S10, Ranger, Frontier e Hilux no desafio das picapes

Quatro opções com cabine dupla, potente motor a diesel e conteúdo elevado por preço abaixo de R$ 200 mil

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Elas chegaram ao mercado brasileiro na década de 1990, quando ainda havia modelos grandes nacionais, e logo ganharam adeptos. Hoje oferecem recursos de conforto e segurança impensáveis na época, que as tornam mais próximas de automóveis. São as picapes médias.

Para este Desafio o Best Cars reuniu versões de luxo com cabine dupla, motor turbodiesel e transmissão automática de quatro modelos: Chevrolet S10 High Country, Ford Ranger Limited, Nissan Frontier LE e Toyota Hilux SRV (a versão de topo SRX, não disponível para teste na oportunidade, teria preço mais alto e poucas diferenças para a avaliada). E a Volkswagen Amarok V6? Por várias vezes a pedimos ao fabricante, que não pôde nos atender, e hoje o modelo está fora da frota aguardando novas unidades. Fica para outra vez.

 

Quatro bons desenhos para um veículo que prioriza a robustez; apenas a Nissan ainda não foi reestilizada na atual geração; a nova frente da Toyota divide opiniões

 

As quatro picapes se equivalem nos quatro “Ps” de nossos comparativos, com a mesma proposta de uso, porte similar (14 cm de variação da maior à menor em comprimento e distância entre eixos), potência próxima (200 cv na Chevrolet e na Ford, 190 na Nissan e 177 na Toyota em motores de 2,3 a 3,2 litros) e preços competitivos: R$ 198,5 mil para a S10, R$ 192,8 mil para a Ranger, R$ 194,8 mil para a Frontier e R$ 189 mil para a Hilux como avaliadas — a versão SRX da Toyota, por R$ 206 mil, se tornaria a mais cara do grupo.

 

 

Estilo
Com exceção da Frontier, que tem lançamento mais recente, todas já passaram por uma remodelação frontal na atual geração, mais abrangente nos casos de S10 e Ranger. Mostram um desenho atual e bem de acordo com o que espera o público-alvo de picapes, mas a frente da Hilux não ficou tão harmoniosa.

 

Acabamento agrada mais na Ranger e na Hilux; a primeira é imbatível em itens de conveniência e assistência; volantes deveriam ter ajuste também em distância

 

Acabamento e conveniência
Os interiores têm bancos de couro (na S10, revestimento sintético que o simula), mas usam plásticos simples e rígidos — os de S10 e Frontier parecem de carros de um terço do preço. São bem dotados de conveniências, como apoios de braço centrais na frente e atrás, ar-condicionado automático, assistente de descida, aviso de qual porta está mal fechada, câmera traseira de manobras, controlador de velocidade, faróis automáticos e rebatimento elétrico dos retrovisores.

 

Recursos exclusivos da Ranger incluem assistentes de faróis e de faixa, controlador de distância à frente, leitor de placas de limite e frenagem autônoma de emergência

 

Vários recursos são exclusivos da Ranger: assistentes para comutação dos faróis e para evitar saída da faixa da via (a S10 alerta sem intervir na direção), controlador de distância à frente (ativo apenas de 20 km/h em diante), leitor de placas de limite de velocidade, limitador de velocidade, limpador de para-brisa automático, molas a gás para sustentar o capô, monitor de atenção do motorista (detecta sono ou desatenção pela análise de sua atuação no volante) e monitor de distância frontal com frenagem autônoma de emergência (a S10 alerta sem frear).

 

S10: assistências On Star e alertas para risco de colisão e para saída da faixa da via

 

Ranger: controlador de distância à frente e correção de trajetória na faixa; tem ainda monitor dos pneus (como S10), ajuste do apoio lombar e ar-condicionado de duas zonas (como Frontier)

 

Apenas a S10 tem aviso programável de excesso de velocidade, partida remota do motor e assistência On Star, que nessa versão abrange chamada de emergência em caso de acidente, auxílios para navegação e para recuperação do veículo roubado e diagnóstico a distância (há custo de renovação após o período incluso). A Frontier é a única com câmeras ao redor que formam imagem de 360 graus e teto solar com controle elétrico.

