Caro, Citroën DS4 encara alemães com sofisticação

 

 
O interior transmite luxo e vem recheado de conveniências, do navegador
aos
 bancos com massagem; volante acumula numerosos comandos

 

O banco traseiro comporta adultos com relativo conforto, com cinto de três pontos para todos e apoio de braço central, mas não há difusor de ar-condicionado para esses passageiros (no “primo pobre”, o C4 nacional, havia até ventilador específico para o banco traseiro). Com sistema de rebatimento 60:40 no banco, a capacidade do porta-malas de 359 litros está na média da categoria. O estepe é de aço com roda de 16 pol.

 

Quando o acelerador encosta no fim do curso, o motor sobe rápido de giro e o corpo cola no banco — a Citroën divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos

 

Ao volante

O DS4 deriva da plataforma do C4 europeu de nova geração, lançado em 2010 e ainda não disponível no Brasil, e mantém as suspensões simples com eixo de torção na traseira — simples demais para um carro de seu preço, aliás — e a direção com assistência eletro-hidráulica, hoje em desuso em favor da elétrica. O conhecido motor THP fornece potência algo modesta para suas pretensões (165 cv; há versão de 200 cv na Europa), bem compensada pelo expressivo torque máximo de 24,5 m.kgf disponível desde rotação bem baixa, 1.400 rpm.

A avaliação pela imprensa foi realizada em uma terça-feira bastante congestionada em São Paulo. Nessas condições, o câmbio automático é uma benção, assim como o eficaz isolamento acústico e o ótimo tratamento na redução das vibrações. Com o generoso torque em baixa, rodar na cidade fica muito fácil, bastando um toque no acelerador para o DS4 se deslocar com agilidade. A festa mesmo começa quando a estrada fica mais vazia e podemos colocar em xeque o motor turbo, desenvolvido em conjunto entre a PSA Peugeot Citroën e a BMW.

 

 
Há cinco opções de iluminação para os instrumentos, que não têm leitura ideal;
pneus 225/45 em rodas de 18 pol garantem boa aderência ao hatch nas curvas

 

Quando o acelerador encosta no fim do curso, o motor sobe rápido de giro e o corpo cola no banco — a Citroën divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e velocidade máxima de 212 km/h, boas marcas para um hatch pesado, de 1.363 kg. A 120 km/h em sexta o conta-giros marca o baixo regime de 2.500 rpm, mas as retomadas de velocidade são ágeis mesmo sem recorrer a rotações muito altas. Com a alavanca na posição manual, ao se atingir a rotação máxima (6.000 rpm) a iluminação das barras do conta-giros muda de cor e a marcha troca para cima por si mesma. No C4, esse efeito visual ficava restrito aos carros com câmbio manual.

 

 

Com 1,53 m de altura, o DS4 tem uma aparência mais “musculosa” que a habitual nos hatches e um vão livre do solo (não declarado) maior que o do novo C4. Vendo-o parado, a expectativa era de um carro versátil, mas com dúvidas quanto à estabilidade pelo centro de massa elevado. Contudo, a calibração da suspensão e os pneus de 18 pol com perfil baixo, 225/45, mostraram-se acertados. Os movimentos da carroceria são contidos e as “patas” o grudam ao solo, transmitindo boa dose de confiança.

O alvo da Citroën com o mais novo DS são justamente os alemães, como BMW 118i (com motor similar e preço de R$ 107 mil), Mercedes-Benz B 200 (também 1,6 turbo, com 156 cv, por R$ 115,9 mil) e o Audi A3 Sportback de nova geração (1,8 turbo de 180 cv), ainda a ser lançado no Brasil. É certo que o modelo francês exibe luxo e um farto pacote de equipamentos, mas o preço de alemão pode ser um grande obstáculo para uma marca que não desfruta o mesmo prestígio daquelas.

 

 
O revestimento acompanha algumas das cores externas; o ar-condicionado tem
duas zonas de ajuste; o para-brisa maior pode ser reduzido com os para-sóis

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf a 1.400 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático / 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência eletro-hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 18 pol
Pneus 225/45 R 18
Dimensões
Comprimento 4,275 m
Largura 1,81 m
Altura 1,533 m
Entre-eixos 2,612 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 359 l
Peso em ordem de marcha 1.363 kg
Desempenho
Velocidade máxima 212 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,6 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

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