O Fit “aventureiro” enfrenta um concorrente similar em vários quesitos e bem mais barato: qual a melhor escolha?
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Suspensão mais alta, pneus maiores, molduras de plástico fosco pela carroceria: a fórmula aplicada pela Fiat em 1999 à Palio Adventure, que resultou na primeira versão “aventureira” da indústria nacional, continua válida. É fácil entender seu êxito: ruas cheias de lombadas, valetas e buracos combinam com esses carros, que oferecem qualidades semelhantes às dos utilitários esporte sem se afastar do consumo e do preço de hatches pequenos.
A última a aderir foi a Honda, que desenvolveu no Brasil o WR-V como variação do Fit. A marca o chama de SUV compacto, justificado por atender aos critérios do Inmetro quanto a vão livre do solo e ângulos de entrada e saída — o que até o Ford Ka Trail conseguiu. Para nós, nada disso: trata-se de um hatch “aventureiro” como o Hyundai HB20X, a quem convidamos para um comparativo.
Honda WR-V EXL | Hyundai HB20X Premium | ||||||||
4,00 m | 3,96 m | ||||||||
1,5 litro | 1,6 litro | ||||||||
115/116 cv | 122/128 cv | ||||||||
R$ 83.400 | R$ 70.045 | ||||||||
Preços públicos sugeridos para os carros avaliados |
Como eles estão nos quatro “Ps” que definem nossos confrontos? Equivalem-se em proposta de uso: hatches compactos de cinco portas ideais para uso urbano, mas aptos a viagens sem muita bagagem ou uso leve fora de estrada. O porte do WR-V é pouco maior em comprimento (4 centímetros a mais) e distância entre eixos (mais 5 cm). Já em potência vence o HB20X: 122 cv com gasolina e 128 com álcool no motor de 1,6 litro, ante 115/116 cv no 1,5 do adversário.
Onde o Honda se afasta um pouco é em preço. Sedenta ao pote, a marca definiu R$ 83,4 mil para a versão EXL (única disponível para avaliação): são 19% a mais que o HB20X Premium com transmissão automática (de série no rival), que custa R$ 70 mil. Como habitual nesses casos, fica a dúvida: compensa pagar mais ou a opção pelo menos custoso é a melhor? Veremos.
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