Nova transmissão e mais equipamentos adicionam conforto ao jipe cearense, que segue quase sem concorrência
Texto: Kelvin Silva – Fotos: divulgação
Uma das opções mais sérias do mercado para uso fora de estrada, o jipe Troller enfim recebe a opção de transmissão automática, há tempos reivindicada por parte de seu público. A marca de Horizonte, no Ceará, que desde 2007 pertence ao grupo Ford, definiu uma versão própria para estrear a novidade — a TX4 — e convidou a imprensa a avaliá-la no Campo de Provas da empresa-mãe em Tatuí, no interior de São Paulo. Foi possível testar o 4×4 tanto no asfalto quanto fora de estrada, comprovando seu espírito aventureiro.
O TX4 mantém o motor turbodiesel de 3,2 litros e cinco cilindros em linha, o mesmo da Ranger, com potência de 200 cv e torque de 47,9 m.kgf. A caixa automática de seis marchas, também cedida pela picape, oferece modos de condução normal e Sport (com trocas em rotação maior, indicada para rodagem fora de estrada), além da opção de mudanças manuais por toques na alavanca. Não há comandos no volante para esse fim.
Para-choques de aço e seções em azul identificam o TX4, que tem ainda faróis de longo alcance de leds aptos a ficar debaixo d’água por até uma hora
Ao preço sugerido de R$ 167.530, o Troller TX4 traz outras novidades, como bloqueio do diferencial traseiro por botão no console (o que impõe a divisão de torque igualitária entre as rodas traseiras) e maiores ângulos de entrada e saída: 53° e 50°, na ordem. Com inclinação máxima de 40°, ângulo de rampa de 45° e capacidade de atravessar alagamentos de até 80 cm, o Troller beira o insuperável quando o quesito é ultrapassar obstáculos.
A fábrica adicionou equipamentos em relação ao T4: captação elevada de ar para o motor (snorkel); para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro de aço; pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R 17; faróis com lâmpadas especiais e acendimento automático; faróis auxiliares de leds Hella de longo alcance (até três vezes o de um farol convencional) aptos à imersão de até 1 metro de água por 1 hora; fixação Isofix para cadeira infantil e cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes com alerta de uso para o motorista.
Se o aumento de preço (incluindo a transmissão) de R$ 25.700 parece alto, a Troller defende que os itens adquiridos em separado somariam R$ 33 mil. O interior do TX4 ganhou bancos com costura laranja no revestimento de vinil e difusores de ar na mesma cor. Ele traz ainda central de áudio JBL Harman com tela de 6,7 polegadas e integração a Android Auto e Apple Car Play.
Interior ganhou detalhes em laranja; bancos recebem vinil e há uma boa central de áudio; transmissão de seis marchas veio da Ranger, assim como o motor 3,2-litros
Na avaliação em asfalto, o TX4 mostrou que não lhe faltam potência e robustez para os desafios do dia a dia, mesmo em condições adversas como enchentes e alagamentos. A nova transmissão deixa a condução mais confortável, mesmo porque motores Diesel têm uma faixa de operação estreita (giram pouco), o que requer mudanças de marcha frequentes no uso urbano. Além disso, a caixa manual do T4 apresenta engates duros e imprecisos e seu pedal de embreagem é pesado (leia avaliação).
A nova transmissão deixa a condução mais confortável, pois motores Diesel têm faixa de operação estreita; não lhe faltam potência e robustez para os desafios do dia a dia
Apesar dos grandes pneus voltados para o fora de estrada (80%), os ruídos de rolagem só chegam à cabine acima de 110 km/h, enquanto o motor emite um som agradável e não incomoda pelas vibrações. O conjunto de suspensões, baseado em tradicionais eixos rígidos com molas helicoidais, absorve até que bem as imperfeições e os freios a disco nas quatro rodas com ABS em nada comprometem o uso rodoviário.
O grande senão decorre da proposta do veículo: suas características fora de estrada acabam incomodando em algumas situações, como curvas de média e alta velocidades. O atraso na resposta ao comando no volante, por exemplo, necessita de um tempo para adaptação e a estabilidade fica longe dos padrões atuais de um SUV. Sempre é bom lembrar que as bolsas infláveis frontais, exigidas por lei em qualquer automóvel desde 2014, continuam ausentes do Troller — ele aproveita a brecha legal de ser um veículo fora de estrada.
Desempenho em asfalto satisfaz com os 200 cv, mas estabilidade fica longe dos padrões de um SUV: o Troller foi mesmo feito para terra, lama e obstáculos
Longe do asfalto, porém, é onde o TX4 se sente melhor. A tração 4×4 com três modos de uso (traseira, 4×4 e 4×4 reduzida) traz torque e aderência na medida certa para um comportamento ideal em obstáculos. No circuito de avaliação havia provas como subida de 15°, descida de 25°, “caixa de ovos”, piscina de lama e caixa de areia, entre outros, e o Troller se mostrou excelente em qualquer um.
Um dos trunfos do TX4 é a quase ausência de concorrentes no mercado brasileiro. Aquele que inspirou o Troller original — o Jeep Wrangler — vem apenas com motor turbo a gasolina, de 2,0 litros e 272 cv, e custa muito mais: R$ 288 mil. Por bem menos que o jipe cearense, existem o Suzuki Jimny nacional (1,3 litro, 85 cv), a partir de R$ 78 mil com caixa manual, e o novo Jimny Sierra (1,5 litro, 108 cv), que começa em R$ 113 mil com caixa automática, ambos também a gasolina. Assim, ajudado pelas boas novidades, o Troller parece apto a manter seu público fiel pelas ruas — e longe delas.
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Preço e equipamentos
• Troller TX4 (R$ 167.530) – Alarme, ar-condicionado automático de duas zonas, banco traseiro bipartido, central de áudio com tela de 6,7 polegadas e integração a Android Auto e Apple Car Play, computador de bordo, rodas de alumínio de 17 pol, teto solar duplo de vidro.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | longitudinal |
Cilindros | 5 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 89,9 x 100,8 mm |
Cilindrada | 3.198 cm³ |
Taxa de compressão | 15,5:1 |
Alimentação | injeção de duto único, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 200 cv a 3.000 rpm |
Torque máximo | 47,9 m.kgf de 1.750 a 2.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 |
Tração | integral temporária |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | esferas recirculantes |
Assistência | hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | eixo rígido, mola helicoidal |
Traseira | eixo rígido, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 8 x 17 pol |
Pneus | 255/65 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,095 m |
Largura | ND |
Altura | 1,966 m (com bagageiro) |
Entre-eixos | 2,585 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 62 l |
Compartimento de bagagem | 134 l |
Peso em ordem de marcha | 2.140 kg |
Desempenho e consumo | |
Não disponíveis | |
Dados do fabricante; ND = não disponível |