Belo e sofisticado, novo cinco-portas combina 252 cv e assistente que o conduz por si mesmo em trânsito lento
Texto: Fabrício Samahá e Silas Alves – Fotos: divulgação
Pouco mais de um ano após a nova geração do sedã A4 e da perua A4 Avant, a Audi traz ao Brasil mais um modelo de sua família de médio porte, o A5 Sportback. O hatch de cinco portas é um de seus principais lançamentos para o ano — outro será o utilitário esporte Q5, que vem em agosto.
O Sportback entra em pré-venda este mês em quatro versões, que compreendem duas opções de potência para o motor turbo de 2,0 litros, duas de tração e quatro níveis de equipamentos. Os preços variam entre R$ 190 mil e R$ 269 mil (veja o conteúdo e o valor de cada versão no quadro abaixo). As vendas começam este mês, salvo para a versão Ambition, que vem no mês seguinte. O principal concorrente é o BMW 320i Gran Turismo Sport, também com motor turbo de 2,0 litros (184 cv), que custa R$ 199.950. As versões superiores do Audi acabam competindo com sedãs.
A configuração do A5 Sportback pode ser vista como uma feliz combinação entre forma e função. Ao mesmo tempo em que seduz pelo estilo, o hatch acrescenta utilidade ao A4 com a ampla quinta porta e maior vão livre para cargas no caso de rebatimento do banco traseiro. E sedução não lhe falta: a nova geração ficou muito atraente com o grande distância entre eixos (2,82 metros, aumento de 1 cm) para seu comprimento de 4,73 m, grade dianteira mais baixa e larga e “ombros” mais pronunciados.
O A5 Sportback mostra esmero no desenho e nos detalhes; nova geração está mais encorpada; faróis da versão de topo podem ser do tipo Matrix LED
Detalhes de desenho revelam cuidado, como os elementos dos faróis e lanternas traseiras, apliques nos para-lamas dianteiros e duas saídas de escapamento. Há três tipos de faróis: com lâmpadas de xenônio para três das versões, com leds na de topo e, como opção para ela, o sistema Matrix LED, que acende 18 leds de forma individual e cria “máscaras” no campo iluminado para evitar o ofuscamento de outros motoristas. Os faróis de neblina estão embutidos nos principais, pois em seu lugar habitual ficam sensores de radar. As portas não usam molduras nas janelas, solução típica de cupês. O coeficiente aerodinâmico (Cx) é bom: 0,28.
Com o assistente de tráfego lento, a até 65 km/h o A5 Sportback se orienta pelas faixas da via e pelo veículo à frente para seguir o trânsito sem ações do motorista
O interior bem-acabado repete as formas do A4, com a tela central “flutuando” no painel, e adota o quadro de instrumentos digital Virtual Cockpit a partir da versão Ambiente. A tela de 12,3 pol de alta resolução (1440 x 540 pixels) pode ser configurada com várias funções na parte central ou um grande mapa de navegação tridimensional, caso em que velocímetro e conta-giros ficam menores. O comando da outra tela, a de 8,3 pol para o sistema de áudio, é feito no console central com botões e um painel tátil, além de controles por voz que admitem linguagem coloquial. Curioso é a câmera traseira de manobras, item hoje tão comum, equipar apenas a versão de topo.
Como tem sido comum na categoria, o A5 Sportback traz um arsenal de assistentes. O destaque é aquele para tráfego lento: a até 65 km/h o carro se orienta pelas faixas da via e pelo veículo à frente para ajustar a velocidade, frear e mesmo acionar o volante sem ações do motorista. O recurso faz parte do pacote Assistance Tour, disponível como opção a partir da versão Ambiente. Opcional à parte é a projeção de informações no para-brisa.
No painel compartilhado com o A4, quadro digital e configurável de 12,3 pol é inédito no modelo; tela central de 8,3 pol mostra aplicativos de celular
Outros auxílios constam do pacote Assistance City: alerta para veículo em ponto cego nas laterais e na traseira (para sair de vaga perpendicular), monitor para saída dos passageiros (avisa se um veículo ou ciclista estiver passando pelas laterais, com o A5 parado, para evitar riscos ao abrir portas) e os monitores de segurança Pre Sense Basic e Pre Sense Rear, que preveem possível colisão frontal ou traseira e preparam o carro. Há previsão para leitura de placas de velocidade, ainda não habilitada no Brasil.
A opção por um perfil baixo de teto, em nome do estilo esportivo, limita um pouco o conforto: na frente um motorista de 1,80 metro de estatura fica próximo do forro e, atrás, recomendam-se passageiros abaixo dessa marca. Por outro lado o compartimento de bagagem é espaçoso, 480 litros (não varia com a tração), e tem amplo acesso pela tampa com acionamento elétrico. O banco traseiro vem dividido em três partes, 40:20:40, e com seu rebatimento podem ser levados 1.300 litros.
Próxima parte
Versões, preços e equipamentos
• A5 Sportback Attraction (R$ 190 mil) – Ajuste elétrico para bancos dianteiros, alarme antifurto, ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro sintético, bolsas infláveis frontais, laterais dianteiras e de cortinas; chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis bixenônio com ajuste automático de altura, faróis e limpador de para-brisa automáticos, parada/partida automática do motor, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 17 pol com pneus 225/50, seletor de modos de condução, sensor de estacionamento traseiro, sistema de áudio com Bluetooth, tampa do porta-malas com acionamento elétrico. Opcional: teto solar elétrico panorâmico.
• A5 Sportback Ambiente (R$ 214 mil)- Como o Attraction, mais bancos dianteiros esportivos, quadro de instrumentos digital (Virtual Cockpit), rodas de 18 pol com pneus 245/40, sistema de áudio MMI Plus com interface para celular (Android Auto e Apple Car Play) e navegador. Opcionais: pacote Assistance City (alerta para veículo em ponto cego nas laterais e na traseira em vaga perpendicular, monitor para saída dos passageiros, monitores de segurança Pre Sense Basic e Pre Sense Rear), pacote Assistance Tour (assistente de faróis, controlador de distância à frente com assistente de tráfego lento, monitor de faixa da via, sensor de estacionamento dianteiro), pacote esportivo S-Line, projeção de informações no para-brisa, sistema de áudio Bang & Olufsen, teto solar elétrico panorâmico.
• A5 Sportback Ambition (R$ 240 mil) – Como no Ambiente, mais motor de 252 cv e tração integral. Mesmos opcionais.
• A5 Sportback Ambition Plus (R$ 269 mil) – Como no Ambition, mais ar-condicionado automático de três zonas, câmera traseira de manobras, faróis de leds, pacote esportivo S-Line, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor de estacionamento dianteiro, teto solar elétrico panorâmico. Opcionais: faróis Matrix LED com ajuste automático de facho, pacotes Assistance City e Assistance Tour (ver acima), projeção de informações no para-brisa, sistema de áudio Bang & Olufsen.