Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Porsche Macan: mini-Cayenne quer mais esportividade

09/07/2014
in Avaliação, Porsche

Porsche Macan

 

Porsche Macan
Porsche Macan
 
Os motores V6 de 3,0 e 3,6 litros são da mesma família dos usados no Panamera,
mas em novas configurações; vetorização de torque ajuda a contornar curvas

 

Mesmo que o comprador típico dos utilitários esporte os use como automóveis urbanos, a Porsche previu um modo Off-Road para terrenos mais difíceis. Um botão no console central aciona, a até 80 km/h, configurações mais adequadas para pisos de baixa aderência, afetando trocas de marcha, tração integral (para acelerar o fornecimento de torque ao eixo dianteiro se necessário) e resposta do pedal do acelerador. A altura de rodagem pode ser aumentada em até 4 cm, chegando a 23 cm. Por outro lado, o comando Sport faz com que acelerador, câmbio, ruído do motor e — no Turbo — controle eletrônico da suspensão assumam parâmetros mais esportivos.

O sistema de vetorização de torque usa uma divisão variável do torque entre as rodas traseiras e um bloqueio de diferencial no eixo traseiro. De acordo com o ângulo e a velocidade de esterçamento, a posição do acelerador, a mudança de direção do carro e sua velocidade, o PTV Plus faz intervenções direcionadas no freio na roda traseira interna à curva, de modo que a externa receba mais torque e ajude o carro a contornar a curva.

 

Porsche Macan
Porsche Macan
 
As suspensões dianteira (à esquerda) e traseira são sofisticadas, com braços
de alumínio, molas pneumáticas e controle eletrônico de amortecimento de série

 

Por sua vez, o pacote Sport Chrono (de série no Macan Turbo e opcional no S) acrescenta esportividade aos parâmetros de motor, câmbio e suspensão. Chega a reduzir o tempo de aceleração do carro em relação a um não equipado com ele, graças ao assistente de largada, que dispensa a habilidade do motorista para dosar a potência conforme a aderência disponível. O pacote inclui cronômetros analógico e digital no painel de instrumentos e o botão Sport Plus no console central.

 

O comportamento é exemplar, com aceleração
muito rápida e sensação de plena segurança,
acima do esperado para sua altura de rodagem

 

A suspensão — dianteira multibraço e traseira por sistema trapezoidal, ambas com braços de alumínio — vem de série com molas pneumáticas e controle eletrônico de amortecimento no mercado brasileiro. No exterior existem duas outras versões com molas convencionais de aço, com e sem o ajuste eletrônico. É possível selecionar entre três níveis de altura: normal, 40 mm mais alto (usado pelo modo Off-Road) e 15 mm mais baixo que o padrão. O Macan é ainda o primeiro utilitário esporte da marca com assistência elétrica de direção.

O Best Cars dirigiu o Macan Turbo entre São Paulo e Barueri, no interior do estado, por um trecho de 55 quilômetros. Ao entrar, a sensação é de estar em um carro requintado e muito confortável, que combina bem os materiais de acabamento, com couro dos bancos na cor bege escuro na unidade avaliada. Os ajustes de bancos são simples, todos elétricos, e permitem encontrar boa posição para dirigir. Como o painel de instrumentos destaca o conta-giros, o velocímetro fica relegado ao lado esquerdo com números bem menores, mas a velocidade também aparece em um mostrador digital. O carro não usa botão para a partida: a chave deve ser girada.

 

Porsche Macan Turbo

 

Porsche Macan S
Porsche Macan S
 
Aceleração, conforto e o acerto do conjunto impressionaram no Macan Turbo
(em cima), mas a versão S promete bons atributos por R$ 100 mil a menos

 

Ao sair devagar o Macan parece estar desligado, o que mostra o perfeito isolamento acústico, mas cabe tomar cuidado com o pé direito, pois o arranque é forte. No trânsito das ruas da Vila Olímpia, na capital, ele mostrou-se bem confortável mesmo ao transpor lombadas e valetas. Ao entrar na rodovia Castelo Branco o comportamento é exemplar, com aceleração muito rápida e a sensação de plena segurança, acima do esperado para um carro com sua altura de rodagem. O comando Sport Plus deixa o motor com um ronco que entusiasma e torna a suspensão mais firme, preparada para altas velocidades. Caso se prefira viajar com tranquilidade, a 120 km/h o motor gira a cerca de 2.000 rpm e o nível de ruído é bastante baixo.

 


Auto Livraria

 

O novo Porsche não é nada barato. Os R$ 499 mil da versão Turbo chegam a deixá-lo sem concorrente direto, dada a diferença para o Audi SQ5 (354 cv, R$ 312.600) e ainda maior para o Range Rover Evoque (240 cv, R$ 281.700 na versão mais cara). Mesmo assim, para quem gostaria de ter um Porsche esportivo e não pode abrir mão do espaço para a família, ele pode ser a opção certa.

Mais Avaliações

 

Ficha técnica

Macan S

Macan Turbo

Motor
Posição longitudinal
Cilindros 6 em V a 90°
Comando de válvulas duplo nos cabeçotes
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 96 x 69 mm 96 x 83 mm
Cilindrada 2.997 cm³ 3.604 cm³
Taxa de compressão 9,8:1 10,5:1
Alimentação injeção direta, 2 turbocompressores e resfriadores de ar
Potência máxima 340 cv de 5.500 a 6.500 rpm 400 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 46,9 m.kgf de 1.450 a 5.000 rpm 56,1 m.kgf de 1.350 a 4.500 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automatizado de dupla embreagem, 7
Tração integral
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, multibraço, mola pneumática
Traseira independente, trapézio, mola pneumática
Rodas
Dimensões 8 x 20 pol (dianteiros), 9 x 20 pol (traseiros) 8 x 21 pol (dianteiros), 9 x 21 pol (traseiros)
Pneus 235/60 R 20 (dianteiros), 255/55 R 20 (traseiros) 235/55 R 21 (dianteiros), 255/50 R 21 (traseiros)
Dimensões
Comprimento 4,699 m
Largura 1,923 m
Altura 1,624 m
Entre-eixos 2,807 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 65 l 75 l
Compartimento de bagagem 500 l
Peso em ordem de marcha 1.865 kg 1.925 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 254 km/h 266 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,2 s 4,6 s
Consumo em cidade 8,6 km/l 8,4 km/l
Consumo em rodovia 13,1 km/l 12,8 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões europeus

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: 4x4avaliaçãoMacanMacan SMacan TurboPorscheutilitário esporte

Related Posts

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

16/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp