Simulador de desempenho

Como funciona a simulação feita em avaliações e comparativos

 

O Simulador de Desempenho usado pelo Best Cars em avaliações e comparativos é, em linhas gerais, o mesmo adotado pela primeira vez em 1998 nas simulações do Consultório de Preparação.

Consiste em um algoritmo, desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo, em que se inserem cerca de 30 informações sobre o veículo, como especificações do motor, da caixa de câmbio, medidas dos pneus, coeficiente aerodinâmico (Cx), área frontal e peso, entre outros.

O algoritmo, continuamente aperfeiçoado através da inserção de informações reais e de ajustes de calibração, fornece então uma ampla gama de respostas a respeito do desempenho e do consumo do veículo, incluindo as curvas de potência e de torque.

É importante destacar que não são resultados práticos, obtidos em medições reais com o veículo, e sim simulações. No entanto, os resultados atingem um grau elevado de precisão e podem, sem dúvida, orientar o leitor quanto aos resultados efetivamente esperados do veículo.

Condições

Uma vantagem desse sistema sobre as medições reais é a invariabilidade de condições: não existem fatores variáveis como temperatura ambiente, vento e presença de tráfego em torno do veículo. As medições pressupõem temperatura ambiente de 25° C e pressão atmosférica ao nível do mar (760 mm Hg). É considerado o peso em ordem de marcha do veículo (abastecido com todos os fluidos) acrescido de 70 kg, que é o peso médio de um motorista.

Percursos de consumo

Para que os resultados se aproximem dos que o usuário comum poderá obter em seu cotidiano, o Best Cars não segue a norma NBR de medição de consumo, considerada branda demais e que leva a resultados de difícil repetição no uso prático.

Nosso critério usado até agosto de 2004 (verifique a data de publicação das avaliações no rodapé de sua primeira página) previa esta simulação:

  • Ciclo de cidade – velocidade máxima de 60 km/h, com paradas de 40 s de 3 em 3 minutos; um ocupante no veículo; reaceleração em regime de carga média;
  • Ciclo de estrada – velocidade máxima de 100 km/h, com redução para 60 km/h de 10 em 10 minutos; um ocupante no veículo; reaceleração em regime de carga média.

Desde setembro de 2004, o critério prevê esta simulação:

  • Ciclo de cidade – velocidade máxima de 60 km/h, com 1 min 40 s do percurso efetuado em condição de retomada, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h; paradas de 40 s de 4 em 4 minutos; retomada em 10 s em regime de carga média;
  • Ciclo de estrada – velocidade máxima de 100 km/h, com redução para 80 km/h de 7 em 7 minutos, permanecendo por 3 minutos nesta velocidade, e redução para 60 km/h de 7 em 7 minutos, permanecendo também por 3 minutos nesta velocidade; retomadas em 20 s em regime de carga média;
  • Velocidade constante (se disponível) – simulação do veículo na última marcha do câmbio às velocidades constantes de 60, 80, 100 e 120 km/h.

Autonomia

O cálculo considera a capacidade do tanque de combustível informada pelo fabricante e despreza 10% como margem de segurança.

 

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