 

 

Chevrolet e Ford trazem comando a distância para abrir e fechar vidros, monitor de pressão de cada pneu e sensores de estacionamento à frente e atrás (só traseiro na Nissan, nenhum na Toyota). Frontier e Hilux vêm com dutos de ar para o banco traseiro e porta-copos em posição ideal junto aos difusores do painel. Na Ford e na Nissan, os para-sóis trazem espelhos iluminados (as outras nem espelho do lado do motorista têm) e o ar-condicionado tem duas zonas de ajuste. Ranger e Hilux dispõem de locais refrigerados, uma no console central, a outra no porta-luvas.

 

Frontier: câmeras com imagens de 360 graus e teto solar elétrico; saídas de ar traseiras (como Hilux), luz nos espelhos dos para-sóis e ar de duas zonas (como Ranger)

 

Hilux: alerta para uso dos cinco cintos e, como na Ranger, bloqueio do diferencial traseiro

 

As centrais de áudio oferecem amplas telas de 8 polegadas, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play — novidade na Hilux 2020, em lugar do espelhamento de telefone por aplicativo próprio — e navegador integrado. A da Toyota inclui TV digital (o carro avaliado tinha o sistema anterior). Pontos melhoráveis: a S10 vem sem chave presencial para acesso e partida e seu espaço para objetos é mínimo; na Frontier a função um-toque consta apenas da descida do vidro do motorista, o retrovisor interno não é fotocrômico e falta faixa degradê no para-brisa.

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Preços

S10 Ranger Frontier Hilux
Sem opcionais R$ 198.490 R$ 192.790 R$ 194.790 R$ 188.990
Como avaliado R$ 198.490 R$ 192.790 R$ 194.790 R$ 188.990
Completo R$ 200.240 R$ 194.390 R$ 194.790 R$ 190.940
Preços sugeridos em 5/12/19 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

 

Equipamentos de série e opcionais

S10 High Country – Ajuste de altura do volante, ajuste elétrico do banco do motorista, alertas de risco de colisão frontal e de saída de faixa, ar-condicionado automático, assistência On Star, assistentes de descida e de partida em rampa; bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play, cobertura marítima de caçamba, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com abertura e fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, monitor individual de pressão dos pneus, partida remota do motor, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 18 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Ranger Limited – Ajuste de altura do volante, ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado automático de duas zonas, assistentes de descida, de faixa, de faróis e de partida em rampa; bancos de couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos para o motorista; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade e distância à frente, controle elétrico de vidros com abertura e fechamento a distância, controle eletrônico de estabilidade e tração, diferencial traseiro com bloqueio, faróis baixos de xenônio, faróis de neblina, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeiras infantis, frenagem autônoma de emergência, leitura de sinais de trânsito, monitor individual de pressão dos pneus, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 18 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Frontier LE – Ajuste de altura do volante, ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado automático de duas zonas, assistentes de descida e de partida em rampa, bancos de couro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmeras de 360 graus ao redor, central de áudio com tela de 8 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, diferencial traseiro autobloqueante, faróis automáticos de leds, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, rodas de alumínio de 18 pol, sensores de estacionamento traseiros, teto solar com controle elétrico.

Hilux SRV – Ajuste de altura e distância do volante, ajuste elétrico do banco do motorista, ar-condicionado automático, assistentes de descida e de partida em rampa, bancos de couro, bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos para o motorista; câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 8 pol, TV digital e integração a Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, diferencial traseiro com bloqueio, faróis automáticos, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, rodas de alumínio de 18 pol. Garantia – Três anos (cinco na Ranger) sem limite de quilometragem.

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Instrumentos da Ranger incluem duas telas multifunção, mas mostram poucas informações em simultâneo; os da S10 fornecem mais dados mecânicos e elétricos

 

Posto do motorista
Apesar do banco amplo e com regulagens elétricas, a posição de dirigir pode melhorar nas quatro: apenas a Hilux tem ajuste em distância do volante, que mesmo assim fica algo distante do motorista, como na S10; nessa, a forma do banco deveria evoluir. O apoio lombar tem regulagem apenas na Ranger (manual) e na Frontier (elétrica). Entre os instrumentos, só a S10 indica temperaturas do óleo e do fluido da transmissão, tensão da bateria e horas de uso do motor. As seções configuráveis da Ranger exibem poucas informações por vez. Todas têm computador de bordo.

