Um mais ágil e esportivo, outro com ar robusto e fartos itens de conveniência: qual o melhor entre esses novos utilitários esporte?
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Honda HR-V ou Jeep Renegade? A dúvida entre dois utilitários esporte lançados no primeiro semestre justifica-se: além do atrativo de novidade, eles estão em sintonia com o mercado internacional, pertencem a marcas que desfrutam certo prestígio e oferecem versões similares em cilindrada, potência e preço.
Nossa intenção de incluir no comparativo o Peugeot 2008 — e talvez os veteranos da categoria, como Ford Ecosport e Renault Duster — foi frustrada quando a Jeep não pôde nos emprestar um Renegade Sport ou um Longitude sem opcionais, que não se afastasse muito do valor de R$ 80 mil (tanto o 2008 quando o Duster ficam abaixo desse teto em suas versões mais caras). Em vez disso recebemos um Longitude completíssimo de quase R$ 110 mil, que criaria uma competição desigual. Assim, os modelos das francesas ficaram para outra oportunidade.
Honda HR-V EXL |
Jeep Renegade Longitude |
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4,29 m | 4,23 m | ||||||||
140/139 cv | 130/132 cv | ||||||||
R$ 90.700 | R$ 102.400 | ||||||||
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais |
O HR-V de topo, o EXL, também está longe do salgado preço do adversário superequipado: R$ 90,7 mil. Entretanto, ao desconsiderar o teto solar do Jeep (que o adversário não oferece), chegamos a R$ 102,4 mil e a um equilíbrio mais razoável de valores. Embora outro pacote de R$ 14,5 mil pudesse ser descartado sem que o Renegade ficasse para trás em termos de conteúdo, preferimos não avaliar um carro e fazer de conta que avaliamos outro com faróis, painel e sistema de áudio diferentes.
Depois do preço, como ficam os outros “Ps” que definem nossos comparativos? A proposta de uso é semelhante: utilitários compactos de cinco portas que atendem bem ao uso urbano e a viagens de pequenas famílias, assim como podem seguir trajetos fora de estrada leves com melhor aptidão que um carro comum — mas não tente se embrenhar em trilhas com qualquer um deles, missão que a versão a diesel e com tração integral do Renegade cumpriria bem melhor.
O porte é quase o mesmo: o HR-V mede 6 centímetros a mais em comprimento e 4 cm em distância entre eixos. Quanto à potência, o Honda obtém 10 cv a mais com gasolina e 7 cv adicionais com álcool que o Jeep, ambos com motor flexível em combustível de cerca de 1,8 litro (na verdade o Renegade tem 1,75 ou, se for preciso arredondar, 1,7) e quatro válvulas por cilindro. O câmbio automático de série em cada versão é tradicional com seis marchas no Longitude e de variação contínua (CVT) no EXL, ambos com seleção manual.
Candidatos apresentados, qual tem os melhores atributos para ser seu escolhido? Respostas a partir da próxima página.
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