Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Ágil, Citroën C3 aposta na economia do motor Puretech

21/06/2016
in Avaliação, Citroën

Novo três-cilindros comum ao Peugeot 208 traz bons resultados, com melhora de até 41% em consumo

Texto: Fabrício Samahá e Edison Ragassi – Fotos: divulgação

 

A exemplo do que ocorreu em abril com o Peugeot 208 (leia avaliação), o Citroën C3 brasileiro substitui o veterano motor de 1,45 litro, quatro cilindros e oito válvulas pelo moderno Puretech de 1,2 litro, três cilindros e 12 válvulas, similar ao usado pelo grupo na Europa. A mudança vale para as versões de acabamento Origine, Attraction e Tendance (veja quadro abaixo com preços e equipamentos) equipadas com transmissão manual, que sofreram aumentos de R$ 725, R$ 225 e R$ 1.000, na ordem, em relação aos modelos 2017 com o antigo motor. O 1,6-litro de 16 válvulas permanece vinculado à caixa automática de quatro marchas, opcional no Tendance e padrão no topo de linha Exclusive.

O primeiro três-cilindros em um Citroën nacional tem soluções técnicas atuais como duplo comando com variação do tempo de abertura de válvulas, partida a frio com preaquecimento no injetor, sistema de arrefecimento com temperaturas separadas para bloco e cabeçote, coletor de escapamento integrado ao cabeçote e correia de distribuição banhada em óleo. Com potência de 84/90 cv e torque de 12,2/13 m.kgf, está um passo adiante dos motores de 1,0 litro, mas atrás do 1,45 que ele substitui — apto a 89/93 cv e 13,5/14,2 m.kgf, sempre na ordem gasolina/álcool. Por isso, alguma redução de desempenho é inevitável (o fabricante não informa dados a respeito).

A grande vantagem do Puretech está na economia de combustível. Os índices oficiais pelos padrões do Inmetro (gasolina/álcool) apontam 14,8/10,6 km/l no ciclo urbano e 16,6/11,3 km/l no rodoviário, ante 11,9/7,5 km/l em cidade e 14,7/9,3 km/l em rodovia do quatro-cilindros anterior. O ganho de rendimento mais expressivo, no ciclo urbano com álcool, foi de expressivos 41%. Com tais resultados o C3 obteve classificação “AAA” no programa Etiqueta Nacional de Conservação de Energia do instituto ao receber letra A nas três categorias (Compacto, Geral e Emissões). O carro também fica mais prático ao abolir o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio.

 

Apenas o logotipo identifica que sob o capô está o eficiente três-cilindros de 84/90 cv

 

Apesar dos quatro anos de produção, nada mudou na aparência do C3 além do logotipo Puretech na tampa traseira, junto à lanterna esquerda. Em fevereiro, na linha 2017, a Citroën lhe havia aplicado o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 7 pol em amplo uso nas marcas do grupo PSA (que inclui Peugeot e DS), que pode espelhar a tela de um telefone celular conectado pelas plataformas Mirror Link para Android e Car Play para Apple. O sistema inclui o aplicativo My Citroën, que transmite ao celular informações como consumo, localização, percurso realizado e próxima revisão.

 

O C3 com três cilindros mostra boa aceleração para sua cilindrada e, na rodovia, o Puretech revela-se elástico e silencioso

 

Ao volante

O Best Cars dirigiu o C3 Tendance em um trajeto de cidade e rodovia do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, SP, até o inicio da descida da serra na rodovia Anchieta, em percurso total (ida e volta) de 60 quilômetros. Comparado ao do 208, o motor tem uma pequena diferença: a calibração eletrônica faz com que a borboleta de aceleração se abra de maneira mais lenta, como parte da estratégia da marca de se diferenciar pelo conforto, deixando a Peugeot como braço mais esportivo do grupo. Mas é uma diferença sutil. A transmissão tem o mesmo escalonamento do “primo” felino.

Na prática, o C3 continua a se destacar pelo conforto na categoria: banco agradável, volante de boa empunhadura, alavanca de transmissão precisa. Em relação à suavidade de funcionamento, nota-se uma pequena vibração em marcha-lenta, comum nos três-cilindros, que desaparece quando o motor atinge a faixa de 1.500 rpm. Acima de 4.500 surgem vibrações mais acentuadas.

 

Sistema de áudio com tela sensível ao toque de 7 pol havia sido adotado em fevereiro

 

O carro mostrou boa aceleração para sua cilindrada. Nas ruas do complexo Mauá, várias lombadas fizeram o conjunto de suspensão trabalhar e demonstrar que seu rodar é confortável como em poucos carros pequenos. Na rodovia o Puretech revela-se elástico e silencioso. Em quinta marcha, atinge 120 km/h com o conta-giros em 3.700 rpm. Há boa reserva de potência para o uso normal, como subidas e ultrapassagens, sem necessidade de reduzir marchas.

 

 

O carro avaliado estava abastecido com gasolina e no trajeto, em que a velocidade alternava entre 80 e 110 km/h, o computador de bordo mostrou consumo médio de 17,3 km/l. Nossa avaliação completa com o 208 de mesmo motor indicou que economia é realmente um bom atributo do novo motor. A Citroën pretende manter neste ano os patamares de vendas alcançados no ano passado — média de 1.100 unidades do C3 por mês. Também investe em qualidade de serviços e ações para fidelizar o cliente, como pacote de revisões com custo fixo, a fim de combater a imagem de manutenção cara.

A modernização efetuada sob o capô do C3 operou, como no 208, resultados diversos. Do ponto de vista do desempenho ou do prazer de dirigir não há muito o que comemorar, pois o antigo 1,45-litro, mesmo com potência discreta para a cilindrada, era competente. Sob o aspecto da economia, porém, o pequeno Citroën revela um ganho que o torna bem mais interessante e adequado a tempos de maior eficiência energética.

Mais Avaliações

 

Versões, preços e equipamentos

• C3 Origine (R$ 46.490): vem de série com ar-condicionado, banco traseiro bipartido, computador de bordo, controle elétrico de vidros dianteiros, travas e retrovisores, direção assistida, freios antitravamento com distribuição eletrônica, volante ajustável em altura e distância.

• C3 Attraction (R$ 49.900): como no Origine, mais controle elétrico dos vidros traseiros, faróis de neblina, luzes diurnas em leds, rádio/MP3 com comandos junto ao volante, rodas de alumínio de 15 pol. Opcional: sistema de áudio com tela de 7 pol.

• C3 Tendance (R$ 52.690): como no Attraction, mais alarme antifurto, para-brisa panorâmico e sensores de estacionamento traseiros. Opcional: sistema de áudio com tela de 7 pol.

Há ainda as versões Tendance e Exclusive com motor 1,6 e transmissão automática.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 3 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 75 x 90,5 mm
Cilindrada 1.199 cm³
Taxa de compressão 12,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 84/90 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 12,2/13,0 m.kgf a 2.750 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 15 pol
Pneus 195/60 R 15
Dimensões
Comprimento 3,944 m
Largura 1,708 m
Altura 1,521 m
Entre-eixos 2,46 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 55 l
Compartimento de bagagem 300 l
Peso em ordem de marcha 1.110 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
Consumo em cidade (gas./álc.) 14,8/10,6 km/l
Consumo em rodovia (gas./álc.) 16,6/11,3 km/l
Dados do fabricante para versão Tendance; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível
Tags: avaliaçãoC3C3 OrigineC3 TendanceCitroën

Related Posts

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros
Auto Livraria - Citroën

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros

05/08/2024
DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado
Auto Livraria - Citroën

DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado

20/07/2023
Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos
Auto Livraria - Citroën

Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos

29/05/2022
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp