Os motores V6 de 3,0 e 3,6 litros são da mesma família dos usados no Panamera,
mas em novas configurações; vetorização de torque ajuda a contornar curvas
Mesmo que o comprador típico dos utilitários esporte os use como automóveis urbanos, a Porsche previu um modo Off-Road para terrenos mais difíceis. Um botão no console central aciona, a até 80 km/h, configurações mais adequadas para pisos de baixa aderência, afetando trocas de marcha, tração integral (para acelerar o fornecimento de torque ao eixo dianteiro se necessário) e resposta do pedal do acelerador. A altura de rodagem pode ser aumentada em até 4 cm, chegando a 23 cm. Por outro lado, o comando Sport faz com que acelerador, câmbio, ruído do motor e — no Turbo — controle eletrônico da suspensão assumam parâmetros mais esportivos.
O sistema de vetorização de torque usa uma divisão variável do torque entre as rodas traseiras e um bloqueio de diferencial no eixo traseiro. De acordo com o ângulo e a velocidade de esterçamento, a posição do acelerador, a mudança de direção do carro e sua velocidade, o PTV Plus faz intervenções direcionadas no freio na roda traseira interna à curva, de modo que a externa receba mais torque e ajude o carro a contornar a curva.
As suspensões dianteira (à esquerda) e traseira são sofisticadas, com braços
de alumínio, molas pneumáticas e controle eletrônico de amortecimento de série
Por sua vez, o pacote Sport Chrono (de série no Macan Turbo e opcional no S) acrescenta esportividade aos parâmetros de motor, câmbio e suspensão. Chega a reduzir o tempo de aceleração do carro em relação a um não equipado com ele, graças ao assistente de largada, que dispensa a habilidade do motorista para dosar a potência conforme a aderência disponível. O pacote inclui cronômetros analógico e digital no painel de instrumentos e o botão Sport Plus no console central.
O comportamento é exemplar, com aceleração
muito rápida e sensação de plena segurança,
acima do esperado para sua altura de rodagem
A suspensão — dianteira multibraço e traseira por sistema trapezoidal, ambas com braços de alumínio — vem de série com molas pneumáticas e controle eletrônico de amortecimento no mercado brasileiro. No exterior existem duas outras versões com molas convencionais de aço, com e sem o ajuste eletrônico. É possível selecionar entre três níveis de altura: normal, 40 mm mais alto (usado pelo modo Off-Road) e 15 mm mais baixo que o padrão. O Macan é ainda o primeiro utilitário esporte da marca com assistência elétrica de direção.
O Best Cars dirigiu o Macan Turbo entre São Paulo e Barueri, no interior do estado, por um trecho de 55 quilômetros. Ao entrar, a sensação é de estar em um carro requintado e muito confortável, que combina bem os materiais de acabamento, com couro dos bancos na cor bege escuro na unidade avaliada. Os ajustes de bancos são simples, todos elétricos, e permitem encontrar boa posição para dirigir. Como o painel de instrumentos destaca o conta-giros, o velocímetro fica relegado ao lado esquerdo com números bem menores, mas a velocidade também aparece em um mostrador digital. O carro não usa botão para a partida: a chave deve ser girada.
Aceleração, conforto e o acerto do conjunto impressionaram no Macan Turbo
(em cima), mas a versão S promete bons atributos por R$ 100 mil a menos
Ao sair devagar o Macan parece estar desligado, o que mostra o perfeito isolamento acústico, mas cabe tomar cuidado com o pé direito, pois o arranque é forte. No trânsito das ruas da Vila Olímpia, na capital, ele mostrou-se bem confortável mesmo ao transpor lombadas e valetas. Ao entrar na rodovia Castelo Branco o comportamento é exemplar, com aceleração muito rápida e a sensação de plena segurança, acima do esperado para um carro com sua altura de rodagem. O comando Sport Plus deixa o motor com um ronco que entusiasma e torna a suspensão mais firme, preparada para altas velocidades. Caso se prefira viajar com tranquilidade, a 120 km/h o motor gira a cerca de 2.000 rpm e o nível de ruído é bastante baixo.
O novo Porsche não é nada barato. Os R$ 499 mil da versão Turbo chegam a deixá-lo sem concorrente direto, dada a diferença para o Audi SQ5 (354 cv, R$ 312.600) e ainda maior para o Range Rover Evoque (240 cv, R$ 281.700 na versão mais cara). Mesmo assim, para quem gostaria de ter um Porsche esportivo e não pode abrir mão do espaço para a família, ele pode ser a opção certa.
Mais Avaliações |
Ficha técnica
Macan S |
Macan Turbo |
|
Motor | ||
Posição | longitudinal | |
Cilindros | 6 em V a 90° | |
Comando de válvulas | duplo nos cabeçotes | |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | |
Diâmetro e curso | 96 x 69 mm | 96 x 83 mm |
Cilindrada | 2.997 cm³ | 3.604 cm³ |
Taxa de compressão | 9,8:1 | 10,5:1 |
Alimentação | injeção direta, 2 turbocompressores e resfriadores de ar | |
Potência máxima | 340 cv de 5.500 a 6.500 rpm | 400 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo | 46,9 m.kgf de 1.450 a 5.000 rpm | 56,1 m.kgf de 1.350 a 4.500 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | automatizado de dupla embreagem, 7 | |
Tração | integral | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a disco ventilado | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, multibraço, mola pneumática | |
Traseira | independente, trapézio, mola pneumática | |
Rodas | ||
Dimensões | 8 x 20 pol (dianteiros), 9 x 20 pol (traseiros) | 8 x 21 pol (dianteiros), 9 x 21 pol (traseiros) |
Pneus | 235/60 R 20 (dianteiros), 255/55 R 20 (traseiros) | 235/55 R 21 (dianteiros), 255/50 R 21 (traseiros) |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,699 m | |
Largura | 1,923 m | |
Altura | 1,624 m | |
Entre-eixos | 2,807 m | |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 65 l | 75 l |
Compartimento de bagagem | 500 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.865 kg | 1.925 kg |
Desempenho e consumo | ||
Velocidade máxima | 254 km/h | 266 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 5,2 s | 4,6 s |
Consumo em cidade | 8,6 km/l | 8,4 km/l |
Consumo em rodovia | 13,1 km/l | 12,8 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões europeus |