Peugeot 3008: bons argumentos para encarar Compass

Quadro de instrumentos elevado é uma tela configurável; outra serve ao sistema de áudio; junto à alavanca de caixa, o freio de estacionamento elétrico

 

O acabamento do 3008 agrada, com painel revestido com uma combinação feliz de materiais que simula alumínio e couro. Nas partes onde encostamos o revestimento é macio. O console central elevado, que remete ao da geração anterior, abriga a alavanca de transmissão com estilo futurista e o botão de partida. O freio de estacionamento tem comando elétrico e há conveniências como controle elétrico de vidros com função um-toque para todos, porta-luvas refrigerado, retrovisores com rebatimento automático e retrovisor interno fotocrômico.

O espaço interno é amplo, suficiente para uma família média, e os três passageiros traseiros contam com cinto de três pontos e encosto de cabeça. As portas abrem em ângulo bem amplo, o que ajuda a entrada e saída de passageiros. Grande, o compartimento de bagagem de 520 litros pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro, que forma um assoalho plano, ou mesmo do dianteiro direito.

Alguns itens ficaram de fora do pacote Brasil, certamente para conter custos, como controlador da distância à frente, monitor frontal com frenagem automática; alertas para desatenção do motorista, veículo em ponto cego e saída da faixa da via; assistentes de faróis e de estacionamento, leitura de placas de sinalização, ajustes do controle de tração (como no 2008 THP), sistema de áudio Focal com 515 watts, câmera dianteira e acionamento elétrico da tampa traseira, comandado pelo movimento do pé sob o para-choque.

 

Motor turbo de 165 cv, com alto torque em baixa rotação, lida bem com os quase 1.600 kg

 

Plataforma mais leve, mesmo motor THP

O novo 3008 baseia-se na arquitetura EMP2 (Efficient Modular Plattform 2), já em amplo uso na Peugeot Citroën na Europa e que estreou por aqui na Citroën C4 Picasso. Comparada à antiga, permitiu redução de peso da ordem de 100 kg, para o que concorrem para-lamas dianteiros, braços de suspensão e estrutura do banco traseiro de alumínio, tampa traseira de termoplástico e aços de alta resistência. Nada mudou no motor THP, uma unidade ainda atual e com valores de potência e torque bem adequados aos 1.567 kg de peso do carro.

 

Com o motor turbo de 165 cv e alto torque, pode-se escolher uma tocada mais divertida ou rodar com rotação mais baixa, ainda assim com certa desenvoltura

 

Trata-se da opção a gasolina mais potente do mercado europeu, que dispõe ainda do Puretech turbo de 1,2 litro e 130 cv, além de unidades turbodiesel de 1,6 litro (100 e 120 cv) e 2,0 litros (150 e 180 cv). Embora a Peugeot não informe desempenho no Brasil, dados europeus apontam bons índices: velocidade máxima de 206 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.

No lançamento à imprensa, fizemos um longo e completo teste na região serrana do Rio de Janeiro, que permitiu sentir vários aspectos de dirigibilidade, desempenho e conforto. Dada a partida, estranhamos o seletor da transmissão de tipo joystick, que foge das posições tradicionais: para engatar D é preciso acionar uma trava não muito visível. Como o cofre do motor é alto, os sensores de estacionamento também à frente são bem-vindos. Da mesma forma o “encolhimento” do vidro traseiro limita bastante a visibilidade, compensada nas manobras de ré pela câmera.

 

Acerto da suspensão deixa o 3008 com boa estabilidade, apesar da altura; rodas são de 19 pol

 

Com seis marchas, a caixa automática Aisin oferece a opção esportiva (S), que faz as trocas em faixa de rotação mais alta e deixa as retomadas bastante ágeis. Em uma serra, isso significa uma tocada mais divertida para explorar melhor os 165 cv. Na posição D o motor trabalha em rotação mais baixa, para favorecer o consumo, mas ainda assim o torque é suficiente para dar certa desenvoltura ao carro. Ao manter o acelerador no fundo, as trocas de marcha são feitas nas mesmas 6.000 rpm nos dois modos. Podem ser usados também os comandos no volante para mudanças. A rotação a 120 km/h, de 2.100 rpm, permite ruído moderado em viagens.

 

 

No trecho de serra percebemos uma das dificuldades dos engenheiros atuais: como encontrar o compromisso entre a versatilidade do SUV e a estabilidade de um automóvel? Seria natural que o 3008 apresentasse um comportamento mais macio nas curvas, com grande inclinação de carroceria, mas essa tendência foi compensada pela boa calibração da suspensão e os pneus 235. Esse ajuste cobra um preço pela rispidez em assumir irregularidades — pudemos sentir o baque seco em alguns dos muitos buracos da BR-040. Outro efeito dos pneus é o ruído de rolagem acima do usual.

Como produto, o novo 3008 mostra-se muito competitivo na categoria, um dos melhores em termos de desempenho e sofisticação do interior. A Peugeot sabe que para seu sucesso deve trabalhar a imagem da marca, o que está sendo feito por um programa de atenção ao cliente (o Total Care) relacionado a serviços e pelo Renova Peugeot, que garante a recompra do carro para troca a cada três anos. De quebra, os primeiros compradores do 3008 ganham de brinde um patinete dobrável com assistência elétrica, o Micro E-Kick.

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Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 19 pol
Pneus 235/50 R 19
Dimensões
Comprimento 4,447 m
Largura 1,906 m
Altura 1,625 m
Entre-eixos 2,675 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 53 l
Compartimento de bagagem 520 l
Peso em ordem de marcha 1.567 kg
Dados do fabricante; desempenho e consumo não disponíveis

 

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