Os melhores faróis estão na Frontier, com leds em ambos os fachos — a Ranger ganhou lâmpadas de xenônio só para os baixos. Ambos são claramente mais eficientes que os das outras. Com refletor único, a Hilux fica em último lugar. Ajuste elétrico do facho só não está na Nissan. As quatro têm faróis de neblina, luzes diurnas (que não usam leds na Toyota), repetidores laterais das luzes de direção e bons retrovisores. Luz traseira de nevoeiro está na S10 e na Hilux. As colunas dianteiras mais estreitas favorecem o campo visual da Toyota.

 

A Chevrolet é mais ampla para as pernas e (junto da Ranger) em largura no banco traseiro, mas nela as coxas ficam mal apoiadas como na Nissan pelo assoalho alto

 

Espaço interno
As cabines são amplas na frente e atrás, com ligeira vantagem no banco traseiro em espaço para pernas na S10 (menor na Frontier) e em largura nela e na Ranger. Todas são muito boas em altura, mas impõem encosto traseiro mais vertical do que se gostaria, um mal comum em picapes, e deixam desconfortável o passageiro central. Na Chevrolet e na Nissan as coxas têm pouco apoio pelo assento mais perto do assoalho.

 

 

Caçamba
A maior capacidade de caçamba declarada é da Ranger, com 1.180 litros até as bordas, ante 1.061 da S10 e 1.054 da Frontier (na Hilux, estimamos que o valor não informado fique perto desses últimos). A capacidade em peso pouco varia, logo acima de uma tonelada. O novo sistema da tampa da Ranger diminui em muito o esforço de fechamento, que pode ser feito com dois dedos — o oposto da pesada tampa da S10, que despenca ao abrir. Apenas a Chevrolet vem de série com cobertura marítima, fácil de usar, que protege a carga e melhora a aerodinâmica. Todas têm estepe integral e com roda de alumínio debaixo da caçamba.

 

Ranger tem a caçamba mais espaçosa e a tampa traseira mais leve; S10 é a única de fábrica com cobertura marítima; todas têm o estepe abaixo da carroceria

 

Motor e desempenho
S10 e Hilux usam motores similares em projeto e cilindrada (2,8 litros), enquanto o de 3,2 litros da Ford acrescenta um cilindro (cinco em vez de quatro) e o da Frontier, com apenas 2,3 litros, recorre a dois turbocompressores no lugar de um só. No fim, Ford e Chevrolet oferecem mais potência (200 cv ante 190 da Nissan e 177 da Toyota) e o segundo lidera em torque (51 m.kgf ante 47,9 da Ranger e 45,9 das outras).

 

Com a melhor relação peso-potência, a S10 mostrou-se a mais rápida para acelerar, mas o motor biturbo de menor cilindrada deixa a Frontier mais econômica

 

Com a melhor relação peso-potência, a S10 mostrou-se a mais rápida em nossa pista ao acelerar de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos contra 11,0 s da Frontier, 11,1 s da Ranger (a mais pesada do grupo) e 12,5 s da Hilux. Sua agilidade adicional também se percebe no dia a dia. Embora motores a diesel produzam mais ruídos e vibrações, Ford e Nissan conseguiram muito bom resultado: são silenciosos em viagem, como o da Chevrolet, e emitem um som vigoroso ao arrancar em vez do “tec-tec” tradicional. O motor Toyota é o mais ruidoso em velocidades de viagem e o da Chevrolet vibra em marcha-lenta.

 

Entre as duas mais potentes, o menor peso garante melhor aceleração à S10, mas Ranger e Frontier agradam mais em ruído; a Hilux perde em ambos os quesitos

 

A Hilux tem seletor com três modos de condução — Eco, normal e Power —, que afetam de forma bem clara a curva de resposta do acelerador e a assistência de direção. As transmissões automáticas, com sete marchas na Frontier e seis nas outras, estão bem calibradas e admitem mudanças manuais por um canal lateral da alavanca. Os sistemas de tração são similares, com acionamento elétrico e modos 4×2, 4×4 e 4×4 reduzido. Como não há diferencial central, os modos 4×4 devem ser usados só em pisos de baixa aderência, não em curvas no asfalto. Na Ranger e na Hilux pode-se bloquear o diferencial traseiro, repartindo o torque por igual entre as rodas, o que é útil em terrenos mais críticos. A Frontier conta com bloqueio parcial por sistema eletrônico.

 

 

Consumo
O motor biturbo de menor cilindrada deixa a Frontier mais econômica, com a melhor marca nos três trajetos, compartilhada com a Hilux no percurso urbano leve. A S10 saiu-se bem no rodoviário (alguma ajuda a cobertura de caçamba provavelmente lhe deu, ao evitar um “freio aerodinâmico”), justamente a condição mais crítica da Ranger perante as rivais.

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Motores de 2,3 a 3,2 litros, com dois turbos na Nissan e um só nas demais; caixas automáticas com sete marchas na Frontier e seis nas outras, todas com modo manual

 

Desempenho e consumo

S10 Ranger Frontier Hilux
Aceleração
0 a 100 km/h 9,8 s 11,1 s 11,0 s 12,5 s
0 a 120 km/h 13,8 s 16,0 s 15,7 s 17,8 s
0 a 400 m 16,9 s 17,6 s 17,8 s 18,2 s
Retomada*
60 a 100 km/h 5,8 s 6,5 s 6,6 s 7,7 s
60 a 120 km/h 9,9 s 11,7 s 11,1 s 13,1 s
80 a 120 km/h 7,4 s 9,1 s 7,8 s 10,0 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 10,9 km/l 10,8 km/l 12,4 km/l 12,4 km/l
Trajeto exigente em cidade 5,6 km/l 5,7 km/l 6,7 km/l 6,6 km/l
Trajeto em rodovia 11,6 km/l 9,9 km/l 11,8 km/l 11,1 km/l
Testes com diesel; melhores resultados em negrito; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição
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A Frontier cativa pelo rodar confortável, e a Ranger, pela sensação de estabilidade e controle; a Hilux transmite menos segurança e ainda tem a traseira mais dura

 

Comportamento dinâmico
Picapes com capacidade para mais de uma tonelada como essas impõem um acerto difícil de suspensão traseira, que tende a ser firme demais com o veículo vazio de modo a lidar com a carga máxima admitida. Nesse quesito, o sistema com molas helicoidais da Frontier sobressai em conforto, seguido por S10 e Ranger (equilibradas) e com a Hilux claramente em último. A Ford retrabalhou seu modelo para 2020 e conseguiu bom progresso, com destaque para a absorção de irregularidades menores. Nela e na Nissan, porém, os amortecedores dianteiros macios deixam a frente balançar mais em lombadas.

 

 

A estabilidade das quatro mostrou-se adequada à proposta, além de terem o importante controle eletrônico. Em curvas mais rápidas a Ranger revela subesterço acentuado, com os pneus dianteiros apoiando-se nos ombros, mas após essa acomodação está “na mão” e parece a mais estável das quatro, enquanto a Hilux transmite menor segurança. Das direções, apenas Chevrolet e Ford usam assistência elétrica, mais eficiente para o consumo. Não gostamos do volante pesado da Toyota no modo de condução Power. Os freios de todas estão bem dimensionados, mas exigem mais esforço na Nissan (para frear forte) e na Chevrolet.

 

A Nissan tem faróis de leds em ambos os fachos (xenônio na Ford, só nos baixos, e halógenos nas outras); exclusiva da Ranger é a comutação automática

 

Segurança passiva
As quatro estão bem dotadas em proteção aos ocupantes, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas (o encosto central da S10, ausente da avaliada, foi adicionado na linha 2020) e fixação Isofix para cadeira infantil. Ranger e Hilux têm ainda bolsa para os joelhos do motorista.

 

A Ranger teve bom progresso com a suspensão retrabalhada, mas o sistema com molas helicoidais da Frontier sobressai em conforto, com a Hilux em último

 

Custo-benefício
O melhor conteúdo é o da Ranger, com recursos de assistência exclusivos como controlador de distância, frenagem autônoma, assistentes de faixa e de faróis, leitor de placas e monitor de atenção. Os itens de conveniências ora favorecem uma, ora outra, mas de modo geral ela se equivale à S10 e supera a Frontier (embora só esta tenha teto solar) e, sobretudo, a Hilux. Assim, com o segundo menor preço do grupo, a Ford fica muito bem na relação entre custo e conteúdo, ponto que ajuda a Toyota (a mais barata) e deixa a Chevrolet (a mais cara) em desvantagem.

 

Com preço intermediário, a Ranger oferece o maior conteúdo e um forte conjunto de qualidades, seguida pela Frontier; o preço mais alto do grupo depõe contra a S10

 

Quando se analisam os demais quesitos (veja notas abaixo), a Ranger continua forte, com a maior caçamba e segurança passiva das melhores. A S10 sobressai em desempenho (não tem maior nota por causa do nível de ruído e vibração), a Frontier em comportamento dinâmico e a Hilux, ao lado da Nissan, pelo menor consumo. Tudo considerado, Ranger e Frontier oferecem os conjuntos mais atraentes a um preço intermediário e saem do Desafio nas melhores posições.

Mais Avaliações

 

 

Nossas notas

S10 Ranger Frontier Hilux
Estilo 4 4 4 4
Acabamento e conveniência 4 5 4 3
Posto do motorista 3 4 4 3
Espaço interno 4 4 4 4
Caçamba 4 5 4 4
Motor e desempenho 4 4 4 3
Consumo 3 3 4 4
Comportamento dinâmico 4 4 5 3
Segurança passiva 4 5 4 5
Custo-benefício 3 4 4 4
Média 3,7 4,2 4,1 3,7
Posição 3º. 1º. 2º. 3º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Ficha técnica

S10 Ranger Frontier Hilux
Motor
Posição longitudinal longitudinal longitudinal longitudinal
Cilindros 4 em linha 5 em linha 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote duplo no cabeçote duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4 4 4 4
Diâmetro e curso 94 x 100 mm 89,9 x 100,8 mm 85 x 101,3 mm 92 x 103,6 mm
Cilindrada 2.776 cm³ 3.198 cm³ 2.298 cm³ 2.755 cm³
Taxa de compressão 16,5:1 15,6:1 15,4:1 15,1:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor (2 na Frontier), resfriador de ar
Potência máxima 200 cv a 3.600 rpm 200 cv a 3.000 rpm 190 cv a 3.750 rpm 177 cv a 3.400 rpm
Torque máximo 51,0 m.kgf a 2.000 rpm 47,9 m.kgf de 1.750 a 2.500 rpm 45,9 m.kgf a 2.500 rpm 45,9 m.kgf de 1.600 a 2.400 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6 automática, 6 automática, 7 automática, 6
Tração traseira, integral temporária
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica hidráulica hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, braços sobrepostos, mola helicoidal
Traseira eixo rígido, feixe de molas semielípticas (mola helicoidal na Frontier)
Rodas
Dimensões 7,5 x 18 pol 8 x 18 pol 18 pol 18 pol
Pneus 265/60 R 18 265/60 R 18 255/60 R 18 265/60 R 18
Dimensões
Comprimento 5,408 m 5,354 m 5,264 m 5,33 m
Largura 1,874 m 1,86 m 1,85 m 1,855 m
Altura 1,847 m 1,848 m 1,86 m 1,815 m
Entre-eixos 3,096 m 3,22 m 3,15 m 3,085 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 76 l 80 l 80 l 80 l
Caçamba 1.061 l 1.180 l 1.054 l ND
Capacidade de carga 1.049 kg 1.002 kg 1.000 kg 1.000 kg
Peso em ordem de marcha 2.101 kg 2.261 kg 2.115 kg 2.090 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 180 km/h ND ND ND
0 a 100 km/h 10,3 s ND ND ND
Consumo em cidade 8,6 km/l 8,5 km/l 9,2 km/l 9,0 km/l
Consumo em rodovia 11,2 km/l 10,1 km/l 10,5 km/l 10,5 km/l
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro
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