Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Audi

Audi A1 Sportback, uma pequena maravilha

18/09/2012
in Audi

 


Na concepção mecânica simples do A1, duas estrelas: o motor com turbo e compressor,
oferecido no Sportback e no três-portas, e o câmbio automatizado de sete marchas

 

A opção de dotar o motor de dois sistemas de sobrealimentação certamente só teve esse excelente resultado por conta da evolução dos sistemas de controle eletrônico. De fato, uma explicação simples do sistema é dizer que o compressor Roots (cujo exemplo mais recente de aplicação em nossa indústria foi o Ford Fiesta Supercharger) é um dispositivo mecânico que “sopra” mais ar na câmara dos cilindros para aumentar seu enchimento. O turbo faz o mesmo, mas depende da pressão dos gases de escapamento para começar a “soprar”.

Muitos imaginam que o compressor, por sua ligação mecânica (via correia) com o motor, seja sempre o primeiro a começar a operar assim que o motor sai da marcha-lenta. Engano! Um turbo moderno é tão eficiente nessa tarefa que pode caber apenas a ele, no A1, o papel de aumentar a potência disponível logo nas faixas de giros mais baixas. Na verdade, a decisão de usar ou não o auxílio do compressor cabe à central eletrônica após analisar o uso do acelerador e a rotação do motor. O controle do funcionamento é feito por meio de uma válvula situada na entrada de ar, após o filtro, que segundo sua posição faz o ar seguir primeiro para compressor ou direto para o turbo.

A Audi prevê diferentes condições de uso:

1) Pouca abertura de acelerador: a válvula fica toda aberta e o ar de admissão segue direto para o turbo. Como a energia dos gases de escapamento é baixa, a pressão produzida pelo turbo é mínima e há vácuo em vez de pressão no coletor de admissão.

 


A central eletrônica define se o compressor deve atuar ou apenas o turbo, mas o que
importa é o resultado: muito torque e respostas instantâneas em qualquer rotação

 

2) Grande abertura de acelerador e rotação até 2.400 rpm: compressor e turbo trabalham juntos, já que a válvula está fechada ou parcialmente aberta para regular a pressão de admissão. O compressor comprime o ar que chega ao turbo, no qual é ainda mais comprimido. Com o acelerador todo aberto, a pressão absoluta no coletor de admissão chega a 2,5 bar (ou 1,5 bar acima da pressão atmosférica).

3) Rotação acima de 2.400 rpm: a pressurização é controlada para não ultrapassar a pressão máxima de 2,5 bar, seja impedindo que todo o ar chegue ao compressor, seja pela válvula de alívio do turbo.

 

A expressão “motor sempre cheio” é plenamente real no A1: afundar o pé no acelerador em baixíssima rotação é dar chance a um benéfico exibicionismo da atual tecnologia Audi

 

O que se consegue com esse sofisticado arranjo? No pequeno motor de 1,4 litro do A1, o anunciado torque máximo de 25,5 m.kgf já está presente a apenas 2.000 rpm e se preserva até 4.500 rpm. Em termos práticos, isso representa um motor que se comporta como se tivesse o dobro da cilindrada. A transição entre compressor ativo e inativo é imperceptível, magistralmente gerenciada pela eletrônica.

E se você já ouviu a expressão “motor sempre cheio”, saiba que no A1 Ambition tal expressão é plenamente real. Afundar o pé no acelerador em baixíssima rotação é dar chance a um benéfico exibicionismo da atual tecnologia Audi, com o câmbio de incrível agilidade se juntando à “pegada” do motor para arremessar o conjunto — de massa declarada de 1.300 kg, nada baixa para um carro de seu porte — à frente de modo decidido. A Audi divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 7 segundos e velocidade máxima de 227 km/h, ante 203 km/h e 9,0 s do Sportback de 122 cv. E se o consumo em ciclos-padrão é um pouco mais alto, as marcas informadas ainda são excelentes (veja abaixo na ficha técnica).

 


Com a praticidade das cinco portas, que os concorrentes Mini e DS3 não oferecem,
a Audi espera conquistar mais fãs para seu charmoso modelo de entrada

 

Em razão do roteiro percorrido, qualquer consideração sobre estabilidade em curva seria leviana. Todavia, mesmo em se tratando de um carro de fórmula simplificada e comum quanto a suspensões — McPherson na dianteira, eixo de torção atrás —, o A1 já se provou referência em agilidade e capacidade de divertir quem aprecia o dirigir esportivo. Cúmplices nisso são o já mencionado câmbio, a direção cuja assistência mostra ajuste exato e, nessa versão, os pneus 215/40 R 17, capazes de jogar a potência do menor dos Audis no solo de maneira muito competente.

O A1 Sportback e seu irmão de três portas pertencem a uma categoria de carros que exige um tipo bem específico de cliente: alguém que sabe valorizar dotes dinâmicos de agilidade que apenas pequenos carros podem oferecer. Seus requintes tecnológicos — câmbio e motor de dupla sobrealimentação — são joias da engenharia que conciliam desempenho a consumo reduzido, com índice de emissões poluentes e de gás carbônico (CO2) bastante baixos.

Uma opção que rende dividendos em prazer de dirigir, em qualidade dinâmica e em adequação ao cenário das metrópoles. Nascido para ser um prático vetor urbano, o A1, agora em versão de cinco portas, ganha em praticidade e se apresenta como um dos mais divertidos carros do mercado. Caro? Sim, mas certamente um modelo que fornece tecnologia e eficiência como poucos, e que certamente ajudará a Audi a aumentar sua fatia no segmento.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 76,5 x 75,6 mm
Cilindrada 1.390 cm³
Taxa de compressão 10:1
Alimentação injeção direta, compressor, turbocompressor e resfriador de ar
Potência máxima 185 cv a 6.250 rpm
Torque máximo 25,5 m.kgf de 2.000 a 4.500 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual automatizado / 7
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência eletro-hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
Rodas
Dimensões 17 pol
Pneus 215/40 R 17
Dimensões
Comprimento 3,954 m
Largura 1,746 m
Altura 1,422 m
Entre-eixos 2,469 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 45 l
Compartimento de bagagem 270 l
Peso em ordem de marcha 1.290 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 227 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,0 s
Consumo em cidade 13,3 km/l
Consumo em rodovia 19,6 km/l
Dados do fabricante

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: A1A1 SportbackAudiavaliaçãocompressorSportbackturbo

Related Posts

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

18/06/2025
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Jaguar: E-Type, XK 120, XJ e mais em quadros decorativos
Auto Livraria - Audi

Audi: quadros com A3, A4, A6 e outros modelos

30/09/2024
Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros
Auto Livraria - Audi

Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros

07/06/2024
Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada
Auto Livraria - Audi

Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada

17/05/2023

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp