Depois da fase de pré-venda, que incluiu a edição limitada 80 Anos, a Jeep apresenta em detalhes o Compass 2022. Muito já se sabia sobre o utilitário esporte médio, pelo que relacionamos aqui apenas as novas informações.
• O motor T270 turbo flexível leva o Compass de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos (gasolina) ou 9,3 s (álcool) na versão Longitude, com máxima de 204/206 km/h. O SUV tem nota A de consumo em sua categoria pelo Inmetro. No ciclo urbano faz 10,3 e 7,1 km/l, e no rodoviário, 11,9 e 8,6 km/l na mesma ordem de combustíveis. O peso da versão é de 1.585 kg.
• O motor TD350 turbodiesel foi preparado para a fase de emissões Proconve L7, mais restritiva. Mantendo os 170 cv de potência e 35,7 m.kgf de torque, a nova versão reduz em 85% as emissões de óxido de nitrogênio, por meio do sistema SCR de pós-tratamento de gases de escapamento. Com isso, é necessário o uso do aditivo Arla 32, com autonomia aproximada de 10 mil km. O Compass TD350 mantém seu consumo de combustível (10,3 km/l no ciclo urbano e 13,5 km/l no rodoviário).
• As versões flexíveis ganharam um novo para-choque dianteiro com maior ângulo de entrada, de 16,2° para até 21,5°. As turbodiesel seguem com ângulo de entrada de até 30,6°.
• Todo Compass flexível recebe o modo de condução Sport, ativado por tecla, que seleciona uma calibração com trocas de marchas mais rápidas e em rotações mais altas, resposta do acelerador mais ágil e direção mais firme.
• O sistema Jeep Traction Control +, de série em todo Compass, é um controle de tração voltado a pisos de baixa aderência. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF.
• Novas assistências à direção, de série na versão S e como opcional nas versões Limited e Trailhawk, são frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista (baseado na análise constante do comportamento ao volante) e reconhecimento de placas por meio da câmera frontal, que informa os limites de velocidade da via no painel e alerta se o limite for superado.
• Carregador de celular sem fio, por indução, vem de série nas versões Limited, Trailhawk, S e 80 Anos.
• Entrada USB tipo C, adequada a alguns dispositivos, de série em todas as versões.
• O freio de estacionamento elétrico agora tem retenção automática nas paradas, de série em toda a linha.
• Rebatimento automático dos retrovisores ao travar o carro, de série nas versões 80 Anos, Limited, Trailhawk e S.
• A tampa traseira recebe sensor de presença para o acionamento elétrico. Basta movimentar o pé por baixo do para-choque traseiro para acionar a abertura ou fechamento, tendo consigo a chave presencial. De série no Compass S e opcional em Limited e Trailhawk.
Confira as versões, equipamentos de série e preços do novo Jeep Compass 2022.
• Jeep Compass Sport Turbo Flex automático (R$ 140 mil ou R$ 144.647 no estado de São Paulo) – Bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, faróis com leds em ambos os fachos, faróis de neblina com leds, controle de tração Traction Control +, freio de estacionamento com comando elétrico e retenção automática em paradas, ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial para acesso e partida, faróis e limpador de para-brisa automáticos, três entradas USB (sendo uma tipo C), central de áudio com tela de 8,4 polegadas e integração sem fio para Android Auto e Apple Car Play. Opcionais – Bancos de couro (R$ 2.500) e pacote Protection (R$ 950).
• Jeep Compass Longitude Turbo Flex automático (R$ 155 mil ou R$ 160.146 em SP) e Turbo Diesel 4×4 automático (R$ 197 mil ou R$ 203.630 em SP) – Como o Sport, mais bancos de couro, central de áudio com tela de 10,1 pol com serviços conectados Adventure Intelligence e navegador integrado, quadro de instrumentos com tela de de 7 pol, retrovisor interno fotocrômico, rodas de 18 pol, volante com comandos de marcha. Opcionais – Bancos em cinza (R$ 1.600) e teto solar elétrico e panorâmico (R$ 8.900).
• Jeep Compass Série Especial 80 Anos Turbo Flex automático (R$ 162 mil ou R$ 168.412 em SP) e Turbo Diesel 4×4 automático (R$ 205 mil ou R$ 211.900 em SP) – Como o Longitude, mais acabamento externo escurecido, assistente de estacionamento, carregador sem fio para celular, partida remota do motor, retrovisores externos com rebatimento automático, sistema de áudio Beats. Opcional – Teto solar elétrico e panorâmico (R$ 8.900).
• Jeep Compass Limited Turbo Flex automático (R$ 177 mil ou R$ 182.878 em SP) e Turbo Diesel 4×4 automático (R$ 217 mil ou R$ 224.304 em SP) – Como o Longitude, mais ajuste elétrico do banco do motorista, assistente de estacionamento, bolsa inflável de joelhos para motorista, carregador sem fio para celular, monitoramento de ponto cego, partida remota do motor, quadro de instrumentos digital de 10,25 pol, retrovisores externos com rebatimento automático, rodas de 19 pol, teto em preto. Opcionais – Bancos em marrom (R$ 1.600), teto solar elétrico e panorâmico (R$ 8.900) e pacote High Tech (ajuste elétrico do banco do passageiro dianteiro, alerta de saída de faxa, comutação automática dos faróis, controlador de distância à frente, detector de fadiga, frenagem autônoma, reconhecimento de placas, sistema de áudio Beats, tampa traseira com acionamento elétrico e sensor de presença, R$ 9.900).
• Jeep Compass Série S Turbo Flex automático (R$ 188 mil ou R$ 194.244 em SP) – Como o Limited, mais pacote High Tech e teto solar elétrico e panorâmico.
• Jeep Compass Trailhawk Turbo Diesel 4×4 automático (R$ 217 mil ou R$ 224.304 em SP) – Como o Limited, mais estepe de tamanho integral, protetores de cárter, tanque e transmissão; rodas de 17 pol com pneus de uso misto, seletor de terrenos com modo Rock, suspensão elevada. Opcionais – Teto solar elétrico e panorâmico (R$ 8.900) e pacote High Tech (como no Limited, R$ 9.900).
Observação: o estado da Paraíba também tem preços diferenciados.
Texto da equipe – Fotos: divulgação