Mitsubishi Outlander muda de novo e ganha um diesel

Mitsubishi Outlander

 

Utilitário esporte adota estilo mais imponente na linha 2016,
que traz a inédita opção de motor turbodiesel de 165 cv

Texto: Geraldo Tite Simões – Fotos: divulgação

 

Menos de dois anos após o lançamento da terceira geração do Outlander no Brasil, em agosto de 2013, a Mitsubishi já apresenta uma reforma visual para o utilitário esporte, apresentada em abril no Salão de Nova York. As mudanças de estilo vêm acompanhadas do primeiro motor a diesel oferecido no modelo.

Designado como New Outlander (talvez porque “novo” não parecesse novo o bastante…), o modelo 2016 passa a oferecer quatro versões: com motor de 2,0 litros e quatro cilindros, potência de 160 cv e torque de 20,1 m.kgf; com o V6 de 3,0 litros, 240 cv e 31 m.kgf em acabamentos GT e GT Pack; e o turbodiesel de 2,3 litros e quatro cilindros, com 165 cv e 36,7 m.kgf. O 2,0-litros tem cinco lugares, câmbio automático de variação contínua e tração dianteira; os demais, sete lugares, caixa automática tradicional de seis marchas e tração integral (confira os equipamentos de cada versão no quadro abaixo).

Inspirado no conceito XR-PHEV, o Outlander ganhou uma frente imponente, com grade e emblema maiores e mais elementos cromados — parece que não agradou o desenho “limpo” do anterior em uma época na qual os exageros estão em voga. As versões a diesel e GT Pack ganham faróis por leds no facho baixo, enquanto as outras continuam com lâmpadas halógenas. Na traseira, as novas lanternas também usam leds e assumem o tom vermelho como padrão, sem a ampla área cromada das anteriores. Não foi preciso mexer em painéis metálicos, o que acarretaria maior custo.

 

 
Mais cromados e adornos substituem aspecto limpo na frente do
Outlander; a versão a diesel vem completa e é a mais cara da linha

 

Por dentro as alterações foram sutis, como detalhes de acabamento cromados e em preto brilhante, volante com empunhadura revista e melhorias no isolamento acústico. O motor a diesel, dotado de quatro válvulas por cilindro e turbina de geometria variável, desenvolve o torque máximo (36,7 m.kgf) na faixa entre 1.500 e 2.750 rpm. A Mitsubishi afirma ainda ter aprimorado o câmbio CVT da versão de 2,0 litros, os amortecedores traseiros e a calibração da direção.

 

Mesmo que não se trate de um carro pensado para trilhas radicais, ele atende bem a quem precisa superar trechos de terra ou lama com a família

 

Ao volante

O Best Cars avaliou o Outlander 2016 no autódromo Velocittá, de propriedade da Mitsubishi e palco de muitos eventos esportivos. A primeira constatação com a nova versão a diesel é: esqueça o que já ouviu sobre veículos a diesel. O 2,3-litros encerra os preconceitos que ainda poderiam existir sobre o tipo de motor, pela notável suavidade de funcionamento e o baixo nível de ruído.

Dirigimos o utilitário esporte em uma pista de terra com obstáculos, na rodovia e até no autódromo, e ele confirmou sua grande versatilidade. Apenas a versão a diesel estava disponível, mas as impressões obtidas com o V6 em 2013 permanecem, em regra, válidas. O acabamento interno e o conforto dos bancos são adequados a um produto de R$ 174 mil e há numerosos itens de conveniência e segurança.

 

 
A traseira recebeu lanternas com mais vermelho; no interior de sete
lugares da versão, apenas detalhes de acabamento foram revistos

 

Foi feita uma simulação para medir o ângulo de esterço, que é muito bom para um carro de 4,7 metros. Na pista, surpreendeu o comportamento em curva, acima do esperado para um carro tão alto (1,68 m) e pesado (1.640 kg). Decerto que os pneus 255/55 R 18 têm boa dose de responsabilidade por essa eficiência. No limite percebe-se a inclinação da carroceria e os esforços da suspensão; mesmo assim, o carro passa uma sensação de segurança desejável em um modelo feito para a família.

 

 

O desempenho do motor a diesel foi muito bom, com atuação correta do câmbio, embora preferíssemos que os comandos de troca de marchas acompanhassem o volante em vez de ser fixos à coluna de direção. Em sexta marcha o motor manteve a rotação de 2.100 rpm a 120 km/h e, graças ao citado trabalho de isolamento acústico, ficou tão silencioso que realçou outros ruídos, como dos pneus e do vento passando pela coluna dianteira.

Para testar os vários componentes de segurança foi montado um circuito com slalom, frenagem, avaliações de controle de estabilidade e “desvio do alce” — mas nada ainda surpreende nesses sistemas eletrônicos, cada vez mais presentes em produtos dessa faixa de preço. Nos trechos fora de estrada o Outlander fez jus à fama da marca, várias vezes campeã dos mais severos ralis do mundo. O rodar é confortável e transmite robustez. Mesmo em condições de baixa aderência, o sistema ABS atua de forma confiável, sem liberar em demasia a força de frenagem.

 

 
Com alto torque e funcionamento suave, o 2,3-litros mostrou-se boa
opção para a estrada e fora dela, mas cabe considerar seu custo elevado

 

Pudemos testar as três opções de tração — 4×2, 4×4 sob demanda e 4×4 bloqueado — e, mesmo que não se trate de um carro pensado para trilhas radicais, ele atende muito bem ao usuário que tem sítio e precisa superar trechos de terra ou lama com a família dentro. Embora o tanque de combustível de 60 litros não esteja à altura do tipo de veículo (deveria ser maior, ao menos para o V6), a economia do motor a diesel resulta em grande autonomia. O que cabe considerar é se vale a pena pagar R$ 22 mil a mais que o V6 completo por essa versão.

Com um porta-malas gigantesco (na configuração para cinco pessoas) e uma terceira fileira de bancos razoável para adultos de baixa estatura, com cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos, é realmente um carro 100% família. Por ser fácil de dirigir, vai agradar ao público feminino, que dispõe ainda de itens interessantes como o acionamento elétrico para abrir e fechar a tampa do porta-malas, sem correr o risco de riscar o esmalte da unha.

Mais Avaliações

 

Versões, preços e equipamentos

Outlander 2,0 a gasolina (R$ 115 mil): sete bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, cortinas e para os joelhos do motorista), freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), rodas de 18 polegadas com pneus 225/55, faróis de neblina, ar-condicionado automático, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos dianteiros com aquecimento, revestimento em couro, bancos traseiros reclináveis, comandos de áudio no volante, computador de bordo, controlador de velocidade, limpador de para-brisa e faróis automáticos, rádio com CD/MP3/DVD e entrada para cartão SD, interface Bluetooth para telefone celular, volante com ajuste de altura e distância e teto solar com controle elétrico. Acessórios aplicáveis em concessionária: sensores de estacionamento traseiros e câmera para manobras.

Outlander GT V6 3,0 a gasolina (R$ 142 mil): o mesmo conteúdo do 2,0 mais tração integral com três modos de uso (4×2, 4×4 automático e 4×4 bloqueado), controle eletrônico de estabilidade e tração, ar-condicionado automático de duas zonas e assistente para saída em rampa.

Outlander GT Pack V6 3,0 a gasolina (R$ 152 mil): como o GT V6 mais controlador da distância ao tráfego à frente, frenagem automática em caso de risco de colisão, câmera traseira de manobras, alerta para saída da faixa de rolamento, faróis baixos em leds, acesso à cabine e partida do motor com chave presencial e tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos.

Outlander 2,3 turbodiesel (R$ 174 mil): como o GT Pack V6.

 

Ficha técnica

Motor

Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 86 x 97,6 mm
Cilindrada 2.268 cm³
Taxa de compressão 14,9:1
Alimentação injeção direta de duto único, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 3.500 rpm
Torque máximo 36,7 m.kgf de 1.500 a 2.750 rpm

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas automático, 6
Tração integral

Freios

Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim

Direção

Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica

Suspensão

Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal

Rodas

Dimensões 7 x 18 pol
Pneus 225/55 R 18

Dimensões

Comprimento 4,695 m
Largura 1,81 m
Altura 1,68 m
Entre-eixos 2,67 m

Capacidades e peso

Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem ND
Peso em ordem de marcha 1.640 kg
Dados do fabricante; ND = não disponível; desempenho e consumo não informados

 

 

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