O glossário de termos técnicos pretende esclarecer termos citados em artigos do site, evitando a repetição de seu significado a cada citação. Não é seu objetivo definir todos os incontáveis termos técnicos relacionados ao automóvel.
Facho assimétrico: padrão de faróis nos carros brasileiros em que a iluminação é diferente entre os lados, com maior alcance no direito que no esquerdo. O objetivo é obter maior campo de visão noturna à direita da pista e na divisa com o acostamento, sem causar ofuscamento em motoristas que vêm no sentido inverso à esquerda. Nos Estados Unidos o padrão é simétrico, ou seja, facho igual para ambos os lados.
Faróis autodirecionais: trazem um sistema automático de orientação do facho nas curvas, de modo a iluminá-las conforme a velocidade do carro e o movimento do volante. Embora já existissem no Tucker norte-americano de 1948 e no Citroën DS francês de 1955, só há alguns anos voltaram a ser permitidos pela legislação de alguns países, tendo sido o Audi A8 de 2002 o primeiro carro moderno a oferecê-los.
Fastback: traduzível por “traseira de queda rápida”, é uma configuração de carroceria de dois volumes e com a traseira inclinada, tanto quanto num hatchback. A diferença entre estes é que no fastback o vidro traseiro não está incorporado à tampa do porta-malas. São exemplos: Volkswagen TL e Passat (primeira geração) de duas e quatro portas.
Flexível em combustível: motor apto a rodar, com funcionamento perfeito e sem necessidade de intervenções mecânicas, com gasolina ou álcool, puros ou em qualquer proporção. Em geral a gasolina prevista é a E22, com 22% de álcool, mas há casos de flexíveis que podem usar E0, ou gasolina sem álcool. O primeiro flexível no mercado nacional foi o Gol Total Flex 1,6, em 2003.
Flutuação de válvulas: fenômeno que ocorre em rotações excessivamente altas, em que as válvulas não conseguem abrir e fechar com a rapidez necessária, tornando então irregular o enchimento e a exaustão de gases dos cilindros. Nos tempos em que não havia limitador eletrônico de rotação nos motores, a flutuação costumava representar o limite para a rotação.
Fluxo cruzado: cross flow em inglês, é a configuração do cabeçote em que a admissão se processa por um lado e o escapamento pelo outro. Permite uma combustão mais perfeita e menores emissões poluentes.