Glossário – O

O glossário de termos técnicos pretende esclarecer termos citados em artigos do site, evitando a repetição de seu significado a cada citação. Não é seu objetivo definir todos os incontáveis termos técnicos relacionados ao automóvel.

 

Octanas RON e MON: as octanas indicam a octanagem da gasolina, que representa sua resistência à detonação. Quanto maior a octanagem, mais elevada pode ser a taxa de compressão (para melhores desempenho e consumo) sem riscos para o motor. O método RON, usado pelos europeus, obtém números mais altos que o MON (nos EUA usa-se a média aritmética entre MON e RON, o que se denomina IAD). Pelos números RON, a gasolina Podium da BR atinge 102 octanas, a premium 98 e a comum/aditivada 95. Pelo padrão IAD, usado nos EUA, a Podium tem 95 octanas, a premium 91 e a comum/aditivada 87. Um motor pode usar gasolina de octanagem superior à mínima especificada sem problemas. Já o uso de gasolina de octanagem inferior à recomendada, embora em geral possível, pode levar à detonação e implica menor avanço de ignição, pelo que tende a prejudicar desempenho e consumo.

 

Overdrive: em modelos antigos era uma pequena caixa suplementar à caixa de câmbio manual, destinada a multiplicar (em geral entre 20% e 40%) a rotação de saída da caixa, o que resultava em menor rotação do motor para a mesma velocidade. Seu acionamento era elétrico, por solenóide, conforme o comando do motorista. O fabricante podia habilitar o sistema para atuar em quantas marchas quisesse, mas era comum que ele funcionasse apenas na última ou nas duas últimas. A caixa overdrive desapareceu com o progressivo aumento do número de marchas do câmbio, que trouxe o recurso da sobremarcha. Saiba mais.

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