Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

O “Grand” progresso do Fiat Siena

26/03/2012
in Avaliação, Fiat

Avaliação

O Grand progresso do Siena

Ao lado do bom trabalho de estilo e do aumento de espaço, a Fiat reservou ao sedã um notável avanço em comportamento dinâmico

Em vez do motor E-Torq 1,6, o acabamento Attractive vem com o Fire de 1,4 litro, mas seu preço fica só R$ 1,8 mil abaixo com ar-condicionado
Share on facebook Share on twitter Share on google Share on orkut More Sharing Services

Depois de 14 anos e mais de 800 mil unidades vendidas como um Palio com porta-malas saliente, o Fiat Siena assume sua independência. Agora chamado de Grand Siena — embora o nome Grand apareça só nas colunas traseiras, longe do logotipo Siena da tampa do porta-malas —, o sedã compacto aproveita parte da plataforma do novo Palio, mas ganha linhas bastante próprias e maior distância entre eixos.

Com a primeira reformulação completa do modelo, a Fiat vem responder a lançamentos recentes no segmento como Chevrolet Cobalt, Nissan Versa, o Ford Fiesta importado e, não tão novo assim, o Volkswagen Voyage. Para combatê-los, a Fiat trabalhou sobretudo em três frentes: desenhar um sedã de linhas atuais e identidade bem distinta do hatch, ampliar o espaço interno em relação ao modelo anterior e melhorar seu comportamento dinâmico.

O Grand Siena chega em três versões. A Attractive, ao preço sugerido de R$ 38.710, vem com motor Fire Evo de 1,4 litros e é equipada de série com bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica entre os eixos (EBD), faróis de neblina, cinco encostos de cabeça, direção assistida, controle elétrico de vidros dianteiros (um-toque) e das travas, chave do tipo canivete com comando de travamento, volante com regulagem de altura, computador de bordo com duas medições, alerta de limite de velocidade, para-brisa com faixa degradê e comando interno de abertura do tanque de combustível.

Seus opcionais são aquecedor, ar-condicionado (quase R$ 3 mil), para-brisa com desembaçador térmico, sensores de estacionamento traseiros, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisor interno fotocrômico, volante de couro com comandos de áudio, apoio de braço para o motorista, vidros traseiros e retrovisores externos com comando elétrico, banco do motorista com regulagem de altura, rodas de alumínio (de 15 em vez de 14 pol), rádio/CD com MP3, outro rádio com viva-voz Bluetooth e conexões USB e Ipod, painel em dois tons e acabamento interno em tecido superior.

O Grand Siena Essence tem motor E-Torq de 1,6 litro e 16 válvulas e adiciona ao Attractive ar-condicionado, rodas de alumínio de 16 pol, banco do motorista com regulagem de altura, indicador de temperatura externa, luzes de leitura dianteiras, detalhes internos cromados e frisos laterais cromados. Custa R$ 43.470 com câmbio manual e R$ 46 mil com o automatizado Dualogic, que mantém as cinco marchas. As opções são bolsas infláveis laterais nos bancos dianteiros, controlador de velocidade (de série no caso do Dualogic) e os mesmos outros itens oferecidos no Attractive. Com câmbio automatizado, ele pode ainda ter alavancas de seleção de marchas tipo borboleta no volante. Com tudo, o preço vai a R$ 52.626. Em abril surge a opção de teto solar como o do Punto.

De olho em frotas e taxistas, a Fiat fez também a versão Tetrafuel, já existente no anterior. O nome indica a possibilidade de uso de quatro combustíveis pelo motor de 1,4 litro: gasolina brasileira, álcool, gasolina sem álcool (comum em países vizinhos, como a Argentina) e gás natural. Como no modelo antigo, a instalação de gás vem de fábrica. Os itens de série e opcionais repetem os do Attractive, com três exceções: o ar-condicionado é padrão, mas chave com comando de travas e faróis de neblina são cobrados à parte. A versão sai por R$ 48.219. Em qualquer dos carros, a garantia é de um ano.

Pelas características e preços, o Attractive concorre com Cobalt LS 1,4 (R$ 39.980), Fiesta 1,6 nacional (R$ 37.680), Versa S 1,6 16V (R$ 35.490), Peugeot 207 Passion XR 1,4 (R$ 38 mil), Renault Logan Expression 1,6 (R$ 32.820) e Voyage 1,6 básico (R$ 37.130). Já o Essence encara Cobalt LT 1,4 (R$ 43.780), Fiesta SE 1,6 16V mexicano (R$ 47.950), Versa SL 1,6 16V (R$ 43 mil), 207 Passion XS 1,6 16V (R$ 46 mil), Renault Symbol Privilège 1,6 16V (R$ 44.900) e Voyage Comfortline 1,6 (R$ 43.820). Desses, só o VW oferece câmbio automatizado e o Peugeot dispõe de um automático. Claro que há diferenças no conteúdo de série de cada modelo que devem ser consideradas.

O Siena que conhecemos não sai de produção por enquanto, mas tem a oferta limitada ao acabamento EL com duas opções: motor de 1,0 litro, por R$ 31.180, e de 1,4 litro por R$ 33.300. Nos dois casos houve redução de R$ 2.850, mas a direção assistida de série se tornou opcional. Com o tempo, pode ser que surja o Grand com o motor de menor cilindrada para extinguir de vez a versão anterior.

Em comum, só as portas Ao contrário do modelo antigo em suas quatro fases (não eram gerações), o Grand Siena pouco aproveita do novo Palio em termos de aparência: apenas a seção central, com para-brisa e portas dianteiras. Dali para frente, muda tudo, incluindo para-lamas; das portas traseiras (inclusive) para trás, também nada em comum. Pela primeira vez a distância entre eixos é mais longa no sedã: 2,511 metros, ante 2,42 m do novo Palio e 2,37 m de ambos os modelos antigos.
Próxima parte Ficha técnica

Avaliações – Página principal – Escreva-nos – Envie por e-mail

Data de publicação: 26/3/12

© Copyright – Best Cars Web Site – Todos os direitos reservados
ASSINE 0800 703 3000
BATE-PAPO E-MAIL SAC SHOPPING

Tags: avaliaçãoDualogicE-TorqFiatGrand SienaGrand Siena AttractiveGrand Siena EssenceSiena

Related Posts

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

23/06/2025
0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp