Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Nissan Sentra 2016 traz poucas, mas boas, novidades

02/07/2015
in Avaliação, Nissan

Nissan Sentra Unique

 

Sedã recebe controle de estabilidade e versão com interior em bege; espaço e suavidade permanecem seus principais atributos

Texto: Geraldo Tite Simões – Fotos: divulgação

 

Ainda atual com sua carroceria lançada há dois anos, o Nissan Sentra chega à linha 2016 com poucas, mas boas, novidades. O sedã médio, que teve um crescimento de vendas de 111% entre 2013 e 2014 por conta da reformulação, recebe controle eletrônico de estabilidade e tração, item de série nas três opções com câmbio automático de variação contínua (CVT); traz a versão de topo Unique, com interior em bege e cinza; e ganha o sistema Connect de acesso a redes sociais.

O controle de estabilidade era uma falta injustificável, pois grande parte da concorrência já o trazia e, de resto, estava disponível na linha de produção do sedã no México — o custo de implantação nesse caso é bastante baixo, por se tratar mais de programação eletrônica que de dispositivos adicionais. O acabamento em tons claros é uma alternativa bem-vinda, que havia obtido certa aceitação na série especial de mesmo nome do Sentra anterior, em 2012. Quanto ao Connect, restrito às versões SL e Unique, permite receber informações de redes sociais e passá-las ao navegador, como um endereço de evento para o qual se for convidado.

 

Nissan Sentra Unique

 

Nissan Sentra Unique
Nissan Sentra Unique

 
A versão Unique (fotos) torna-se a mais luxuosa do Sentra, mas todas as dotadas de CVT ganham controle de estabilidade; o sistema Connect equipa tanto a Unique quanto a SL

 

Aliado à recente valorização do dólar em relação ao real, o novo recurso de segurança elevou os preços do Sentra, que agora custa de R$ 69.190 a R$ 87.490, conforme a versão. São aumentos expressivos em relação aos valores da época do lançamento, que não passavam de R$ 72 mil para o SL com teto solar (veja o conteúdo de cada uma no quadro abaixo).

 

Com mais de 90% do torque a apenas 2.000 rpm e aliado ao câmbio de variação contínua, o motor do Sentra responde de forma muito eficiente à aceleração

 

Ao volante

Embora as novidades mal justificassem uma avaliação, a Nissan convidou a imprensa a dirigir o Sentra 2016 na região de Búzios, RJ. O motor mantém-se o 2,0-litros flexível, com potência algo modesta para os padrões atuais — 140 cv com qualquer dos combustíveis —, mas o número que faz mais sentido é o da distribuição de torque. Mais de 90% do valor máximo (20 m.kgf) aparecem a apenas 2.000 rpm, o que aliado ao câmbio CVT faz o motor responder de forma muito eficiente à aceleração.

Quem nunca dirigiu veículo com CVT pode estranhar a forma como o motor cresce de giro sem os “trancos” das trocas de marcha: às vezes a rotação estabiliza e a velocidade sobe, de forma muito progressiva e sem ressaltos. No caso específico do Sentra, ao acelerar fundo percebe-se aumento exagerado do ruído, mas não acompanhado de vibração. À velocidade de 120 km/h o motor revela confortáveis 2.100 rpm e responde prontamente ao comando do acelerador.

 

Nissan Sentra Unique

 

Nissan Sentra Unique
Nissan Sentra Unique

 
Revestimento em couro e parte dos plásticos do Unique vêm em tom bege, como na edição limitada oferecida em 2012: bem-vinda alternativa aos que preferem interiores claros

 

Outra característica desse câmbio é não propiciar freio-motor nas desacelerações: é quase como se entrasse em ponto-morto, o que pode ser evitado pelo uso do botão overdrive, que desativa as relações mais longas, ou usando a posição L (baixa) se a necessidade de retenção for intensa, como em descida íngreme. Esse câmbio não tem simulador de marchas, como o do Renault Fluence (que usa basicamente a mesma caixa), ou opção de “trocas” pela alavanca.

Como o teste foi realizado na versão Unique em piso seco e em retas, não foi possível avaliar o controle de estabilidade. Assim, além da suavidade de condução pelo CVT e do bom motor, um ponto alto do Sentra que ficou evidente continua a ser o espaço interno: o vão para pernas no banco traseiro chega a ser maior que em diversos concorrentes e ainda sobrou espaço para um porta-malas de 503 litros de capacidade.

Mais Avaliações

 

 

Versões, equipamentos e preços

• Sentra S (R$ 69.190): vem de série com câmbio manual de seis marchas, alarme, acabamento dos bancos em veludo, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controles de áudio e da interface Bluetooth no volante, faróis de neblina, freios ABS com distribuição eletrônica e assistência de emergência, ganchos Isofix para cadeiras de crianças, lanternas traseiras em leds, partida a frio sem uso de gasolina, rádio/CD com MP3, rodas de alumínio de 16 pol e volante com regulagem de altura e distância.

• Sentra SV (R$ 76 mil): como no S, mais câmbio de variação contínua (CVT), ar-condicionado automático de duas zonas, bancos de couro preto, câmera traseira para manobras, controle de estabilidade, controlador de velocidade e rádio com mostrador de 4,3 pol.

Nissan Sentra SL
Nissan Sentra SL
Nissan Sentra SL

• Sentra SL (R$ 82.490): como no SV, mais bolsas infláveis laterais e de cortina, acendimento automático dos faróis, navegador com Connect, rádio com mostrador de 5,8 pol, retrovisor interno fotocrômico, rodas de 17 pol e sensores de estacionamento na traseira. Opcional: teto solar (R$ 85 mil)

• Sentra Unique (R$ 87.490): como no SL com teto solar, mais interior em bege e cinza, rodas exclusivas, soleiras das portas iluminadas e alarme volumétrico.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 84 x 90,1 mm
Cilindrada 1.997 cm³
Taxa de compressão 9,7:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima 140 cv a 5.100 rpm
Torque máximo 20 m.kgf a 4.800 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas variação contínua
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 17 pol
Pneus 205/50 R 17
Dimensões
Comprimento 4,625 m
Largura 1,761 m
Altura 1,500 m
Entre-eixos 2,700 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l
Compartimento de bagagem 503 l
Peso em ordem de marcha 1.348 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 186 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,1 s
Consumo em cidade 10,2/6,9 km/l
Consumo em rodovia 12,9/9,1 km/l
Dados do fabricante; consumo pelos padrões do Inmetro/Conpet

 

 

Tags: NissannotíciasSentraSentra SLSentra Unique

Related Posts

Nissan Frontier: quadros com a terceira das picapes japonesas
Auto Livraria - Nissan

Nissan Frontier: quadros com a terceira das picapes japonesas

08/07/2024
Nissan: catálogos de Pathfinder, Frontier, Maxima e mais
Auto Livraria - Nissan

Nissan: catálogos de Pathfinder, Frontier, Maxima e mais

10/06/2022
Volkswagen Taos: SUV entra em pré-venda a partir de R$ 155 mil
Fora de estrada

Volkswagen Taos: SUV entra em pré-venda a partir de R$ 155 mil

01/06/2021
BMW X5 M Competition, com V8 de 625 cv, chega ao Brasil por R$ 973.950
BMW

BMW X5 M Competition, com V8 de 625 cv, chega ao Brasil por R$ 973.950

19/05/2021
Fora de estrada

Volvo traz XC40 elétrico de 408 cv ao Brasil por R$ 390 mil

18/05/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp