Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Notícias

Renault Clio, 30 anos: breve histórico de um sucesso francês

24/08/2020
in Notícias

A Renault comemora 30 anos do lançamento do Clio, o carro francês mais vendido na história, com mais de 15 milhões de unidades. Desse período, por 20 anos ele esteve presente no mercado brasileiro, apesar de termos recebido apenas duas de suas cinco gerações. Conheça um breve histórico do bem-sucedido modelo.


Auto Livraria

• Primeira geração – O Clio estreava em 1990 como sucessor do Renault 5. O pequeno hatch (3,70 metros de comprimento) marcava a estreia na marca de novo padrão de denominação com nomes em vez de números, para “melhorar a memorização dos veículos e dar-lhes dimensão mais quente e mais humana”, segundo a empresa.

Essa série foi oferecida com motores de 1,1, 1,2, 1,4, 1,6, 1,7, 1,8 e 2,0 litros a gasolina e 1,9 litro a diesel, com opção de transmissão automática de três ou quatro marchas. O mais potente foi o Clio Williams, com 147 cv no 2,0-litros de 16 válvulas para máxima de 215 km/h. Além da França, o primeiro Clio foi fabricado na Argentina (de onde vinha ao Brasil em 1996), Bélgica, Colômbia, Eslovênia e Turquia.

• Segunda geração – Era lançada em 1998 (acima) com linhas mais arredondadas, 7 cm a mais de comprimento e avanços em segurança: bolsas infláveis frontais e freios antitravamento (ABS) de série em toda a linha. Foi a única da série a oferecer um sedã, vendido com os nomes Thalia, Symbol e até como Nissan Platina em alguns mercados.

Foi esse Clio o primeiro produzido no Brasil, em 1999. No mundo existiram versões de 1,0, 1,2, 1,4, 1,6 e 2,0 litros a gasolina e 1,5 e 1,9 litro a diesel. Foi fabricado também no México. A estrela da linha era o Clio V6, “sucessor espiritual” do R5 Turbo: como ele, trazia motor central no lugar do banco traseiro, dessa vez um V6 de 2,9 litros com 230 a 255 cv. O segundo Clio teve vida bastante longa: na França até 2012, na Eslovênia até 2015 e na Argentina e na Colômbia até 2017.

• Terceira geração – Em 2005 o Clio crescia (acima), ganhava espaço e conveniências como cartão presencial para acesso à cabine e navegador. Era o primeiro carro da categoria a obter 5 estrelas nos testes de colisão Euro NCap. Pela primeira vez oferecia a versão perua Estate, mas a oferta de motores estava menor: 1,2, 1,4, 1,6 e 2,0 litros a gasolina e 1,5 a diesel. O mais potente foi o Renault Sport Clio 2,0 de 200 cv. O carro foi feito apenas na França, na Espanha e na Turquia.

• Quarta geração – Aparecia na Europa em 2012 (acima) com desenho mais ousado, maior comprimento (4,06 m) e opções como central de áudio R-Link e assistente de estacionamento. A perua e o hatch de três portas deixavam de existir. Foi produzido na França, Algéria, Eslovênia e Turquia.

Os motores eram de 0,9 e 1,2 litro com turbo, 1,2 aspirado (a gasolina) e 1,5 a diesel; pela primeira vez havia caixa de dupla embreagem e seis marchas. O esportivo RS vinha com um 1,6 turbo de 200 cv ou, na versão Trophy, 220 cv.

• Quinta geração – O mais novo Clio (acima), lançado em 2019, trazia plataforma mais moderna, faróis de leds, central de áudio com grande tela de 9,3 polegadas e versão híbrida com dois motores elétricos. A Estate retornava ao catálogo. Os motores eram de 1,0 e 1,3 litro com turbo, 1,6 na versão híbrida e 1,5 a diesel. Por enquanto é fabricado apenas na Eslovênia e na Turquia.

Texto da equipe – Fotos: divulgação

Tags: aniversárioCarros do PassadoClioClio EstateClio PrivilegeClio RS 200Clio RTnotíciasRenault

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966
Auto Livraria - DKW-Vemag

DKW-Vemag: catálogo com Fissore, Belcar e Vemaguet 1966

30/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

26/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp