![](https://autolivraria.com.br/bc/wp-content/uploads/2020/10/Nissan-Versa-Exclusive-01-696x464.jpg)
Mantendo predicados como o espaço, sedã traz itens exclusivos e bom desenho, mas faltou ousadia em motorização
Texto: Kleber Nogueira – Fotos: divulgação
Que mudança! Não é todos os dias que um carro, ao trocar de geração, passa por uma evolução estética como a verificada agora no Nissan Versa. A nova fase do sedã compacto chega ao Brasil importada da unidade industrial de Aguascalientes, no México, de início para conviver com o antigo modelo fabricado em Resende, RJ, cujo nome agora é apenas V-Drive.
Será oferecido em três versões de acabamento e duas opções de transmissão — manual de cinco marchas e automática de variação contínua, CVT —, sempre com o conhecido motor 1,6-litro. Não há previsão de fabricação local, segundo executivos da marca.
Versão Sense é a de entrada, por R$ 73 mil com caixa manual, e já traz bons recursos de segurança que o anterior não oferecia
As versões são Sense manual e CVT, Advance CVT e Exclusive CVT, com preços entre R$ 73 mil e R$ 93 mil (veja no quadro abaixo os equipamentos e valores). Serão oito opções de cores no lançamento: prata, preto, cinza, branco (sólido e perolizado), duas opções de vermelho e um tom de azul, estas metálicas. Ainda há a opção de acabamento bicolor na versão Exclusive, com painel e detalhes dos bancos em cinza claro, com o restante em preto, ou painel e detalhes dos bancos em preto com cinza claro no restante.
O Versa abandonou a temática arredondada e as controvérsias de estilo da geração anterior. Traz agora linhas bem mais arrojadas, que conversam com lançamentos como os novos Sentra e Maxima e também com o Kicks, de onde o interior teve grande inspiração. A dianteira exibe um grande “V”, enquanto na coluna traseira há um aplique plástico que parece ter virado moda ultimamente. A versão de topo conta com rodas de 17 polegadas, ante 15 e 16 pol das outras, que contribuem para dar ao sedã um visual mais esportivo. O Versa está 5 cm mais largo e o coeficiente aerodinâmico (Cx) varia de 0,30 a 0,315 conforme a versão.
Versa Advance acrescenta itens de conveniência como central de áudio e câmera traseira; as rodas passam de 15 para 16 pol
Por dentro o avanço é notável. Se a geração anterior era proba em espaço interno, seu apelo racional trazia problemas em convencer pelo acabamento e construção, dificultando a briga em faixas superiores de preço. A nova geração parece ter deixado isso para trás. As portas têm dupla guarnição e painéis bem conformados com inserção em tecido de toque suave. Houve cuidado com o isolamento de ruídos, que inclui para-brisa mais espesso e aumento de 5 para 30 mm de material antirruído na parede corta-fogo.
Se a geração anterior tinha problemas em convencer pelo acabamento e construção, dificultando a briga em faixas superiores de preço, o novo Versa deixou isso para trás
A posição de dirigir é muito boa e tem todos os ajustes básicos, incluindo o de distância do volante, não existente no anterior. Bancos bem desenhados com apoio lateral adequado permitem um guiar confortável. Como pontos melhoráveis, o apoio de braço é alto demais, não há faixa degradê no para-brisa, os para-sois não contam com iluminação, tampouco o porta-luvas, e apenas o motorista dispõe de função um-toque no controle elétrico de vidros.
Opção de topo, o Exclusive inclui rodas de 17 pol, revestimento sintético nos bancos e pacote de assistências ao motorista
A central de áudio tem tela de sete polegadas, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth e a chamada navegação porta a porta. Com um aplicativo gratuito, o motorista pode programar sua rota no celular e ele será transmitida à central após ligar o carro.
O painel é bastante parecido com o do Kicks, com boa ergonomia e aspecto, com destaque à faixa central clara e de bom gosto. O computador de bordo não tem o idioma português (apenas inglês, francês ou espanhol), o que a Nissan promete rever. Ao lado do velocímetro analógico, nas versões Advance e Exclusive, há um mostrador digital para as demais funções, cambiáveis pelo seletor do volante. Os passageiros de trás contam com o generoso espaço para as pernas da geração anterior, com ressalva ao perfil do teto, que toca a cabeça se o indivíduo tiver mais que 1,75 metro de estatura. Duas portas USB no console central servem para dar carga ao celular.
Versões, preços e equipamentos
• Versa Sense 1,6 manual (R$ 73 mil) – Alerta de uso do cinto para os cinco ocupantes, ar-condicionado, assistente de saída em rampa, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, chave presencial para acesso e partida, comandos de áudio e telefone no volante, controle eletrônico de estabilidade e tração, fixação Isofix para cadeira infantil, retrovisores externos com regulagem elétrica, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio com USB.
• Versa Sense 1,6 CVT (R$ 78 mil) – Como o Sense manual, mais apoio de braço dianteiro, controlador de velocidade, transmissão automática de variação contínua (CVT).
• Versa Advance 1,6 CVT (R$ 83.490) – Como o Sense CVT, mais alerta de objetos no banco traseiro, banco traseiro bipartido (60/40), câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, faróis automáticos, faróis de neblina, indicador de temperatura externa, mostrador digital de 7 pol no quadro de instrumentos, repetidores laterais das luzes de direção, rodas de alumínio de 16 pol.
• Versa Exclusive 1,6 CVT (R$ 93 mil) – Como o Advance CVT, mais alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, apoio de braço central traseiro, ar-condicionado automático, bancos e volante com revestimento sintético, câmeras externas de 360 graus, detector de objetos em movimento ao redor, faróis de leds, monitoramento de pontos cegos, navegador integrado à central de áudio, retrovisores com aquecimento, rodas de alumínio de 17 pol.
• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.