O vigoroso V8 fornece 420 cv e mantém o torque máximo em uma ampla faixa, mas
também sabe ser eficiente; o painel indica quando ele atua só com quatro cilindros
Se o objetivo é o oposto — potência! —, o V8 oferece 420 cv e um torque de 56 m.kgf disponível desde 1.400 até 5.200 rpm. Apesar do peso do S7, acelerar de 0 a 100 km/h requer meros 4,7 segundos, com velocidade máxima limitada a 250 km/h pela central eletrônica. A caixa de câmbio é a conhecida S-Tronic automatizada de dupla embreagem, com sete marchas, e há comandos no volante para seleção manual. O sistema Quattro de tração integral usa um diferencial central Torsen para repartir o torque entre os eixos, sendo a divisão-padrão de 40% à frente e 60% à traseira. Em condições extremas, porém, pode chegar a 70/30 ou 20/80.
Em modo Comfort, o S7 é um trem de alta velocidade: rápido, eficiente, confortável, mas sem maior emoção. Só que tudo se transforma com o ajuste para o modo Dynamic
Ao volante
Nosso percurso com o S7 — pouco mais de 30 quilômetros de subida da Rodovia dos Imigrantes, até a capital paulista — foi rápido demais para uma boa avaliação, mas deixou um sabor do que esse grande carro tem a oferecer. Um dos destaques é a sensação de solidez, estabilidade e pleno controle, mesmo em velocidades que fazem de conta que a Alemanha é aqui. O isolamento de ruídos é tal que um passageiro só notaria que estivesse a 200 km/h, e não a 120, pelo borrão da paisagem pelas janelas.
Da alta densidade de espuma dos bancos à empunhadura do volante, passando pelo toque suave dos materiais, todo o interior remete ao esmero com que os germânicos tratam o assunto de projetar e fabricar automóveis. Detalhes como a tela multifunção central, que pode se retrair e desaparecer no painel ao toque de um botão, são sempre interessantes. No centro do quadro de instrumentos, uma das funções da tela é apresentar os consumos médio e instantâneo e informar quando o motor entra no modo quatro-cilindros.
Da câmera infravermelha para detectar pedestres no escuro ao cancelamento de
ruídos indesejados, um carro que obtém o melhor que a técnica pode oferecer
A transição entre esse modo e o V8 é, como se espera, imperceptível a não ser pela indicação visual. É possível rodar com quatro cilindros a velocidades razoáveis, como 120 km/h, desde que em piso plano e sem exigir potência para retomar — um pouco mais de peso no pé direito e os cilindros restantes são chamados a ação. Não se percebe qualquer aumento de vibração no modo quatro-cilindros, sinal de que os coxins variáveis atuam bem.
Com o Drive Select posicionado em modo Comfort, o S7 é um trem de alta velocidade: rápido, eficiente, confortável, mas sem maior emoção. Tudo se transforma com o ajuste para o modo Dynamic: agora o ronco do V8 é encorpado, as trocas automáticas de marcha levam o motor a rotações mais altas, a suspensão e a direção ganham firmeza. Mesmo sem ter encontrado curvas apropriadas pelo breve trajeto, fica a sensação de que ele se comportaria muito bem ao tomá-las como carro esporte, sem abrir mão do conforto que se deseja em um carro de seu perfil.
No fim do percurso, um trecho urbano já à noite permite usar a câmera térmica. Pedestres na calçada são demarcados com um retângulo amarelo na tela; se um deles atravessasse diante do Audi, mesmo parado, surgiria um alerta alaranjado. Nos carros e motos à frente, os componentes mais quentes — motor, escapamento, lanternas ou mesmo o solo abaixo do motor dos automóveis — são vistos em tom mais claro. Dá até para notar que um táxi estava com pneus bem mais aquecidos que um carro particular, ambos parados adiante de nós no tráfego congestionado.
Nunca será pouco dinheiro, mas há muito o que entreter e divertir nesse carro de meio milhão de reais.
Ficha técnica
Posição | longitudinal |
Cilindros | 8 em V |
Comando de válvulas | duplo nos cabeçotes |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento |
Diâmetro e curso | 84,5 x 89 mm |
Cilindrada | 3.993 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 |
Alimentação | injeção direta, 2 turbocompressores, resfriador de ar |
Potência máxima | 420 cv de 5.500 a 6.400 rpm |
Torque máximo | 56,1 m.kgf de 1.400 a 5.200 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | automatizado de dupla embreagem / 7 |
Tração | integral permanente |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco ventilado |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola pneumática |
Traseira | independente, multibraço, mola pneumática |
Rodas | |
Dimensões | 8,5 x 19 pol |
Pneus | 255/40 R 19 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,98 m |
Largura | 1,911 m |
Altura | 1,408 m |
Entre-eixos | 2,914 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 75 l |
Compartimento de bagagem | 535 l |
Peso em ordem de marcha | 1.945 kg |
Desempenho e consumo | |
Velocidade máxima | 250 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 4,7 s |
Consumo em cidade | 7,5 km/l |
Consumo em rodovia | 13,3 km/l |
Dados do fabricante; consumo pelos ciclos europeus |