Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas De Carro por Aí

O Audi TT e o axioma de Pirelli

11/03/2016
in De Carro por Aí

De Carro por Aí - Nasser

Composição e desempenho do esportivo parecem desenhados sob a regra do slogan de pneus

 

Fazer carro esportivo, apesar de parecer, não é tarefa fácil. Não se resume a fórmula de fácil aviamento: aumentar a cilindrada do motor ou sua capacidade em produzir potência, ou reduzir peso do conjunto, ou melhorar a aerodinâmica, pois para êxito há que pensar em um resultado paralelo: como mantê-lo no chão e sob o controle. Objetivo também buscado ao fim da conta é o balanço obrigatório entre o desempenho oferecido e a capacidade do motorista em lidar com ele e usufruir.

Audi TTUsualmente carros muito fortes são perigosos, até letais a motoristas não nivelados às exigências. Nestes dias de invasão quase compulsória de intimidades, o Youtube exibe enorme relação de filmetes sobre acidentes com esportivos, causados exatamente por esta discrepância. O axioma — considere-o como sinônimo de verdade fática — de Pirelli diz “potência não é nada sem controle”.

É coisa incontestável para regrar tal harmonia. Não adianta alguém ter meios para comprar produtor de centenas de cv, com uma montanha de torque, se suas habilidades de condução sequer servem para usufruir totalmente o oferecido por simplório Up TSI e seu turbo. Se desempenho e habilidades de condução não se nivelam, é um passaporte a problemas caros.

Medida certa
A composição e o desempenho oferecidos pelo Audi TT parecem ter sido desenhados sob a tutela da regra utilizada como slogan publicitário pelo fabricante italiano de pneus. Ele entrega, e basta em potência a 95% dos motoristas. Dos outros cinco, dois não se interessarão, outros dois saberão fazer suar sob controle os 230 cv do TT. Um final não saberá do que se trata.

O TT é bem feito. Em terceira geração agrega atrativos tecnológicos diversos, especialmente marcados pela capacidade de se escolher tamanho e disposição dos instrumentos do painel. Os mostradores são virtuais, podem crescer, diminuir, ser afastados para os lados, abrindo espaço à tela de condução. O conta-giros vai em frente ao motorista, como eram nos MGs T e no Alfa Romeo Alfetta.

Audi TTO pequeno motor de 2,0 litros com dois sistemas de alimentação — um direto, sobre os pistões, outro no coletor de admissão —, turboalimentador, eixo contrarrotante para eliminar asperezas, não produz apenas sadia tropa de equinos com estamina alemã, mas a monumentalidade de 37,7 m.kgf de torque, coisa de motor grande. Com seis marchas à frente, transmissão automatizada por duas embreagens, mudando-as por si só ou por alavanquinhas sob o volante, a potência chega às rodas frontais e controles eletrônicos tentam reter patinadas.

Freios por grandes discos, sensíveis, operando com brio e determinação, tão convincentes em desacelerar quanto o é no ir de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e velocidade final cortada a 250 km/h. Sistemas para administrá-lo, suspensões independentes. Faróis em leds com assinatura personalizada. Dado irrelevante, consumo pequeno. Relevante, grande prazer de conduzir. Apesar do aumento do dólar, preços caíram. Versão de entrada, Attraction, R$ 199 mil. Superior Ambition, R$ 220 mil.

Fórmula tende à perfeição, mas há falhas na aplicação. As rodas de alumínio de 19 polegadas e pneus 235/35 poderiam ser trocadas por aro 18 e pneus com laterais mais altas — e compatíveis com os buracos nacionais. Dois ou três centímetros de maior altura livre combinariam com os quebra-molas nacionais, proibidos, mas sempre adotados em caso de dúvida ou falta de conhecimento técnico e legal.

A grande virtude está no respeito ao axioma de Pirelli, ao ser pequeno, barato neste universo de esportivos, e oferecer respostas superiores à demanda de 95% dos motoristas. Aos outros, os que se entendem acima do desempenho do TT, sucesso e cuidado ao dirigir Ferraris, Maseratis, Porsches, Audis R, Mercedes Asa de Gaivota.

 

 

FCA quer terceirizar Dart e 200

Dodge Dart GT 01Com poucas vendas, o Dodge Dart (foto) e o Chrysler 200, somando 10 mil unidades/mês, caíram na racionalidade de custos pró-sobrevivência e crescimento da FCA, a união das marcas Fiat com as marcas Chrysler. Volume pequeno não justifica tomar espaço industrial de produtos mais rentáveis, como a linha Jeep, acelerando em crescimento e os demais Chryslers.

A FCA quer focar em produtos na ampla e pouco balizada classificação de premium, embutindo maior lucro unitário. Decisão da empresa é produção com um novo e criativo vocábulo, externalizada. Na prática, junção de conceitos: tanto pode ser encomenda a terceira marca, quanto fusão com outro fabricante para fazer sinergia entre meios e tecnologias. Neste caminho a FCA vem procurando no mercado, fazendo propostas à Honda, à Suzuki e, até, prontamente repelida, à General Motors.

Não há indicativos de definição de caminhos. Brasil, cuja indústria automobilística tem ociosidade imaginada em 50%, poderia ser o fornecedor. Honda e o grupo Souza Ramos-Suzuki têm fábricas fechadas, e a Chery com ociosidade industrial em torno de 90%.

 

JAC T5, enfim, chega ao mercado

JAC T5Foram 17 meses e 1 milhão de quilômetros rodados buscando desenvolver componentes, entre a apresentação no Salão do Automóvel, outubro de 2014, e o início de vendas na contraída rede com 30 revendedores JAC. O T5, utilitário esporte compacto, tem a conformação estética e a posição de dirigir que vendem a imagem de poder e, a alguns, a ideia de destemor e capacidades para enfrentar dificuldades extra-asfalto. Neste Brasil onde a engenharia de fazer ruas e estradas está ao nível de Mobral, e as enchentes nas vias urbanas são para arrostar Land Rover Defender e Toyota Bandeirante, não há desafios off-road. Eles estão on-road.

O T5 não foge à estratégia traçada por Sérgio Habib, representante da JAC no Brasil, a de carro completo com preço de carro pelado. No caso, entre R$ 60 mil e R$ 69 mil oferece em comparação entre conteúdo e faixa de preço com os mais bem classificados no mercado, com interior mais rico, maior dosagem de confortos eletrônicos e de conectividade, como o kit multimídia com tela de 20 cm e capacidade de espelhamento com o celular, disponível na versão Pack 3, não encontrável em veículos deste segmento. Disponível em conteúdo em três níveis, vendas focadas na versão superior, mais equipada.

A JAC entende ser bom produto em conteúdo, com alguns itens sequer disponíveis nos concorrentes do segmento, desenho marcante, assinatura visual — nova moda de estilo — e economia. Seu pequeno, entretanto potente motor de 1,5 litro, 16 válvulas, comando variável produz 125 cv a gasolina e 127 cv com álcool. Transmissão manual de seis marchas, com as primeiras marchas mais reduzidas para dar agilidade e disposição e as finais mais alongadas, permitindo ao motor girar e gastar menos. Está na Classificação A pelo Inmetro.

Pretende-se venda de 200 unidades/mês. O T5 será produzido na fábrica a ser erigida pela JAC, neste ano, em Camaçari, BA.

  • Leia a avaliação do T5

 

Roda a Roda

Mito – Alguns veículos cumprem sua história, vão-se pelo desequilíbrio na conta demanda x investimento por renovação. Entretanto podem voltar. Nos EUA é o caso da picape Jeep. Demandada e requerida por fãs, deve retornar à produção.

Ford BroncoMais – Admiradores do Ford Bronco, segundo os anúncios da Ford cruza de cabrito montês com cavalo de corrida, tipo jipe mais confortável, demandam à empresa relançá-lo em versão atualizada, sexta geração. Projeção para 2020. Na ilustração, desenho por aficionados.

Surpresa – Com vaticínios contrários o português Carlos Tavares, presidente da PSA Peugeot Citroën, anunciou resultados financeiros e, junto, surpresa: empresa concluiu plano de recuperação antes do previsto. Último exercício obteve margem operacional de 5%, índice antecipado em um ano.

AL – Previsões para América Latina discrepam do ânimo de crescimento, prevendo-se 10% na redução dos negócios. Rússia, pior, caindo 15%. Previsão de distribuição de dividendos para o próximo ano.

Lançamento – Diz imprensa europeia, Jeep terá novidades também para o Brasil. O motor diesel 2,0-litros de 170 cv, hoje aqui aplicado ao Jeep Renegade e à picape Fiat Toro, evoluirá a 2,2 litros e 200 cv. Transmissão automática de nove marchas foi mantida. FCA local desconhece.

Problema – Chinesa Chery, instalada em Jacareí, SP, nova greve, acabada terça-feira (1º.). Agora contra a demissão de funcionários por prestadora de serviços. Deu-se na véspera do início de produção de seu segundo produto, o pequeno QQ. Chery tem sérios problemas de convívio com o sindicato local dos metalúrgicos. Fez greve ao inaugurar da fábrica e repetem com o novo produto.

Passado – Manifestações idênticas geraram insegurança à GM, minguando atividades na vizinha São José dos Campos, transferindo o Projeto Phoenix, do novo Cruze, para a Argentina e fábrica de transmissões para Santa Catarina.

Situação – Em época de redução de atividade econômica, fechamento de empresas, fim de empregos, greve é atividade de risco e fora de propósito.

Land Rover Discovery Sport e EvoqueChing-Sir – Bem articulada Agência Auto Data informa tratativas da Jaguar Land Rover para utilizar a enorme capacidade ociosa da fábrica da Chery e pintar seus produtos, aumentando nacionalização e ampliando capacidade.

Questão – Logística simples, ambas estão à margem da Via Dutra. Resta saber se o temor das greves, desorganizando indústria e comércio, não assustará as marcas inglesas comandadas pelos indianos.

Festa – Volkswagen comemora 40 anos de sua fábrica em Taubaté, SP, e produção de 150 mil unidades do Up. Já exportou mais de 20 mil unidades para Argentina, México, Uruguai e Peru, e enviará ao Paraguai, Costa Rica e Curaçao.

Mudança – MMC Brasil, produtora de Mitsubishi, mudou de razão social. Agora é HPE. Consultada, empresa deu explicação genérica, mas período coincide com a exposição da marca japonesa numa operação da Polícia Federal, e a prisão do banqueiro André Esteves, sócio minoritário.

Perda – Ciclista brasileiro Cláudio Clarindo, 38, um dos 10 melhores do mundo em provas longas, morto por carro invadindo o acostamento onde treinava. Motorista dormiu, cruzou a pista, atropelou cinco atletas.

Equipamento – Prestou socorro, não estava bêbado, dormira ao volante. Veículos novos de certa hierarquia portam equipamento para alertar condutor, quando percebem ausência de movimentos, tocam campainha, acendem indicativo no painel, vibram o volante.

Aqui – Legislação brasileira não obriga veículos a portá-lo, e informa Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, não há iniciativa interna para adoção, variando de acordo com a política das fábricas.

Caminho – Melhor opção é lobby pelos fabricantes do equipamento para torná-lo obrigatório. Ante evento e perda, Ministério dos Esportes poderia liderar o movimento pela adoção do equipamento.

Mercado – ANEF, associação dos bancos das fábricas, tem informações de balcão quanto ao mercado de veículos novos nos últimos 12 meses: total financiado caiu 17%; medida do freio na economia, para pessoas jurídicas reduziu 24,8%; inadimplência cresce marcialmente, 1,1% em relação a 2014.

Oportunidade – Mercado vendendo menos veículos novos, redução na circulação da frota antiga, prática numérica exibe queda no consumo de pneus. Japonesa Bridgestone entendeu ser momento para investir.

Mais – Anunciou R$ 256 milhões para ampliar fábrica de pneus em Camaçari, BA, elevando capacidade de produção em 30%, de 8.000 para 10.500/dia. Fará, também, centro de distribuição.

Freio – Familiares do ex-governador Dante de Oliveira, operando a revenda Fiat Domani, em Rondonópolis, MT, foram suspensos como fornecedores pela Secretaria de Segurança do Estado e proibidos de prestar serviços ao governo de Mato Grosso no período de dois anos.

Outros – Questão simples, venceram concorrência pública no valor de R$ 520 mil para assistir e reparar veículos Fiat da frota oficial. Mas desmontaram galpão assistencial e contrataram oficina sem condições para realizar reparos. Estado cobra 10% de multa por motivar rescisão contratual e enviou documentação ao Ministério Público para investigar superfaturamento.

Correção – Para capitalizar-se Gol antecipou vendas de passagens no valor de R$1 bilhões à Smiles, antes seu programa de fidelidade e agora empresa coligada. Ante a queda de demanda por passagens, corta custos, reduzirá voos; suspenderá sete destinos; negociará entrega de novas unidades em 2016 e 2017, de 15 para 1 unidade.

Providência – Surpreendida com publicação de mensagens via Whats App entre diretor e comissários de provas, trocando informações sobre mesquinharias de inventar fatos e prejudicar pilotos, CBA, Confederação Brasileira de Automobilismo, afastou os auxiliares e abriu inquérito.

Talvez – Negócios com esporte no Brasil normalmente desprezam os atores em lugar dos gestores e sua turma. Só haverá solução se o poder dos patrocinadores, prejudicados por menor exposição de sua marca, questionar juridicamente os organizadores pelas perdas. Dinheiro manda.

Gente – Frank Witteman, alemão, ex-diretor de vendas na China e ex-presidente da Jaguar Land Rover na Rússia, transferência. Assume filial Brasil. Missão, inaugurar fábrica, compatibilizar produção local, produtos, importações, e ampliar vendas. / Denise Andrade, diretora da Goodyear, reconhecimento. Ganhou o prêmio Você RH Profissionais do Ano 2015. / Stefano Domenicali, engenheiro, italiano, co-optado. Novo presidente e administrador delegado da Lamborghini e da Quattro GmbH, braço esportivo da Audi, controladora da marca italiana. Domenicali era o líder da área de competições da Ferrari, e saiu com a dispensa de Luca di Montezemolo. Convidado no mesmo dia, demorou dois anos para aceitar. / Dieter Zetsche, mandato renovado como CEO da Daimler e presidente da Mercedes. Toca projeto de ampliação da linha de automóveis e de trazer a Mercedes à liderança das marcas alemãs premium.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: AudiAudi TTcolunasDe Carro por Aí

Related Posts

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

18/06/2025
Jaguar: E-Type, XK 120, XJ e mais em quadros decorativos
Auto Livraria - Audi

Audi: quadros com A3, A4, A6 e outros modelos

30/09/2024
Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros
Auto Livraria - Audi

Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros

07/06/2024
Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada
Auto Livraria - Audi

Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada

17/05/2023
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp