Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Audi

Audi Q5 Ambition, utilitário de mil e uma utilidades

08/11/2013
in Audi, Avaliação

 

 
Um interior ao estilo Audi: muito bem-acabado, mas sem ousadia na aparência; com
bancos firmes que acomodam bem, com ajuste longitudinal atrás, e um painel funcional 

 

Pode-se também configurar diversos parâmetros pelo simples uso de um botão no painel, o do Drive Select ou seletor de modo de dirigir. A Audi definiu três programas de uso básicos (Efficiency, que favorece a economia e as baixas emissões; Comfort, pelo conforto; e Dynamic, em prol do desempenho) e incluiu ainda o Auto (automático), que adapta o carro às condições de uso do momento, e o Individual, para ajustes específicos dos vários parâmetros. Os programas afetam a curva de resposta do pedal acelerador, o ponto das trocas automáticas do câmbio, a assistência de direção, o controle dos amortecedores, a operação do ar-condicionado, as retomadas do controlador de velocidade e a ação do controle de distância à frente. Próximo dali, outro botão aciona o assistente de descidas, que dispensa frear para manter baixa velocidade.

 

O turbo é tradição na fábrica de Ingolstadt, mas ela considera o compressor mais adequado para esse motor — e não há como discordar ao dirigi-lo

 

Como se espera por seu preço, o Q5 vem recheado de conveniências. A área de vidros abrange quase todo o teto, sendo a seção dianteira móvel (inclina-se ou corre para trás, por fora), com forro de controle elétrico. Para abrir e fechar a quinta porta basta acionar o comando, sem qualquer esforço ou mesmo sujar as mãos; o acesso ao interior e a partida (por botão) usam chave presencial, que pode ficar no bolso. O freio de estacionamento tem controle elétrico e não precisa ser desativado ao arrancar. Todos os de vidros têm função um-toque e podem ser abertos e fechados a distância; o teto também se fecha, mas ao comando de abertura apenas se ergue. Há comando de voz para funções de áudio, telefone e navegação.

O sistema de áudio, que impressiona pelo peso de som e sua qualidade, usa um alto-falante de subgraves montado na roda do estepe, boa solução para aproveitar um espaço vago; traz conexões para Ipod e cartão SD e 10 GB de espaço em disco rígido para armazenar músicas. Os três espelhos retrovisores são fotocrômicos e os externos se recolhem ao trancar o carro; há um suave foco de luz sobre o console para facilitar ver os comandos, alerta programável para excesso de velocidade e quatro alças de teto; tomadas de 12 volts estão no porta-objetos central, no console para o banco traseiro e no porta-malas.

 

 
O Q5 em detalhes: a tela central serve a navegador, áudio, vídeo e configurações

 

 
É fácil controlá-las pelos botões no console; o banco do motorista tem duas memórias

 

 
Controlador de distância, monitor nos retrovisores e caixa de subgraves no estepe

 

Auxílios à segurança são vários, como o monitor de pontos cegos, que alerta com leds na capa dos retrovisores caso haja veículos nas faixas adjacentes em posição que pode não ser mostrada nos espelhos, prevenindo “fechadas” em mudanças de faixa. Ou o controlador de velocidade e distância até o tráfego adiante, que inclui uma função permanente de alerta (sonoro e visual) para o evento do carro à frente frear e o motorista do Q5 demorar a agir. Ou ainda os faróis adaptativos, que ajustam seu facho às condições de uso — na cidade, por exemplo, a luz é dirigida mais para baixo que em rodovia.

 

 

O banco traseiro é amplo o bastante para três adultos, com destaque para a acomodação das pernas, mas o passageiro central sofre com o encosto duro (por haver apoio de braço, que traz porta-copos retráteis) e o túnel central de transmissão no assoalho. Uma regulagem longitudinal do assento permite privilegiar o conforto dos ocupantes ou a capacidade do compartimento de bagagem (540 litros), que traz uma barra e uma cinta reguláveis para reter objetos. Em suas laterais, alavancas fazem o banco traseiro se rebater para ampliar o espaço a até 1.560 litros. O estepe do tipo temporário deve ser enchido com compressor na hora de usar.

 

Rompendo as tradições, um compressor

O novo motor do Q5 é o mesmo já em uso por diversos automóveis da Audi, um V6 com elementos bastante atuais (saiba mais sobre técnica) que desenvolve a potência de 272 cv entre 4.780 e 6.500 rpm e o torque de 40,8 m.kgf de 2.150 a 4.780 rpm. Apesar da atual tendência ao uso de turbo, que constitui verdadeira tradição na fábrica de Ingolstadt, ela considera a solução do compressor mecânico de tipo Roots a mais adequada para esse motor — e não há como discordar ao dirigi-lo.

 

 
Grande combinação: o motor V6 de 272 cv tem torque o bastante para que a caixa de
oito marchas imponha rotações tão baixas quanto 1.000 rpm em condução moderada

 

Associado a uma eficiente caixa automática de oito marchas, o V6 move os 1.840 kg sem esforço e sem ruídos. A sensação é de haver ainda mais potência e torque do que os números informam, tal a facilidade com que se obtém a aceleração desejada ou se mantém velocidade em rodovia com rotações muito baixas. Com o Drive Select em modo Efficiency, é comum ver-se o conta-giros a 1.200 ou mesmo 1.000 rpm em ritmo constante em avenidas ou estradas de menor velocidade, o que se traduz em índices de consumo bem razoáveis quando o carro é usado com moderação.

Contribui para a economia o sistema automático de parada e partida do motor, que o desliga ao manter o carro freado com o câmbio em D e o religa de imediato ao aliviar o freio (seria interessante que funcionasse também ao usar a posição N ou o freio de estacionamento). A função pode ser desligada por botão no painel e, durante a avaliação, conseguiu manter o interior bem refrigerado durante as paradas.

Claro que existe outro perfil para o Q5, oculto ali no fim de curso do pedal da direita. Aperte-o com vontade e você verá o conta-giros pulando para cima, sentirá as quase duas toneladas movendo-se com vigor e as costas colando ao banco, mais uma vez como se houvesse mais que 272 cv e 40,8 m.kgf disponíveis sob o capô. Ruídos? Ainda assim poucos, sendo preciso abrir parte do vidro e deixar a rotação subir para ouvir o som típico de um motor de alto rendimento. As oito marchas nessas horas servem não para manter a rotação lá embaixo, mas para permitir intervalos muito próximos entre as relações, de modo que o giro caia pouco a cada mudança.

Próxima parte

 

Equipamentos de série e opcionais

Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/S
Ajuste de apoio lombar mot./pas. S/S
Ajuste do volante em altura/distância S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. S/S
Ajuste elétrico dos retrovisores S
Alarme antifurto/controle a distância S/S
Aquecimento S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/S/2
Bancos/volante revestidos em couro S/S
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/S/S
Câmbio automático/automatizado S/ND
Câmera traseira para manobras S
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S
Computador de bordo S
Conta-giros S
Controlador/limitador de velocidade S/ND
Controle de tração/estabilidade S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S
Controles de áudio no volante S
Direção assistida S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S
Faróis com lâmpadas de xenônio S
Faróis de neblina S
Faróis/limpador de para-brisa automático S/S
Freios antitravamento (ABS) S
Interface Bluetooth para telefone celular S
Limpador/lavador do vidro traseiro S
Luz traseira de neblina S
Navegador por GPS S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S
Repetidores laterais das luzes de direção S
Retrovisor interno fotocrômico S
Rodas de alumínio S
Sensores de estacionamento diant./tras. S/S
Teto solar/comando elétrico S/S
Travamento central das portas S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável

 

Preços

Sem opcionais R$ 246.700
Como avaliado R$ 294.600
Completo R$ 294.600
Preços sugeridos vigentes em 17/10/13
Próxima parte

 

 

Page 2 of 3
Prev123Next
Tags: 4x4AlemanhaAudiavaliaçãocompressorQ5Q5 Ambitionutilitário esporteV6

Related Posts

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025
Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4

08/01/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp