Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Siena, Palio Adventure e Strada: debutantes com Botox

16/06/2012
in Avaliação, Fiat

Debutantes com Botox

Aos 15 anos de mercado, Siena, Palio Weekend e Strada ganham maquiagem na parte dianteira e pequenas evoluções internas

Texto: Fabrício Samahá e Paulo de Araújo – Fotos: divulgação

A Palio Adventure tem seu próprio visual de frente; painel teve a seção central redesenhada em toda a linha, assim como volante e comandos

Share on facebook Share on twitter Share on google Share on orkut Share on facebook_like

A reformulação completa efetuada pela Fiat no Palio e no Siena (que ganhou o prefixo Grand no nome) não se estende, ao menos por enquanto, para o restante da família. Assim, o Siena EL — versão de entrada que permanece com o antigo desenho —, a perua Palio Weekend e o picape Strada passam à linha 2013 com (bem) pequenas alterações externas e internas e algumas novas opções.

Agora o Strada Trekking, o acabamento intermediário da gama, traz o motor E-Torq de 1,6 litro e 16 válvulas — até então essa versão vinha apenas com o Fire de 1,4 litro e oito válvulas — e pode ser adquirido com cabine dupla, em resposta à boa aceitação dessa configuração, antes restrita às versões Working e Adventure. Tanto na Palio quanto no Strada, a versão Adventure passa a oferecer como opcionais rodas de alumínio de 16 pol com pneus de asfalto, em medida 205/60, e comandos no volante para o sistema de áudio e as trocas manuais de marcha no caso do câmbio automatizado Dualogic. Bolsas infláveis frontais e sistema antitravamento (ABS) de freios tornam-se itens de série nas versões Trekking e na Palio Weekend Attractive.

Para as mudanças de aparência, ficou clara a intenção da Fiat de criar uma identidade com os novos Palio hatch e Grand Siena sem incorrer em altos custos. Com exceção do Strada Working, todos ganharam grade e para-choque dianteiro redesenhados, que nas versões EL (Siena), Attractive (Weekend) e Trekking (Weekend e Strada) adotam “dentes” ao lado da tomada de ar inferior, como os vistos no novo sedã. A eliminação de pequenos vãos acima da placa responde por um aspecto mais “limpo”. Permanece a diferenciação de faróis, que no Siena EL e no Strada Working usam refletor único, enquanto as demais versões trazem duplo refletor, sendo elipsoidal para o facho baixo.

A plástica efetuada na frente estende-se ao painel. Embora o conjunto seja o mesmo desde 2004, foram refeitas suas seções internas para uma aparência mais atual. Os difusores de ar ganham forma arredondada, mas os centrais continuam em posição inadequada, baixa demais. Aparelho de áudio, comandos de ventilação e quadro de instrumentos também mudam. Botões que vinham no lado esquerdo do painel ou em sua parte central inferior, como os de configuração de funções, agora estão junto do rádio.

Também ali vem o do pisca-alerta, mesmo nos carros mais simples, que até então o traziam sobre a coluna de direção — boa modificação. Na linha Adventure os mostradores são os mesmos de antes, só com nova grafia — um tanto rebuscada como sempre. Já as demais versões adotam um quadro simples, com conta-giros em forma de meia-lua (inadequado, pois uma diferença de 500 rpm passa a representar poucos graus) e marcador de combustível digital por barras em um mostrador que serve também a hodômetros e computador de bordo.

Em toda a linha mudaram volante, revestimentos de bancos e portas e alguns dos porta-objetos, assim como os instrumentos auxiliares dos Adventures (bússola e clinômetros), e foi aplicado um apoio de pé esquerdo ao lado dos pedais. A Fiat ainda reviu as regulagens dos bancos em distância e, para o motorista, de altura em algumas versões.

E parou por aí: nem mesmo foi aplicado às versões de 1,4 litro o motor Fire Evo, já presente em Uno, Palio e Grand Siena, que tem alterações para ganho de potência (2 cv, apenas com álcool) e de eficiência. Assim, permanecem como antes os motores Fire de 1,0 litro (com 73/75 cv e torque de 9,5/9,9 m.kgf, sempre na ordem gasolina/álcool) para Siena EL; Fire de 1,4 litro (85/86 cv e 12,4/12,5 m.kgf) para Siena EL, Palio Weekend Attractive e Strada Working; E-Torq 1,6 16V (115/117 cv e 16,2/16,8 m.kgf) para a versão Trekking da Palio Weekend e do Strada; e E-Torq de 1,75 litro e 16 válvulas (130/132 cv e 18,4/18,9 m.kgf) para os mesmos modelos na versão Adventure, as únicas que podem contar com câmbio Dualogic como opcional.

Ao volante Na apresentação da linha 2013, em Pernambuco, o Best Cars avaliou por pequenos trajetos (15 quilômetros) em estradas de asfalto e de terra o Siena EL 1,0, a Palio Adventure Dualogic e o Strada Trekking com o motor 1,6 inédito no picape.

O Siena deixou boas impressões pelo acabamento interno adequado para um sedã do segmento de entrada, sem a sensação de despojamento habitual na classe. Destaque para o novo volante espumado, macio e agradável, e para a boa oferta de itens de conveniência como opcionais. O motor de 1,0 litro mostra certa vivacidade, ajudado pelo peso razoável (1.060 kg) e pelas marchas curtas. Seu acerto de suspensão está em bom estágio, com relativo equilíbrio entre estabilidade e conforto de marcha.

Na Palio Adventure com rodas opcionais de 16 pol, a combinação de suspensão elevada e pneus de uso em asfalto não se mostrou inadequada. Há bom controle de movimentos da carroceria e, mesmo com o ganho de aderência dos novos pneus (Continental no carro avaliado), conseguiu-se boa estabilidade. Ao mesmo tempo, a medida 205/60 garante um perfil alto o bastante para digerir as irregularidades do piso tão comuns por aqui. Os comandos para trocas de marcha no volante podem ser úteis, mas poucos devem optar por eles em um carro sem pretensões esportivas.

Próxima parte

Avaliações – Página principal – Escreva-nos – Envie por e-mail

Data de publicação: 16/6/12

© Copyright – Best Cars Web Site – Todos os direitos reservados – Política de privacidade

UOL – O melhor conteúdo
Assine 0800 703 3000
SAC
Bate-papo
E-mail
E-mail Grátis
Shopping

 

Tags: avaliaçãoFiatPalioPalio AdventurePalio WeekendPalio Weekend AttractivePalio Weekend TrekkingSienaSiena ELStradaStrada AdventureStrada TrekkingStrada Working

Related Posts

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

20/05/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025
Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro

11/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

Do pioneiro L ao Spazio, vários testes e comparativos na Quatro Rodas - a partir de R$ 29

19/05/2025

Quadros decorativos

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

06/05/2025

Destaques em revistas

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp