Renegade Trailhawk é valente e tem rodar confortável

Versão fora de estrada com motor Diesel tem suspensão ideal também para os obstáculos urbanos, mas vale R$ 140 mil?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

A Jeep costuma anunciar seu Renegade, dentro do segmento de utilitário esporte esporte, como aquele mais apto ao uso fora de estrada. De fato, ele é um dos poucos na classe a oferecer tração nas quatro rodas — outros são o Ford Ecosport e o Renault Duster — e o único a combiná-la a um motor turbodiesel. Já avaliamos essa versão com acabamento Longitude, em 2016, mas dessa vez colocamos o topo de linha Trailhawk na avaliação 10 Chances. Veremos quais as chances desse Jeep, que custa R$ 140 mil, de merecer sua garagem.

Estilo
O Renegade é dono de um estilo robusto e simpático, inspirado nos antigos Jeeps em partes como os faróis circulares e as lanternas, cujo “X” interno lembra os galões de combustível do modelo militar. O Trailhawk vem com faróis de leds, rodas com a face externa usinada, adesivo fosco no capô (segundo a Jeep, para evitar reflexo do Sol em inclinações severas) e ganchos vermelhos de reboque à frente e atrás, com bom resultado. 1 ponto

 

Faróis de leds, adesivo fosco no capô, rodas de 17 pol com pneus de uso misto e ganchos à frente e atrás compõem o visual do Renegade Trailhawk Diesel 4×4

 

Acabamento e conveniência
O interior é dos mais bem-acabados da categoria e tem aspecto agradável. Nesta versão alguns itens vêm em tom alaranjado e não faltam conveniências, como alerta para uso do cinto por todos os ocupantes, ar-condicionado de duas zonas, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, comando a distância para abrir e fechar vidros, controlador e limitador de velocidade, freio de estacionamento elétrico, para-sóis com iluminação e retrovisor interno fotocrômico. A central de áudio Uconnect com tela de 8,4 polegadas, novidade em 2019, tem integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. Foi bom ter mantido os comandos giratórios, mas não se consegue ver o ajuste feito no ar-condicionado quando a tela está iniciando ou servindo à câmera traseira. 1 ponto

 

 

Posto do motorista
É confortável dirigir o Renegade, com banco amplo e bem definido, ajuste do volante em altura e distância e posição correta dos pedais. Os instrumentos incluem tela colorida com velocímetro digital, computador de bordo completo e termômetros do óleo do motor e da transmissão. Pena que não haja mais monitor de pontos cegos nas faixas laterais e que o dos pneus tenha passado a indireto, que não informa a pressão de cada um. Os novos faróis de leds são ótimos, bem melhores que os comuns do modelo, e há ajuste elétrico de seu facho, luzes diurnas e de neblina. Ponto crítico: o grande prejuízo à visibilidade pelas imensas colunas. 1 ponto

Espaço
O Renegade acomoda bem quatro adultos, com ótimo espaço vertical e bom para pernas, mas limitado em largura para que três se sentem atrás. O conforto de um passageiro central é razoável. 0,5 ponto

 

Interior bem-acabado traz boas conveniências, bancos bem definidos e detalhes alaranjados; espaço traseiro é limitado, assim como para bagagem (273 litros)

 

Porta-malas
O Trailhawk manteve o estepe integral, até com roda de alumínio, por substituir melhor um pneu danificado no fora de estrada. Com isso, diferente dos demais Renegades, ele continua com a capacidade de bagagem restrita a 273 litros, uma das menores da categoria e inferior até à de um Renault Kwid ou Volkswagen Up. O banco traseiro tem encosto bipartido. É um tanto pesado fechar a tampa traseira. 0,5 ponto

 

O conhecido motor Fiat turbodiesel, apesar do peso de quase 1,7 tonelada, traz bom desempenho ao Renegade e é suave e silencioso na maioria das condições

 

Motor e desempenho
O conhecido motor Fiat turbodiesel de 2,0 litros, que também serve ao Compass e à Toro, tem 170 cv e o alto torque de 35,7 m.kgf. Apesar do peso expressivo de quase 1,7 tonelada, ele traz bom desempenho ao Renegade, como 0-100 km/h em 11,6 segundos — bem melhor que o Limited flexível, que levou 13,4 s. Além disso, é suave e silencioso na maioria das condições: só em baixa velocidade e com vidros abertos nota-se um clac-clac que não incomoda. O acelerador poderia ser mais leve. Dado curioso é que o carro chega a 100 km/h em quinta, sendo o mais comum no mercado atingi-los em terceira.

A transmissão automática de nove marchas traz a primeira bem curta, usada apenas em seleção manual ou na posição 4WD Low (não há caixa de transferência, a popular reduzida). Com calibração bem feita, ela admite mudanças manuais junto ao volante. A tração integral sob demanda reparte o torque entre os eixos quando necessário, podendo operar entre 100:0 e 40:60 (frente e traseira, na ordem). O modo 4WD Lock impõe divisão 50:50. Um seletor de programas ajusta tração, acelerador e transmissão a cinco tipos de piso: neve, areia, lama, pedras e automático. 1 ponto

 

Central de áudio com tela de 8,4 pol e câmera traseira, instrumentos com tela multifunção colorida, seletor de modos de condução, logotipo bordado, limitador de velocidade, ajuste elétrico de faróis

 

Consumo
Fatores como maior altura de rodagem e pneus mistos deixaram o Trailhawk menos econômico, sobretudo em rodovia, que o Longitude 4×4 testado antes. Mesmo assim, são boas marcas que se associam ao menor preço do diesel em relação à gasolina, para o deixar atraente em termos de custo de rodagem, e garantem ótima autonomia: mais de 700 km pelo consumo rodoviário obtido. 1 ponto

 

 

Comportamento dinâmico
O Trailhawk tem maior altura de rodagem que outros Renegades e pneus 215/60 R 17 de uso misto, adequados à proposta. As alterações não mudam as impressões que tivemos com a outra versão: o ponto alto é o conforto ao rodar, com maciez em lombadas e outras irregularidades do “fora de estrada urbano”, sem deixar de controlar os grandes movimentos. Os pneus mistos têm ruído moderado e se prestam melhor ao uso em terra e lama que os comuns. São muito bons o vão livre do solo (216 mm entre os eixos) e os ângulos de entrada (30°), rampa (22°) e saída (33°).

Sua estabilidade em curvas e manobras rápidas perde para outras versões, com grande movimento lateral e perda de aderência dos pneus, mas não compromete e há controle eletrônico. A nosso ver, para a proposta do carro o acerto é o melhor que se poderia obter. Freios (a disco nas quatro rodas) e direção estão bem acertados e existe assistente para descidas1 ponto

Próxima parte

 

Motor com 170 cv e alto torque garante bom desempenho ao Renegade; transmissão tem nove marchas; comandos ajustam tração, controle de descida e seletor de modos

 

Segurança passiva
A proteção aos ocupantes em acidentes é de primeira linha, com bolsas infláveis laterais dianteiras, de joelhos do motorista e de cortina, encostos de cabeça e cintos de três pontos para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil. 1 ponto

Custo-benefício
O Trailhawk custa R$ 140 mil com um conteúdo abrangente, ao qual se pode adicionar apenas teto solar. Embora seja bastante caro para um SUV de seu porte, há de se considerar o motor turbodiesel.  Ao se considerarem preço, tração integral e motor a diesel, ele praticamente não tem competidores. O Ecosport Storm (motor de 2,0 litros, 171/176 cv, R$ 108.390) tem valor bem mais baixo e equipamentos similares, mas não roda com diesel. O Duster Dynamique (2,0 litros, 143/148 cv, R$ 81.400) custa bem menos que o Ecosport, só que é um SUV bem mais simples e antigo e só vem com caixa manual. Com mais espaço, o Jeep Compass Longitude com a mesma mecânica do Renegade (2,0 litros turbodiesel, 170 cv) começa em R$ 157 mil com menos equipamentos. 0,5 ponto

 

 

Mais Avaliações

 

 

Equipamentos e preços

Renegade Trailhawk 4×4 Diesel – Ajuste do volante em altura e distância, alarme, ar-condicionado automático de duas zonas, assistência elétrica de direção, assistente de descida, bancos de couro, banco traseiro bipartido, bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista; central de áudio com tela de 8,4 pol e integração a celular, chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes, câmera traseira de manobras, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade, tração, para reboque e com função anticapotamento; faróis e limpador de para-brisa automáticos, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, freio de estacionamento com acionamento elétrico, monitor de pressão dos pneus, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol, seletor de tipos de terreno, sensores de estacionamento traseiros.

Opcional: teto solar elétrico.

• Preço sem opcionais: R$ 139.990

• Preço como avaliado: R$ 139.990

• Preço completo: R$ 150.430

• Garantia: três anos sem limite de quilometragem.

Preços sugeridos em 2/5/19

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 11,6 s
0 a 120 km/h 16,3 s
0 a 400 m 18,5 s
Retomada
60 a 100 km/h* 8,4 s
60 a 120 km/h* 12,5 s
80 a 120 km/h* 10,2 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 15,3 km/l
Trajeto exigente em cidade 8,5 km/l
Trajeto em rodovia 13,4 km/l
*Com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 83 x 90,4 mm
Cilindrada 1.956 cm³
Taxa de compressão 16,5:1
Alimentação injeção direta de duto único, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 170 cv a 3.750 rpm
Torque máximo 35,7 m.kgf a 1.750 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 9
Tração integral sob demanda
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, McPherson, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6,5 x 17 pol
Pneus 215/60 R 17
Dimensões
Comprimento 4,242 m
Largura 1,805 m
Altura 1,714 m
Entre-eixos 2,57 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 273 l
Peso em ordem de marcha 1.674 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 190 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,9 s
Consumo em cidade 9,6 km/l
Consumo em rodovia 11,4 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro

 

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