Ka+: após 10 anos, Ford se renova em sedãs de entrada

Ford Ka Mais

 
Capacidade do porta-malas (445 litros) é modesta diante de alguns concorrentes,
mas as articulações pantográficas evitam amassar a bagagem ao fechar

 

Na parte interna o Ka+ preserva os elementos do hatch, que variam apenas em cor — caso dos apliques do volante e da moldura do rádio, que mudam de prata para preto brilhante. Mesmo o espaço no banco traseiro é similar, adequado para dois adultos e restrito para três. Atrás da cabine é que o sedã justifica o “mais” de seu nome: a capacidade do porta-malas passa de 257 litros do hatch para 445 litros, embora um tanto modesta dentro da categoria (são 562 no Etios, 520 no Grand Siena, 510 no Logan, 500 no Prisma, 480 no Voyage, 460 no Versa e 450 litros no HB20 S). Merece elogios o uso de articulações pantográficas na tampa, como no Fiesta substituído, que poupam espaço e evitam amassar a bagagem ao fechar.

 

O conhecido Sigma 1,5 caiu como uma luva
ao Ka+: tem ótimas respostas, arranca com rapidez,
funciona suave e com poucas vibrações

 

Motor do Fiesta em carro mais leve

Além do motor de 1,0 litro já analisado na avaliação do Ka hatch, a Ford oferece para ambas as carrocerias o Sigma de 1,5 litro, já conhecido do novo Fiesta e fabricado em Taubaté, SP (o 1,0 sai de Camaçari). Ainda sem variação do tempo de abertura das válvulas, recurso exclusivo do 1,6-litro, o motor recebeu preaquecimento de álcool para partida a frio, mas ficou um pouco menos potente na nova aplicação: produz 105 cv e torque de 14,6 m.kgf com gasolina (Fiesta, 107 cv e 14,8 m.kgf) e 110 cv e 14,9 m.kgf com álcool (Fiesta, 111 cv e 15 m.kgf). Por outro lado, o Ka pesa menos: 1.048 kg o sedã SEL e 1.034 kg o hatch de mesma versão, ante 1.108 kg do mais leve Fiesta, o hatch S.

No restante a mecânica é a mesma vista no Ka hatch, do câmbio às suspensões — com as devidas recalibrações para o aumento de peso na traseira —, passando pela assistência elétrica de direção e os freios. Os pneus 195/55 R 15 do SEL, embora contribuam para o visual e a estabilidade, são exagerados para o motor de 1,0 litro e desfavorecem desempenho e consumo; para esses fins seriam melhor que a versão mantivesse os 175/65 R 14 da SE.

 

Ford Ka+

 

Ford Sigma
Ford Ka+
 
Ao lado do 1,0-litro de três cilindros já visto no hatch, o Ka+ oferece o Sigma de
1,5 litro com 110 cv e bom torque, que oferece desempenho bem adequado

 

Na avaliação de lançamento, promovida pela Ford na cidade de Trancoso, BA, o Best Cars dirigiu o sedã SEL com motor 1,5 — unidade que deve responder por 70% das vendas com tal carroceria, na previsão do fabricante. Assim como o hatch, o Ka+ ficou bem interessante, com interior agradável que não transmite aspecto espartano, posição de dirigir bem resolvida — embora a alguns possa incomodar a falta de ajuste em distância do volante — e painel de boa visualização dos instrumentos.

 

 

Com bancos confortáveis, o espaço interno é adequado mesmo para quem senta no banco traseiro. Com estatura de 1,80 m, nosso avaliador em geral fica apertado nessa posição em um compacto, mas o novo Ford tem uma configuração adequada com altura interna acima da média da classe, pelo que não foi problema se acomodar. Detalhes que poderiam ser adicionados são função um-toque para todos os controles elétricos de vidros (existe apenas no do motorista), faixa degradê no para-brisa, repetidores laterais das luzes de direção e ajuste elétrico de retrovisores, embora seja oferecido como acessório.

O conhecido Sigma 1,5 caiu como uma luva nesse carro. Com menor peso que no Fiesta, tem ótimas respostas, arranca com rapidez e desenvolve velocidade de maneira rápida. A sensação é de muito bom desempenho para os padrões do segmento, com um funcionamento suave e de poucas vibrações que permite manter bom ritmo de viagem sem esforço. As trocas de marchas são muito precisas e leves e a direção mostra-se bem macia em baixa velocidade.

 

Ford Ka+

 

Ford Ka Mais
Ford Ka Mais
 
Sem empolgar pelo estilo ou pela potência, o novo sedã anuncia um conjunto
equilibrado e competente: pode ser o que a Ford queria como sucessor do Rocam

 

A Ford conseguiu também um excelente acerto de suspensão, o que o deixou o modelo bem equilibrado: enfrenta bem as curvas de uma rodovia sinuosa e supera valetas e lombadas sem incômodo. Mesmo com o baixo perfil dos pneus, nota-se eficiente absorção de irregularidades do piso, aspecto em que o fabricante costuma sobressair no mercado. A visibilidade traseira é que deixa a desejar, como habitual em sedãs de traseira alta, o que torna recomendável a aplicação de sensores de estacionamento como acessórios.

Embora o primeiro contato seja sempre limitado — aguardamos a avaliação completa —, o Ka+ deixa a sensação de que a Ford agora tem um sedã de entrada em condições de brigar em pé de igualdade com os melhores concorrentes. Não tem o desenho de maior impacto, o maior porta-malas ou o motor mais potente, mas é bastante equilibrado em seu conjunto e, como acontece com a maioria dos carros da marca, conquista o motorista mais ao dirigir que pelo que demonstra parado. Em um segmento com várias boas opções, isso não é tudo, mas é um bom argumento.

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Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 79 x 76,4 mm
Cilindrada 1.499 cm³
Taxa de compressão 11:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 105 cv a 6.500 rpm/110 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 14,6/14,9 m.kgf a 4.250 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual, 5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6 x 15 pol
Pneus 195/55 R 15
Dimensões
Comprimento 4,254 m
Largura 1,695 n
Altura 1,525 m
Entre-eixos 2,491 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l
Compartimento de bagagem 445 l
Peso em ordem de marcha 1.048 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
Consumo em cidade 11,5/7,9 km/l
Consumo em rodovia 13,6/9,5 km/l
Dados do fabricante para versão SEL; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

 

 

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