aos requisitos do governo. Em novembro vinha o primeiro modelo dentro das normas do Geia: a perua DKW-Vemag Universal, fabricada sob licença da Auto Union pela Vemag e derivada do modelo F-91 alemão, com tração dianteira e motor de três cilindros, dois tempos e 900 cm³.

1957

Volkswagens "brasileiros" existiam desde 1951 por meio da Brasmotor, que os importava e depois passou a montá-los, mas só nesse ano era iniciada a fabricação local de um modelo da marca: a Kombi com motor de 1,2 litro, que saía em julho. O mesmo acontecia com o Jeep e a perua Rural, ambos da Willys-Overland: montados aqui havia três anos, ganhavam produção no País, com motor de seis cilindros e 2,6 litros. A Ford começava em agosto a fabricar caminhões (o F-600) e dois meses depois o picape F-100, com motor V8 de 4,5 litros a gasolina.

Rural Willys

Toyota Land Cruiser

1958

A Vemag ampliava sua oferta: chegavam o sedã de quatro portas, uma nova perua (ambos com carroceria mais larga, dos F-94 alemães) e um jipe com tração permanente nas quatro rodas. Mais tarde seriam chamados de Vemaguet, Belcar e Candango, nesta ordem. Outro jipe, o Land Cruiser, começava a sair da unidade da Toyota no bairro paulistano do Ipiranga, ainda montado com peças importadas e motor de seis cilindros e 4,0 litros a gasolina.

1959

Estreava em janeiro o Volkswagen sedã 1200, o Fusca, que havia chegado ao país em 1950, via importação, e vinha sendo montado desde 1951. A Willys passava a fabricar, sob licença da Renault, o pequeno sedã Dauphine com motor traseiro de 845 cm³, enquanto a filial brasileira da Simca (também francesa) trazia o Chambord, um amplo quatro-portas com motor V8 de 2,35 litros e a primeira suspensão dianteira McPherson do Brasil. No fim do ano o motor do DKW crescia para 1,0 litro e a Chevrolet estreava um veículo de passageiros: a perua Amazona, baseada no picape 3100, com oito lugares, três portas laterais (duas na direita) e motor 4,2 de seis cilindros.

Volkswagen sedã

Simca Présidence

1960

Chegava o FNM 2000 JK, versão brasileira do Alfa Romeo 2000 Berlina italiano, pelas mãos da Fábrica Nacional de Motores. Introduzia aqui pneus radiais, motor com duplo comando de válvulas e câmbio de cinco marchas. Outro lançamento da Willys-Overland, o Aero-Willys estreava em março. Era um amplo sedã com estilo já superado nos EUA e motor de seis cilindros e 2,6 litros, o mesmo do Jeep. A Rural brasileira ganhava frente exclusiva, o Candango da Vemag passava a vir em versão com tração dianteira, sem reduzida, e o Simca recebia a opção de luxo Présidence, dotada até de minibar para o banco traseiro. Continua

Atualidades - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade