Subaru Legacy e Outback mostram luxo de engenheiro

Subaru Outback
Subaru Outback

 

Subaru Outback
Subaru Outback

 
Confortável, a perua tem auxílios para subida e descida, memórias para o banco e tampa traseira elétrica

 

De volta para o asfalto, percebemos pequena diferença na rotação a 120 km/h (1.800 rpm), causada pelo uso de pneus maiores com as mesmas relações de transmissão, mas o comportamento do motor é equivalente ao do sedã. Já nos trechos de curva sentimos a maior tendência de a carroceria inclinar, por causa das maiores alturas (total e livre do solo), que alteram o centro de massa em relação ao Legacy. Mas um motorista menos experiente considerará ambos com reações muito próximas.

Pelas características e o preço, o Legacy encontra farta concorrência no mercado com opções variadas em potência e prestígio, como BMW 328i (245 cv, R$ 189.950), Ford Fusion Titanium Ecoboost AWD (234 cv, R$ 137.600), Honda Accord EX V6 (280 cv, R$ 147.900), Hyundai Azera V6 (250 cv, R$ 158 mil), Kia Cadenza EX V6 (290 cv, R$ 154.900) Mercedes-Benz C200 Avantgarde (184 cv, R$ 164.900), Toyota Camry V6 (277 cv, R$ 179.320) e Volvo S60 T5 Momentum (245 cv, R$ 149.950).

Por sua vez, a Outback está praticamente sozinha, com oposição apenas de peruas de tração simples e sem vocação fora de estrada, como Audi A4 Avant Ambiente (170 cv, R$ 156.190), a ser substituída em breve, e Volvo V60 T5 Momentum (245 cv, R$ 154.950). Vai acabar buscando clientes de utilitário esporte luxuosos (cujas opções preencheriam a página toda), sobre os quais parece vantajosa em termos de estabilidade e eficiência.

 

Subaru Outback

 
Avaliação de ambos mostrou bom conjunto, com destaque para o motor e o acerto das suspensões

 

Modelos, preços e equipamentos de série

Legacy 3,6 (R$ 152.900): ar-condicionado automático de duas zonas, banco traseiro bipartido em 60:40, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso ao interior e partida do motor, controlador de velocidade, faróis de xenônio com leds diurnos, freio de estacionamento com comando elétrico, regulagem elétrica dos bancos com memória para o do motorista, revestimento dos bancos em couro com duas opções de cor, rodas de alumínio de 18 polegadas, sete bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras, cortinas e para os joelhos do motorista), sistema de áudio Harman/Kardon com tela sensível ao toque e teto solar com controle elétrico.

Outback 3,6 (R$ 159.900): mesmo conteúdo do Legacy, mais abertura e fechamento elétricos da tampa traseira e sistema X-Mode de assistentes de aclive e declive.

 

 

Subaru Outback
Subaru Legacy

 
Mal se percebe, mas cilindros são opostos; caixa CVT simula seis marchas em modo manual

 

Ficha técnica

Legacy Outback
Motor
Posição longitudinal
Cilindros 6 horizontais opostos
Comando de válvulas duplo nos cabeçotes
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 92 x 91 mm
Cilindrada 3.630 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima 256 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 35,7 m.kgf a 4.400 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática de variação contínua, simulação de 6 marchas
Tração integral permanente
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, braços sobrepostos, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7,5 x 18 pol 7 x 18 pol
Pneus 225/50 R 18 225/60 R 18
Dimensões
Comprimento 4,796 m 4,817 m
Largura 1,84 m
Altura 1,50 m 1,673 m
Entre-eixos 2,75 m 2,745 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 506 l ND
Peso em ordem de marcha 1.538 kg 1.675 kg
Desempenho
Velocidade máxima 240 km/h 235 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,2 s 7,6 s
Dados do fabricante; consumo não informado; ND = não disponível

 

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