Audi S7 Sportback: o show do (meio) milhão

 

 
O vigoroso V8 fornece 420 cv e mantém o torque máximo em uma ampla faixa, mas
também sabe ser eficiente; o painel indica quando ele atua só com quatro cilindros

 

Se o objetivo é o oposto — potência! —, o V8 oferece 420 cv e um torque de 56 m.kgf disponível desde 1.400 até 5.200 rpm. Apesar do peso do S7, acelerar de 0 a 100 km/h requer meros 4,7 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h pela central eletrônica. A caixa de câmbio é a conhecida S-Tronic automatizada de dupla embreagem, com sete marchas, e há comandos no volante para seleção manual. O sistema Quattro de tração integral usa um diferencial central Torsen para repartir o torque entre os eixos, sendo a divisão-padrão de 40% à frente e 60% à traseira. Em condições extremas, porém, pode chegar a 70/30 ou 20/80.

 

Em modo Comfort, o S7 é um trem de alta velocidade: rápido, eficiente, confortável, mas sem maior emoção. Só que tudo se transforma com o ajuste para o modo Dynamic

 

Ao volante

Nosso percurso com o S7 — pouco mais de 30 quilômetros de subida da Rodovia dos Imigrantes, até a capital paulista — foi rápido demais para uma boa avaliação, mas deixou um sabor do que esse grande carro tem a oferecer. Um dos destaques é a sensação de solidez, estabilidade e pleno controle, mesmo em velocidades que fazem de conta que a Alemanha é aqui. O isolamento de ruídos é tal que um passageiro só notaria que estivesse a 200 km/h, e não a 120, pelo borrão da paisagem pelas janelas.

Da alta densidade de espuma dos bancos à empunhadura do volante, passando pelo toque suave dos materiais, todo o interior remete ao esmero com que os germânicos tratam o assunto de projetar e fabricar automóveis. Detalhes como a tela multifunção central, que pode se retrair e desaparecer no painel ao toque de um botão, são sempre interessantes. No centro do quadro de instrumentos, uma das funções da tela é apresentar os consumos médio e instantâneo e informar quando o motor entra no modo quatro-cilindros.

 

 
Da câmera infravermelha para detectar pedestres no escuro ao cancelamento de
ruídos indesejados, um carro que obtém o melhor que a técnica pode oferecer

 

A transição entre esse modo e o V8 é, como se espera, imperceptível a não ser pela indicação visual. É possível rodar com quatro cilindros a velocidades razoáveis, como 120 km/h, desde que em piso plano e sem exigir potência para retomar — um pouco mais de peso no pé direito e os cilindros restantes são chamados a ação. Não se percebe qualquer aumento de vibração no modo quatro-cilindros, sinal de que os coxins variáveis atuam bem.

 

 

Com o Drive Select posicionado em modo Comfort, o S7 é um trem de alta velocidade: rápido, eficiente, confortável, mas sem maior emoção. Tudo se transforma com o ajuste para o modo Dynamic: agora o ronco do V8 é encorpado, as trocas automáticas de marcha levam o motor a rotações mais altas, a suspensão e a direção ganham firmeza. Mesmo sem ter encontrado curvas apropriadas pelo breve trajeto, fica a sensação de que ele se comportaria muito bem ao tomá-las como carro esporte, sem abrir mão do conforto que se deseja em um carro de seu perfil.

No fim do percurso, um trecho urbano já à noite permite usar a câmera térmica. Pedestres na calçada são demarcados com um retângulo amarelo na tela; se um deles atravessasse diante do Audi, mesmo parado, surgiria um alerta alaranjado. Nos carros e motos à frente, os componentes mais quentes — motor, escapamento, lanternas ou mesmo o solo abaixo do motor dos automóveis — são vistos em tom mais claro. Dá até para notar que um táxi estava com pneus bem mais aquecidos que um carro particular, ambos parados adiante de nós no tráfego congestionado.

Nunca será pouco dinheiro, mas há muito o que entreter e divertir nesse carro de meio milhão de reais.

 

Ficha técnica

Posição longitudinal
Cilindros 8 em V
Comando de válvulas duplo nos cabeçotes
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento
Diâmetro e curso 84,5 x 89 mm
Cilindrada 3.993 cm³
Taxa de compressão 10:1
Alimentação injeção direta, 2 turbocompressores, resfriador de ar
Potência máxima 420 cv de 5.500 a 6.400 rpm
Torque máximo 56,1 m.kgf de 1.400 a 5.200 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automatizado de dupla embreagem / 7
Tração integral permanente
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, braços sobrepostos, mola pneumática
Traseira independente, multibraço, mola pneumática
Rodas
Dimensões 8,5 x 19 pol
Pneus 255/40 R 19
Dimensões
Comprimento 4,98 m
Largura 1,911 m
Altura 1,408 m
Entre-eixos 2,914 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 75 l
Compartimento de bagagem 535 l
Peso em ordem de marcha 1.945 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 4,7 s
Consumo em cidade 7,5 km/l
Consumo em rodovia 13,3 km/l
Dados do fabricante; consumo pelos ciclos europeus

 

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