Sedã recebe controle de estabilidade e versão com interior em bege; espaço e suavidade permanecem seus principais atributos
Texto: Geraldo Tite Simões – Fotos: divulgação
Ainda atual com sua carroceria lançada há dois anos, o Nissan Sentra chega à linha 2016 com poucas, mas boas, novidades. O sedã médio, que teve um crescimento de vendas de 111% entre 2013 e 2014 por conta da reformulação, recebe controle eletrônico de estabilidade e tração, item de série nas três opções com câmbio automático de variação contínua (CVT); traz a versão de topo Unique, com interior em bege e cinza; e ganha o sistema Connect de acesso a redes sociais.
O controle de estabilidade era uma falta injustificável, pois grande parte da concorrência já o trazia e, de resto, estava disponível na linha de produção do sedã no México — o custo de implantação nesse caso é bastante baixo, por se tratar mais de programação eletrônica que de dispositivos adicionais. O acabamento em tons claros é uma alternativa bem-vinda, que havia obtido certa aceitação na série especial de mesmo nome do Sentra anterior, em 2012. Quanto ao Connect, restrito às versões SL e Unique, permite receber informações de redes sociais e passá-las ao navegador, como um endereço de evento para o qual se for convidado.
A versão Unique (fotos) torna-se a mais luxuosa do Sentra, mas todas as dotadas de CVT ganham controle de estabilidade; o sistema Connect equipa tanto a Unique quanto a SL
Aliado à recente valorização do dólar em relação ao real, o novo recurso de segurança elevou os preços do Sentra, que agora custa de R$ 69.190 a R$ 87.490, conforme a versão. São aumentos expressivos em relação aos valores da época do lançamento, que não passavam de R$ 72 mil para o SL com teto solar (veja o conteúdo de cada uma no quadro abaixo).
Com mais de 90% do torque a apenas 2.000 rpm e aliado ao câmbio de variação contínua, o motor do Sentra responde de forma muito eficiente à aceleração
Ao volante
Embora as novidades mal justificassem uma avaliação, a Nissan convidou a imprensa a dirigir o Sentra 2016 na região de Búzios, RJ. O motor mantém-se o 2,0-litros flexível, com potência algo modesta para os padrões atuais — 140 cv com qualquer dos combustíveis —, mas o número que faz mais sentido é o da distribuição de torque. Mais de 90% do valor máximo (20 m.kgf) aparecem a apenas 2.000 rpm, o que aliado ao câmbio CVT faz o motor responder de forma muito eficiente à aceleração.
Quem nunca dirigiu veículo com CVT pode estranhar a forma como o motor cresce de giro sem os “trancos” das trocas de marcha: às vezes a rotação estabiliza e a velocidade sobe, de forma muito progressiva e sem ressaltos. No caso específico do Sentra, ao acelerar fundo percebe-se aumento exagerado do ruído, mas não acompanhado de vibração. À velocidade de 120 km/h o motor revela confortáveis 2.100 rpm e responde prontamente ao comando do acelerador.
Revestimento em couro e parte dos plásticos do Unique vêm em tom bege, como na edição limitada oferecida em 2012: bem-vinda alternativa aos que preferem interiores claros
Outra característica desse câmbio é não propiciar freio-motor nas desacelerações: é quase como se entrasse em ponto-morto, o que pode ser evitado pelo uso do botão overdrive, que desativa as relações mais longas, ou usando a posição L (baixa) se a necessidade de retenção for intensa, como em descida íngreme. Esse câmbio não tem simulador de marchas, como o do Renault Fluence (que usa basicamente a mesma caixa), ou opção de “trocas” pela alavanca.
Como o teste foi realizado na versão Unique em piso seco e em retas, não foi possível avaliar o controle de estabilidade. Assim, além da suavidade de condução pelo CVT e do bom motor, um ponto alto do Sentra que ficou evidente continua a ser o espaço interno: o vão para pernas no banco traseiro chega a ser maior que em diversos concorrentes e ainda sobrou espaço para um porta-malas de 503 litros de capacidade.
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Versões, equipamentos e preços
• Sentra S (R$ 69.190): vem de série com câmbio manual de seis marchas, alarme, acabamento dos bancos em veludo, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controles de áudio e da interface Bluetooth no volante, faróis de neblina, freios ABS com distribuição eletrônica e assistência de emergência, ganchos Isofix para cadeiras de crianças, lanternas traseiras em leds, partida a frio sem uso de gasolina, rádio/CD com MP3, rodas de alumínio de 16 pol e volante com regulagem de altura e distância.
• Sentra SV (R$ 76 mil): como no S, mais câmbio de variação contínua (CVT), ar-condicionado automático de duas zonas, bancos de couro preto, câmera traseira para manobras, controle de estabilidade, controlador de velocidade e rádio com mostrador de 4,3 pol.
• Sentra SL (R$ 82.490): como no SV, mais bolsas infláveis laterais e de cortina, acendimento automático dos faróis, navegador com Connect, rádio com mostrador de 5,8 pol, retrovisor interno fotocrômico, rodas de 17 pol e sensores de estacionamento na traseira. Opcional: teto solar (R$ 85 mil)
• Sentra Unique (R$ 87.490): como no SL com teto solar, mais interior em bege e cinza, rodas exclusivas, soleiras das portas iluminadas e alarme volumétrico.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 84 x 90,1 mm |
Cilindrada | 1.997 cm³ |
Taxa de compressão | 9,7:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima | 140 cv a 5.100 rpm |
Torque máximo | 20 m.kgf a 4.800 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | variação contínua |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 17 pol |
Pneus | 205/50 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,625 m |
Largura | 1,761 m |
Altura | 1,500 m |
Entre-eixos | 2,700 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 52 l |
Compartimento de bagagem | 503 l |
Peso em ordem de marcha | 1.348 kg |
Desempenho e consumo | |
Velocidade máxima | 186 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,1 s |
Consumo em cidade | 10,2/6,9 km/l |
Consumo em rodovia | 12,9/9,1 km/l |
Dados do fabricante; consumo pelos padrões do Inmetro/Conpet |