O Titanium vem com tela de 8 pol, navegador e comandos de voz, mas a estrela é sua variação Plus, que traz assistente de estacionamento aprimorado e sistema de frenagem automática a até 50 km/h
Segundo a fábrica, o dispositivo evita a colisão traseira a até 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto a até 50 km/h, pois pré-carrega os freios e, se o motorista não tomar nenhuma ação, os aciona de forma automática (pode ser desativado se o condutor preferir). A empresa afirma que colisões até 50 km/h representam 75% dos acidentes de trânsito, mas ressalva que a detecção depende de elementos reflexivos dos veículos, pelo que pode não apontar pedestres, animais, ciclistas e motociclistas, assim como paredes e portões. Apesar de ser um recurso útil e que se tem tornado comum no mercado europeu, seria interessante se houvesse também a função de controlador da distância à frente, como no Fusion.
Se a ideia for desembolsar menos por um desempenho pouco menor, mas com o mesmo pacote de conforto, a versão SE Plus 1,6 sobressai em custo-benefício
Na parte mecânica, embora os motores e câmbios tenham sido mantidos, o Focus recebeu reforços estruturais para maior rigidez da carroceria, recalibração da direção e pequenas mudanças na suspensão (nova geometria na dianteira, buchas com composto de borracha mais rígido e reforço na longarina da torre dos amortecedores traseiros). O controle eletrônico de estabilidade, agora de série em toda a linha, passa a contar com duas novas funções.
Uma é o sistema de estabilidade preventivo (ETS), que monitora três variáveis (velocidade do carro, posição do volante e velocidade em que o volante é girado) e atua quando os dados apontam risco de derrapagem, ou seja, não é preciso que ela aconteça de fato como nos sistemas mais comuns. A outra função é o controle de torque em curvas (TVC), que aplica os freios para melhor distribuição de torque entre as rodas dianteiras, o que tende a evitar patinação do pneu interno e aumentar a estabilidade.
Motores e câmbios não mudam, mas a Ford aprimorou suspensão, direção e controle de estabilidade; o SE Plus 1,6 agrada pelo desempenho correto e a ótima operação do câmbio manual, agora o único da versão
Ao volante
No lançamento do Focus 2016 à imprensa, na região de Fortaleza, CE, tivemos acesso às versões SE Plus de 1,6 e 2,0 litros. Saímos primeiro com o mais potente. Logo se percebem o bom trabalho na direção, que ficou bastante progressiva conforme a velocidade, e o isolamento acústico eficiente, mesmo com alguma vibração no piso por volta de 4.500 rpm.
Com o câmbio em modo automático na posição D as trocas de marcha costumam ocorrer a baixa rotação, mas em S o motor é levado até 6.500 rpm e o desempenho se torna bastante convincente. Pode também ser operado pelos comandos que acompanham o volante, bem mais práticos que o sistema anterior de botão. A 120 km/h em sexta marcha o conta-giros revela 2.700 rpm, ritmo suave e favorável à economia. Para um modelo voltado ao público jovem, muitas vezes sem filhos, o espaço no banco traseiro parece suficiente, mas ao levar adultos pode faltar espaço para os joelhos.
Como ensina o ditado, “a virtude está no meio”. De fato, se a ideia for desembolsar menos por um desempenho pouco menor, mas com o mesmo pacote de conforto, a versão SE Plus 1,6 sobressai em custo-benefício. Sem opção automatizada, oferece uma embreagem muito macia e câmbio de engates precisos e fáceis. Seria interessante oferecer tal conjunto com o motor de 2,0 litros, que está vinculado ao Powershift.
Com mais equipamentos de série e boas evoluções, o Focus quer se manter líder entre os hatches médios; donos de modelos 2015, que ficaram desatualizados tão cedo, terão desconto de 15% na compra do novo
O bem desenvolvido trabalho de distribuição de torque concede mais de 80% do valor máximo a apenas 1.500 rpm, o que economiza trocas de marcha e permite desempenho bem razoável ao hatch, apesar dos expressivos 1.310 kg de peso. Acelerando a fundo a partir de 2.000 rpm percebe-se um crescimento vigoroso até o limite de 6.800 giros. A 120 km/h em quinta o conta-giros indica regime mais alto que na outra versão, 3.300 rpm, mas ele se mantém silencioso e com baixo nível de vibração.
Com o padrão de conforto e esportividade que marcam a história do Focus, as novas versões chegam às concessionárias no começo de agosto, o que pode ser tarde para os que as aguardavam desde março do ano passado, mas cedo para quem ainda curtia o cheiro de novo de seu Focus com o desenho antigo. Ao menos os donos do modelo 2015 terão uma compensação: 15% de desconto na compra do 2016, não vinculado à venda do modelo anterior.
Mais Avaliações |
Ficha técnica
SE 1,6 |
Titanium 2,0 |
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Motor |
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Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | |
Diâmetro e curso | 79 x 81,4 mm | 87,5 x 83,1 mm |
Cilindrada | 1.596 cm³ | 1.999 cm³ |
Taxa de compressão | 12:1 | |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção direta |
Potência máxima (gas./álc.) | 131/135 cv a 6.500 rpm | 175/178 cv a 6.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 16,2 m.kgf a 3.000 rpm/ 16,7 m.kgf a 5.250 rpm | 21,5/22,5 m.kgf a 4.500 rpm |
Transmissão |
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Tipo de câmbio e marchas | manual / 5 | automatizado de dupla embreagem / 6 |
Tração | dianteira | |
Freios |
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Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a disco | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção |
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Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Suspensão |
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Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Rodas |
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Dimensões | 7 x 17 pol | |
Pneus | 215/50 R 17 | |
Dimensões |
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Comprimento | 4,36 m | |
Largura | 1,823 m | |
Altura | 1,469 m | |
Entre-eixos | 2,648 m | |
Capacidades e peso |
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Tanque de combustível | 55 l | |
Compartimento de bagagem | 316 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.310 kg | 1.399 kg |
Desempenho e consumo |
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Velocidade máxima | 189 km/h | 206 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 11,4 s | 9,2 s |
Consumo em cidade (gas./álc.) | 10,8/7,5 km/l | 9,7/6,7 km/l |
Consumo em rodovia (gas./álc.) | 13,6/9,3 km/l | 13,0/9,2 km/l |
Dados do fabricante |