Confortável, a perua tem auxílios para subida e descida, memórias para o banco e tampa traseira elétrica
De volta para o asfalto, percebemos pequena diferença na rotação a 120 km/h (1.800 rpm), causada pelo uso de pneus maiores com as mesmas relações de transmissão, mas o comportamento do motor é equivalente ao do sedã. Já nos trechos de curva sentimos a maior tendência de a carroceria inclinar, por causa das maiores alturas (total e livre do solo), que alteram o centro de massa em relação ao Legacy. Mas um motorista menos experiente considerará ambos com reações muito próximas.
Pelas características e o preço, o Legacy encontra farta concorrência no mercado com opções variadas em potência e prestígio, como BMW 328i (245 cv, R$ 189.950), Ford Fusion Titanium Ecoboost AWD (234 cv, R$ 137.600), Honda Accord EX V6 (280 cv, R$ 147.900), Hyundai Azera V6 (250 cv, R$ 158 mil), Kia Cadenza EX V6 (290 cv, R$ 154.900) Mercedes-Benz C200 Avantgarde (184 cv, R$ 164.900), Toyota Camry V6 (277 cv, R$ 179.320) e Volvo S60 T5 Momentum (245 cv, R$ 149.950).
Por sua vez, a Outback está praticamente sozinha, com oposição apenas de peruas de tração simples e sem vocação fora de estrada, como Audi A4 Avant Ambiente (170 cv, R$ 156.190), a ser substituída em breve, e Volvo V60 T5 Momentum (245 cv, R$ 154.950). Vai acabar buscando clientes de utilitário esporte luxuosos (cujas opções preencheriam a página toda), sobre os quais parece vantajosa em termos de estabilidade e eficiência.
Avaliação de ambos mostrou bom conjunto, com destaque para o motor e o acerto das suspensões
Modelos, preços e equipamentos de série
• Legacy 3,6 (R$ 152.900): ar-condicionado automático de duas zonas, banco traseiro bipartido em 60:40, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso ao interior e partida do motor, controlador de velocidade, faróis de xenônio com leds diurnos, freio de estacionamento com comando elétrico, regulagem elétrica dos bancos com memória para o do motorista, revestimento dos bancos em couro com duas opções de cor, rodas de alumínio de 18 polegadas, sete bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, cortinas e para os joelhos do motorista), sistema de áudio Harman/Kardon com tela sensível ao toque e teto solar com controle elétrico.
• Outback 3,6 (R$ 159.900): mesmo conteúdo do Legacy, mais abertura e fechamento elétricos da tampa traseira e sistema X-Mode de assistentes de aclive e declive.
Mal se percebe, mas cilindros são opostos; caixa CVT simula seis marchas em modo manual
Ficha técnica
Legacy | Outback | |
Motor | ||
Posição | longitudinal | |
Cilindros | 6 horizontais opostos | |
Comando de válvulas | duplo nos cabeçotes | |
Válvulas por cilindro | 4 | |
Diâmetro e curso | 92 x 91 mm | |
Cilindrada | 3.630 cm³ | |
Taxa de compressão | 10,5:1 | |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima | 256 cv a 6.000 rpm | |
Torque máximo | 35,7 m.kgf a 4.400 rpm | |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática de variação contínua, simulação de 6 marchas | |
Tração | integral permanente | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a disco ventilado | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 7,5 x 18 pol | 7 x 18 pol |
Pneus | 225/50 R 18 | 225/60 R 18 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,796 m | 4,817 m |
Largura | 1,84 m | |
Altura | 1,50 m | 1,673 m |
Entre-eixos | 2,75 m | 2,745 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 60 l | |
Compartimento de bagagem | 506 l | ND |
Peso em ordem de marcha | 1.538 kg | 1.675 kg |
Desempenho | ||
Velocidade máxima | 240 km/h | 235 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 7,2 s | 7,6 s |
Dados do fabricante; consumo não informado; ND = não disponível |