Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Diversão é o sobrenome do Swift Sport, o novo Suzuki

04/09/2014
in Avaliação, Suzuki

Suzuki Swift Sport

 

Suzuki Swift Sport
Suzuki Swift Sport R
 
O baixo peso contribui para a agilidade do Swift Sport, mas o torque em baixa
do motor de 1,6 litro e 16 válvulas é modesto diante dos rivais com turbo

 

Tivemos as duas versões à disposição no verdadeiro parque de diversões de adultos — ao menos na idade — que é o circuito Velo Cittá. Não é exatamente uma pista de alta velocidade, mas tem tantas curvas quanto um intestino delgado, e se há uma coisa de que esse “Suzukinho” gosta é de curva.

 

Mesmo com o controle desativado, o Swift
manteve-se “grudado” no asfalto: pode-se dizer
que ele é à prova de excessos do motorista

 

Primeiro saímos com a versão Sport, porque a filosofia sempre é ir do menos para o mais. O primeiro sintoma de que se trata de um carro esportivo de fato e de direito são os bancos, revestidos de couro e com formato de concha de verdade, porque as laterais são de chapa e não de espuma. O motorista fica tão colado ao banco que não precisa carregar força no volante para se segurar.

Embora os 142 cv permitam boas acelerações, o grande destaque do Swift está mesmo no comportamento em curvas. Dirigimos primeiro com auxílio do controle de estabilidade, o que permitiu constatar que o sistema atua quando o carro começa a desgarrar de frente, freando as rodas de forma a impedir a derrapagem. Desativado o sistema por meio de um botão, o carro manteve-se “grudado” no asfalto. Pode-se dizer que é à prova de erro, uma tendência entre os esportivos modernos, que estão cada vez mais perdoáveis às falhas e excessos do motorista.

 

Suzuki Swift Sport R

 
No “parque de diversões” Velo Cittá, o novo Suzuki cativou pela estabilidade
e 
o fácil controle, mesmo em direção esportiva com controle eletrônico desligado

 

Outro ponto alto são os freios, com uma “mordida” violenta, mas muito equilibrada. Interessante é que os discos não são grandes, o que mais uma vez beneficia o baixo peso. Na caixa de seis marchas, a última atua como sobremarcha e produz 3.300 rpm a 120 km/h, ou seja, mal chegaria a 5.400 ao atingir 195 km/h e mesmo a quinta só o levaria até 6.200 rpm (a potência máxima fica em 6.900 rpm). O curso da alavanca de câmbio poderia ser um pouco menor e com engates mais precisos.

 


Auto Livraria

 

Durante o teste no circuito foram montadas duas simulações: uma de maneabilidade, para desviar de cones, e outra para frear desviando. Nas duas situações o Swift se comportou mesmo como esportivo, ágil e muito fácil de dirigir. A diferença entre as versões — pelas rodas e pneus — é pequena no comportamento e só mesmo um piloto experiente consegue sentir. A suspensão (de conceitos simples, com eixo traseiro de torção) e o vão livre do solo não se alteraram em relação ao modelo vendido no Japão, mas parecem adequados aos padrões brasileiros.

Segundo a Suzuki, a ideia do novo Swift é divertir. Deve ser por isso que hoje a maior empresa de locação de carros esportivos do autódromo de Nürburgring, na Alemanha — a Rent 4 Ring —, usa esse modelo para seus clientes. Disponível a partir de meados de setembro, ele tem previsão de alcançar 100 compradores por mês, gente que não vai pagar pouco por um brinquedo, mas tem prazer garantido em uma boa estradinha sinuosa.

Mais Avaliações

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 78 x 83 mm
Cilindrada 1.586 cm³
Taxa de compressão 11:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima 142 cv a 6.900 rpm
Torque máximo 17,0 m.kgf a 4.400 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 16 pol (R: 17 pol)
Pneus 195/50 R 16 (R: 205/45 R 17)
Dimensões
Comprimento 3,89 m
Largura 1,695 m
Altura 1,51 m
Entre-eixos 2,43 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 42 l
Compartimento de bagagem 211 l
Peso em ordem de marcha 1.065 kg
Desempenho e consumo
Não disponíveis
Dados do fabricante

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoesportivoSuzukiSwiftSwift Sport

Related Posts

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025
Promoção: revistas Moto! para os fãs das duas rodas
Auto Livraria - motos

Promoção: revistas Moto! para os fãs das duas rodas

01/09/2022
Grand Vitara, Sidekick e SX4: catálogos dos 4×4 da Suzuki
Auto Livraria - outras marcas

Grand Vitara, Sidekick e SX4: catálogos dos 4×4 da Suzuki

02/07/2022
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp