Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Chrysler e Dodge

Dodge Durango aposta na máxima do “maior é melhor”

18/03/2013
in Chrysler e Dodge

 
Os 286 cv não são muitos em vista do peso de 2,3 toneladas, mas o motor V6 é
suave e tem um som agradável; a tração integral tem repartição fixa e sem redução

 

Bom comportamento

Embora não seja oferecido aqui o maior motor do Durango — o Hemi V8 de 5,7 litros, com potência de 360 cv e torque de 54 m.kgf —, o moderno Pentastar V6, que fornece 286 cv e 35,4 m.kgf, está bem dimensionado para o grande SUV. Com bloco e cabeçotes de alumínio e variação do tempo de abertura das válvulas tanto de admissão quanto de escapamento, ele obtém 90% do torque máximo desde 1.600 rpm e responde com bastante vigor. Apesar da aparência de carro familiar e “careta”, o ronco do escapamento é estimulante, quase esportivo.

 

O motorista esquece que está dentro de um veículo com 2,3 toneladas: seu equilíbrio transmite confiança e, nas curvas de alta velocidade, não se nota a carroceria “rolar” muito

 

Silencioso e de baixíssimo nível de vibração, o V6 mantém moderadas 2.100 rpm a 120 km/h na quinta marcha da caixa automática de origem Mercedes-Benz, ainda uma herança dos tempos de associação com o grupo alemão na DaimlerChrysler, desfeita em 2007. Mudanças manuais sequenciais podem ser feitas pelo padrão Mercedes, movendo a alavanca para esquerda (redução) e direita (troca para cima). Com um tanque de gasolina de 93 litros, a boa autonomia é garantida mesmo com o elevado consumo que se espera de suas características.

A tração integral permanente é simples, sem redução ou bloqueios de diferenciais e com repartição de torque fixa em 50% por eixo — portanto, nada da ênfase em uso fora de estrada do Grand Cherokee. As suspensões usam conceitos modernos, com braços sobrepostos na dianteira e sistema multibraço (com braço de controle inferior de alumínio) na traseira. O controle de estabilidade inclui monitor de inclinação da carroceria e controle de balanço de eventual reboque.

 

 
A boa atitude em curvas, que surpreende para um veículo de seu porte, evidencia a
modernidade e o bom acerto da suspensão, que usa o tipo multibraço na traseira

 

Quando nos aproximamos do Durango, a impressão é de um veículo de enormes proporções que pode transportar uma família com conforto e nada mais. Mas não é bem assim, como pudemos avaliar durante um teste rápido na região de Barueri, na Grande São Paulo. O breve percurso foi suficiente para revelar bom compromisso entre conforto e comportamento dinâmico, mérito de uma suspensão bem equilibrada.

 


Auto Livraria

 

Logo nos primeiros quilômetros, o motorista esquece que está dentro de um veículo com 2,3 toneladas e, mesmo em um trecho com boa sequência de curvas, seu equilíbrio transmite confiança. Ainda que exagerando nas curvas de alta velocidade, não se nota a carroceria “rolar” demais, apesar do vão livre do solo de 207 mm. A sensação de grande massa só aparece na hora de frear.

Mesmo com a queda de vendas no segmento de luxo em 2012 da ordem de 19%, a Chrysler apresentou no ano um crescimento de 31% no Brasil em relação a 2011 — claro que a administração Fiat teve grande peso nesse crescimento, com a promessa de também aumentar a rede de 42 para 52 concessionárias até o fim do ano. Embora os preços esteja mais contra que a favor do êxito do Durango, a teoria do “quanto maior, melhor”, que tem sido seguida por muitos brasileiros quando se trata de escolher o que colocar na garagem, pode lhe garantir espaço no mercado.

 

Ficha técnica

Versão Citadel
Motor
Posição longitudinal
Cilindros 6 em V a 60°
Comando de válvulas duplo nos cabeçotes
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 96 x 83 mm
Cilindrada 3.604 cm³
Taxa de compressão 10,2:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima 286 cv a 6.350 rpm
Torque máximo 35,4 m.kgf a 4.300 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático / 5
Tração integral permanente
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, braços sobrepostos, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 8 x 20 pol
Pneus 265/50 R 20
Dimensões
Comprimento 5,075 m
Largura 1,924 m
Altura 1,8 m
Entre-eixos 3,042 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 93 l
Compartimento de bagagem 490 l (7 lugares), 1.350 l (5 lugares), 2.390 l (2 lugares)
Peso em ordem de marcha 2.312 kg
Consumo
Em cidade 6,8 km/l
Em estrada 9,8 km/l
Dados do fabricante; desempenho não disponível; consumo conforme ciclos norte-americanos

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: 4x4avaliaçãoChryslerDodgeDurangoDurango CitadelDurango Crewutilitário esporte

Related Posts

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

16/06/2025
Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

16/06/2025
Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

11/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Dodge: quadros decorativos com Charger, Dart e outros V8
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dodge: quadros decorativos com Charger, Dart e outros V8

02/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp