Novo Ford Ka faz um bem-vindo retorno às origens

Ford Ka SEL

 
A maior potência dos 1,0-litro e bom torque fazem esperar bom desempenho
do novo Ka, embora as sensações ao dirigi-lo tenham deixado dúvidas

 

Pelas medições da Ford, o novo Ka está bem situado na classe em espaço: empata com o Gol em primeiro lugar na acomodação da cabeça na frente, só perde para ele no mesmo item no banco traseiro e fica atrás apenas do Onix no espaço de pernas na traseira (lembrando que o Sandero não foi considerado). De fato, o que se nota é um interior que leva com bastante folga duas pessoas de 1,75 metro atrás de outras da mesma estatura, embora a largura atrás seja insuficiente para três.

Comedida é também a capacidade de bagagem, 257 litros, uma das menores da categoria e inferior em 6 litros à do anterior, mesmo beneficiada pela adoção de estepe temporário. Este vem sob o assoalho, por dentro, o que elimina antiga reclamação de donos de Ka sobre a montagem externa sob a carroceria. Perdeu-se ainda a facilidade da base de acesso de carga, baixíssima no modelo antigo — agora é alta como na maioria dos carros.

 

Nova plataforma e moderno três-cilindros

O novo Ka parte de uma plataforma atualizada, similar à do atual Fiesta, um passo importante sobre o anterior — nascido em 2007 com a arquitetura do primeiro Fiesta nacional de 11 anos antes. Além do esperado avanço em resistência estrutural, a ser verificado em teste de colisão do Latin NCap, há vantagens como a assistência elétrica de direção, que por si só traz 3% de economia de combustível comparada à antiga hidráulica.

 

Ford motor 3C
Ford motor 3C
 
O motor de três cilindros tem medidas interessantes, como volante desigual para
anular 
vibrações e correia banhada em óleo com vida útil de 240 mil km

 

Inédito, o motor 3C Duplo Comando de 1,0 litro e três cilindros em linha reúne técnicas atuais como quatro válvulas por cilindro, variação do tempo de abertura tanto nas de admissão quanto nas de escapamento, preaquecimento de álcool para partida a frio sem usar gasolina, cabeçote com coletor de escapamento integrado (permite montar o catalisador em posição favorável para que atinja mais rápido sua temperatura ideal) e circuitos de arrefecimento separados para o cabeçote e o bloco. Este, porém, é de ferro fundido e não de alumínio como no VW de construção similar usado pelo Up.

 

Pontos positivos são o rodar, com muito bom
isolamento de asperezas, e o baixo nível
de ruído geral: a 120 km/h viaja-se com conforto

 

Uma inovação do motor, tomada emprestada do Ecoboost de mesma cilindrada da Ford europeia, é o sistema de compensação de vibrações (inerentes a um três-cilindros) por meio de um “desequilíbrio intencional” de massas do volante e da polia do virabrequim, uma forma mais barata e favorável ao consumo de combustível que árvores de balanceamento. Outro item peculiar é a correia dentada dos comandos de válvulas, feita de borracha especial e imersa em óleo, que só requer manutenção após 10 anos ou 240.000 km de uso.

A potência de 80 cv com gasolina e 85 cv com álcool é a maior do segmento de 1,0 litro e o torque — 10,2 e 10,7 m.kgf, na mesma ordem — está entre os mais altos da classe. A fábrica divulga aceleração de 0 a 100 km/h em 13,9 segundos e retomada em quinta marcha que supera as da concorrência, apesar de ser mais longa que o usual na categoria para favorecer economia e conforto. O consumo pelos padrões do Inmetro também é menor que nos competidores elencados pela empresa.

 

Ford Ka SEL

 
Comportamento dinâmico, acionamento de comandos e conforto de marcha
deixaram boas sensações na avaliação do SEL: vemos sucesso pela frente

 

O Best Cars dirigiu o Ka SEL por 40 quilômetros em cidade e rodovia na região de Sorocaba, no interior paulista. As primeiras sensações positivas são o rodar confortável, com muito bom isolamento de asperezas e irregularidades do piso, e o baixo nível de ruído geral, em que o motor só se faz presente em alta rotação. A 120 km/h em quinta viaja-se a 4.000 rpm com conforto incomum na categoria. Comando de câmbio agradável e com marcha à ré muito fácil (à direita da quarta, sem travas redundantes), pedais macios em posição correta e direção levíssima em manobras são qualidades já esperadas pelo que ele compartilha com o Fiesta.

 

 

E o novo motor? É bom, mas poderia ser melhor. Ao menos em sensação, não entusiasma em desempenho para um 1,0-litro como o do Up: seja em baixa, média ou alta rotação, o Ka sempre parece lento nas respostas. Agrada a progressão suave desde regimes muito baixos, como 1.500 rpm; no entanto, o motor produz mais vibrações em faixa média de giros que os três-cilindros do Up e do Kia Picanto e não repete o som agradável desses modelos. Embora o trajeto de avaliação fosse muito limitado, pôde-se notar o comportamento estável e bem controlado em curvas de alta. E o ar-condicionado pareceu mesmo tão potente quanto apregoa o fabricante.

A sensação geral com o novo Ka foi bastante positiva. A fábrica acertou ao dotá-lo de mais conforto e melhor acabamento, aspectos que já não deixam a impressão de carro despojado, enquanto as qualidades de rodagem estão entre as melhores da classe — um bem-vindo retorno às origens do modelo. Poderia satisfazer mais quanto ao desempenho, é verdade, mas o ideal será julgá-lo nas condições usuais em futura avaliação completa. Por enquanto, pelo que apresenta e pelos preços competitivos, podemos prever uma carreira de sucesso para o Ford que acaba de nascer.

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Ficha técnica – SEL

Motor
Posição transversal
Cilindros 3 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 71,9 x 81,8 mm
Cilindrada 997 cm³
Taxa de compressão 12:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 80/85 cv a 6.300 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 10,2 m.kgf a 3.500 rpm/10,7 m.kgf a 4.500 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual, 5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 15 pol
Pneus 195/55 R 15
Dimensões
Comprimento 3,886 m
Largura 1,695 m
Altura 1,525 m
Entre-eixos 2,491 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l
Compartimento de bagagem 257 l
Peso em ordem de marcha 1.026 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima ND/166 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND/13,9 s
Consumo em cidade 13,0/8,9 km/l
Consumo em rodovia 15,1/10,4 km/l
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

 

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