Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Eu um Carro e a Cidade

Não dá para um carro ser bom em tudo

14/08/2018
in Eu um Carro e a Cidade

Eu-um-Carro-e-a-Cidade

Um mesmo automóvel geralmente não é capaz de atender a múltiplas expectativas, como espera o consumidor

 

A experiência de guiar num centro urbano é muito diferente daquela que se vive dirigindo em uma autoestrada. É óbvio para alguns motoristas mais rodados, nem tanto para a maioria dos ditos motoristas comuns. As reações do automóvel ficam completamente diversas quando se alteram as variáveis velocidade e aceleração, e parte importante da experiência ao volante é composta de como o equipamento lida com isso.

Na cidade, são diferentes as expectativas. Salvo exceções, não se tem muita necessidade de grandes velocidades ou estabilidade em cruzeiro. Costuma-se valorizar mais o acerto confortável para ruas irregulares, uma posição de dirigir que privilegie o conforto de membros que se movimentam muito, como a perna esquerda e a mão direita, e um volante mais leve para constantes manobras de esquinas e estacionamento.

 

Ah, o maravilhoso mundo encantado dos sonhos automobilísticos! Perfeito seria se todos os atributos convivessem no mesmo carro, não?

 

Um amplo e potente sedã V6, ótimo para viajar, nem sempre tem as qualidades desejadas no uso urbano
Um amplo e potente sedã V6, ótimo para viajar, nem sempre tem as qualidades desejadas no uso urbano

Em um veículo pensado para desempenho em cruzeiro, algumas questões passam a ser mais críticas, como uma posição confortável para longos períodos estáticos e um acerto de direção e suspensão que leve em conta a estabilidade direcional. E, claro, o motor: a estrela máxima do carro. Um motor pensado para cidade deveria ser econômico no funcionamento submetido ao duro cenário urbano, de deslocamentos curtos e temperatura não ideal, além de oferecer uma curva de torque com boa dose de potência palpável em baixas rotações. O motor estradeiro, claro, precisa de potência e funcionamento suave em rotações mais altas.

Ah, o maravilhoso mundo encantado dos sonhos automobilísticos! Perfeito seria se tudo isso convivesse no mesmo carro, não? A realidade, caro amigo, passa distante de boa parte disso. Tirando a ergonomia, que pode ser resolvida com um bom desenho industrial e ajustes variados de volantes e bancos, o resto é escolha. E se o assunto for mecânica, cada escolha implica em uma renúncia.

É uma tristeza quando a física joga contra. Isso porque não há mágica na transformação da energia, tampouco nas imutáveis leis da cinética. E os simpáticos, inteligentes e bem-pensados artifícios mitigam parte dos problemas, não todos.

 

 

Saudades do Landau

Ter um carro de comportamento dinâmico exemplar a altas velocidades exige certa dose de firmeza, o que fatalmente sacrifica o conforto na buraqueira. Mundo ideal: uma cidade livre de buracos no pavimento — realidade em muitos lugares, mas talvez inexistente no Brasil. Rodar em São Paulo dá saudades do Ford Landau ou de um ônibus Tribus com sua lendária “suspensão a ar”, como propaga o adesivo. Todas as vezes que vejo um incauto a bordo de um Mini Cooper, com seus pneus largos de perfil baixíssimo aliados àquela suspensão dura e de curso curto, sinto pena. E não se precisa recorrer a um importado para sentir desconforto: basta qualquer Volkswagen do andar debaixo com pneus da série 55 para se sentir como passageiro de uma sonda da Nasa.

No entanto, nada traz mais polêmica do que o tal torque. Esse tema é folclórico e mesmo os menos entendidos sempre têm uma frase pronta para soltar, como “motores com 16 válvulas são ruins de baixa”, referindo-se àquela apatia inicial que eles costumavam ter nas baixas rotações, em muito neutralizada por tecnologias como o variador de tempo de abertura. Mas, fato é que os motores com apenas duas válvulas por cilindro parecem ser mais apreciados nas aplicações voltadas ao uso urbano, com recompensas notáveis no comportamento de aceleração a velocidades menores — como o anda-para de semáforos — e no consumo de combustível.

 

Ideal seria ter um veículo apropriado a cada aplicação — um urbano para breves deslocamentos e um potente, estável e espaçoso para viagens

 

A Fiat não escolheria duas válvulas para seus motores Firefly se não fossem uma solução válida em sua proposta
A Fiat não escolheria duas válvulas para seus motores Firefly se não fossem uma solução válida em sua proposta

A Fiat não teria feito uma opção técnica dessas em sua nova geração de motores Firefly se as quatro válvulas fossem uma unanimidade. Mas para mecânica não há regra, e sim escolhas, e é notável que tenhamos ultrapassado os 10 m.kgf de torque em motores aspirados com apenas 1,0 litro de cilindrada. Quando eles surgiram, há quase 30 anos, mal chegavam aos 8 m.kgf.

Eu, particularmente, tive experiências mais prazerosas em uso urbano com os motores de duas válvulas por cilindro, em especial em uma São Paulo congestionada e de topografia acidentada. Ando 98% do tempo em cidade. E aí que mora o problema: cada caso é um caso. Ideal seria ter um veículo apropriado a cada aplicação — um pequeno urbano para breves deslocamentos e um veículo potente, estável e espaçoso para viagens com a família, porta-malas carregado e seus 120 km/h com ventos laterais.

O que resta é se contentar com as escolhas híbridas, que atendem melhor a um uso, mas demonstram mais fragilidades em outros. Se são bons na toada urbana, ficam incompletos em outras frentes. Ou são lindos iates rodoviários, mas consomem uma enormidade de combustível e dão trabalho para encontrar uma vaga adequada. É escolher o menor dos sofrimentos. Dentre todas as forças da natureza, não há nenhuma superior à força econômica. Essa, sim, determina qual o melhor carro a se fabricar e comprar.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

Fotos: Fabrício Samahá

 

Tags: colunasEu um Carro e a Cidade

Related Posts

O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis: será que Trump vai deixar saudades?

01/04/2021

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp