Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Audi

Audi A5 Sportback: prazer em dirigir e não dirigir

07/07/2017
in Audi, Avaliação

Interior é espaçoso, mas perfil do teto limita um pouco a altura; botões e painel tátil comandam áudio e navegação; porta-malas acomoda 480 litros

 

Mais leve e com até 252 cv

Como o A4, o novo A5 baseia-se na plataforma MLB da Audi, de motor longitudinal, diferente da MQB (motor transversal) usada no A3. Com uso de materiais leves e aços de alta resistência, a carroceria pesa 15 kg menos que a anterior e, somada a outras reduções, deixa o carro até 85 kg mais leve que o antigo (1.475 kg nas versões de tração dianteira). Em todo o assoalho e nas partes inferiores da suspensão existem acabamentos projetados para diminuir a turbulência do vento e melhorar a aerodinâmica.

 

Os 252 cv movem seus 1.555 kg com grande suavidade e mínimo ruído, mas ao provocar o 2,0-litros ouve-se um ronco agradável e encorpado sem vibrações

 

O conhecido motor de 2,0 litros vem com recursos como variação do tempo de abertura e do curso das válvulas (Valvelift), coletor de escapamento integrado ao cabeçote, válvula de alívio elétrica do turbo e dupla injeção de combustível: além da direta, é mantida a indireta no duto de admissão. Elas atuam em conjunto em cargas parciais (pouca abertura de acelerador) para maior eficiência.

Foram escolhidas duas versões da mesma unidade: os A5 Attraction e Ambiente recebem a de 190 cv e 32,6 m.kgf de torque (entre 1.450 e 4.200 rpm), capaz de aceleração de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e velocidade máxima de 239 km/h, enquanto a do Ambition oferece 252 cv e 37,7 m.kgf (entre 1.600 e 4.500 rpm) para 0-100 em 6 s e máxima de 250 km/h (limite eletrônico). O motor mais potente está associado à tração integral permanente Quattro, mas ambos usam transmissão automatizada S-Tronic de dupla embreagem e sete marchas com função roda-livre em desacelerações.

 

Motor vem em duas versões, de 190 cv para tração dianteira (raio X maior) e de 252 cv para integral (menor); suspensão traseira passou ao sistema Five-link

 

A suspensão traseira permanece independente multibraço, mas evoluiu do sistema de braços trapezoidais para um de cinco articulações (five-link), mesmo conceito usado na dianteira (não há diferença entre a tração dianteira e a integral para esse fim). Foram poupados 5 kg com a alteração. Ambos os eixos usam subchassi. Recursos disponíveis na Europa, mas ausentes aqui, são controle eletrônico de amortecimento e assistente de estacionamento.

 

 

Ao volante do A5 Sportback

O Best Cars dirigiu o A5 Quattro com o motor mais potente entre São Paulo e Itupeva, no interior do estado, pela Rodovia dos Bandeirantes em percurso de 150 quilômetros entre o volante e o banco do passageiro. E as impressões foram muito convincentes.

Os 252 cv movem seus 1.555 kg com facilidade, mesmo em baixas rotações, com grande suavidade e mínimo ruído. Com a caixa de sete marchas calibrada para manter baixas rotações, é raro ver o conta-giros acima de 2.500 rpm no uso urbano moderado. Mas pode-se provocar o 2,0-litros com mudanças manuais, por meio dos comandos no volante, e ouvir um ronco agradável e encorpado sem vibrações. A ausência de ruídos de vento comprova a eficiência aerodinâmica e, claro, do isolamento acústico.

 

Versão Quattro de 252 cv conquista pelo desempenho e a estabilidade; tração integral com diferencial central reparte torque entre os eixos

 

Embora tenha sido abandonada nos esportivos S4, S5 e RS5 em favor de uma caixa automática com conversor de torque (entenda as razões), a transmissão de dupla embreagem S-Tronic revela-se adequada ao A5, com mudanças instantâneas e boas respostas ao comando do acelerador.

A suspensão bem acertada traz grande estabilidade direcional e em curvas, para o que concorre a tração integral com diferencial central. Ao contrário do sistema usado no A3 e no TT, que prioriza as rodas dianteiras e aciona as traseiras apenas sob certas condições, o arranjo do A5 fornece torque às quatro rodas todo o tempo e o distribui entre os eixos conforme a aderência disponível. Pneus 245/45 R 18, freios potentes e direção com assistência elétrica bem dosada completam o conjunto.

“Comprei um hatch” pode ser uma frase incomum no segmento de luxo, mesmo que carros tão desejados quanto o Porsche Panamera e o Aston Martin Rapide sejam, afinal, assim classificados pelo tipo de carroceria. Talvez por isso a Audi prefira “cupê de cinco portas”, rótulo que o Best Cars recusa. Mas o novo A5 Sportback comprova que certos preconceitos não têm razão de existir e que um hatch pode ser um grande carro para se ver, dirigir e até (com o assistente de tráfego lento) não dirigir.

Mais Avaliações

 

Ficha técnica

A5 Attraction A5 Ambition
Motor
Posição longitudinal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento
Diâmetro e curso 82,5 x 92,8 mm
Cilindrada 1.984 cm³
Taxa de compressão 11,7:1 9,6:1
Alimentação injeções direta e multiponto sequencial, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 190 cv de 4.200 a 6.000 rpm 252 cv de 5.000 a 6.000 rpm
Torque máximo 32,6 m.kgf de 1.450 a 4.200 rpm 37,7 m.kgf de 1.600 a 4.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automatizada de dupla embreagem, 7
Tração dianteira integral
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, multibraço, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 17 pol 18 pol
Pneus 225/50 R 17 245/40 R 18
Dimensões
Comprimento 4,733 m
Largura 1,843 m
Altura 1,386 m
Entre-eixos 2,824 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 58 l
Compartimento de bagagem 480 l
Peso em ordem de marcha 1.475 kg 1.555 kg
Desempenho
Velocidade máxima 239 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,5 s 6,0 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: A5A5 SportbackAudiavaliação

Related Posts

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

18/06/2025
Jaguar: E-Type, XK 120, XJ e mais em quadros decorativos
Auto Livraria - Audi

Audi: quadros com A3, A4, A6 e outros modelos

30/09/2024
Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros
Auto Livraria - Audi

Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros

07/06/2024
Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada
Auto Livraria - Audi

Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada

17/05/2023
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Quadros decorativos

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp