O baixo peso contribui para a agilidade do Swift Sport, mas o torque em baixa
do motor de 1,6 litro e 16 válvulas é modesto diante dos rivais com turbo
Tivemos as duas versões à disposição no verdadeiro parque de diversões de adultos — ao menos na idade — que é o circuito Velo Cittá. Não é exatamente uma pista de alta velocidade, mas tem tantas curvas quanto um intestino delgado, e se há uma coisa de que esse “Suzukinho” gosta é de curva.
Mesmo com o controle desativado, o Swift
manteve-se “grudado” no asfalto: pode-se dizer
que ele é à prova de excessos do motorista
Primeiro saímos com a versão Sport, porque a filosofia sempre é ir do menos para o mais. O primeiro sintoma de que se trata de um carro esportivo de fato e de direito são os bancos, revestidos de couro e com formato de concha de verdade, porque as laterais são de chapa e não de espuma. O motorista fica tão colado ao banco que não precisa carregar força no volante para se segurar.
Embora os 142 cv permitam boas acelerações, o grande destaque do Swift está mesmo no comportamento em curvas. Dirigimos primeiro com auxílio do controle de estabilidade, o que permitiu constatar que o sistema atua quando o carro começa a desgarrar de frente, freando as rodas de forma a impedir a derrapagem. Desativado o sistema por meio de um botão, o carro manteve-se “grudado” no asfalto. Pode-se dizer que é à prova de erro, uma tendência entre os esportivos modernos, que estão cada vez mais perdoáveis às falhas e excessos do motorista.
No “parque de diversões” Velo Cittá, o novo Suzuki cativou pela estabilidade
e o fácil controle, mesmo em direção esportiva com controle eletrônico desligado
Outro ponto alto são os freios, com uma “mordida” violenta, mas muito equilibrada. Interessante é que os discos não são grandes, o que mais uma vez beneficia o baixo peso. Na caixa de seis marchas, a última atua como sobremarcha e produz 3.300 rpm a 120 km/h, ou seja, mal chegaria a 5.400 ao atingir 195 km/h e mesmo a quinta só o levaria até 6.200 rpm (a potência máxima fica em 6.900 rpm). O curso da alavanca de câmbio poderia ser um pouco menor e com engates mais precisos.
Durante o teste no circuito foram montadas duas simulações: uma de maneabilidade, para desviar de cones, e outra para frear desviando. Nas duas situações o Swift se comportou mesmo como esportivo, ágil e muito fácil de dirigir. A diferença entre as versões — pelas rodas e pneus — é pequena no comportamento e só mesmo um piloto experiente consegue sentir. A suspensão (de conceitos simples, com eixo traseiro de torção) e o vão livre do solo não se alteraram em relação ao modelo vendido no Japão, mas parecem adequados aos padrões brasileiros.
Segundo a Suzuki, a ideia do novo Swift é divertir. Deve ser por isso que hoje a maior empresa de locação de carros esportivos do autódromo de Nürburgring, na Alemanha — a Rent 4 Ring —, usa esse modelo para seus clientes. Disponível a partir de meados de setembro, ele tem previsão de alcançar 100 compradores por mês, gente que não vai pagar pouco por um brinquedo, mas tem prazer garantido em uma boa estradinha sinuosa.
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Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 78 x 83 mm |
Cilindrada | 1.586 cm³ |
Taxa de compressão | 11:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima | 142 cv a 6.900 rpm |
Torque máximo | 17,0 m.kgf a 4.400 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | manual, 6 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 16 pol (R: 17 pol) |
Pneus | 195/50 R 16 (R: 205/45 R 17) |
Dimensões | |
Comprimento | 3,89 m |
Largura | 1,695 m |
Altura | 1,51 m |
Entre-eixos | 2,43 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 42 l |
Compartimento de bagagem | 211 l |
Peso em ordem de marcha | 1.065 kg |
Desempenho e consumo | |
Não disponíveis | |
Dados do fabricante |