
Igual em mecânica e itens de segurança a versões superiores, a opção de R$ 100 mil revela bom custo-benefício
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Escolher a versão mais simples de um automóvel tem vantagens e desvantagens. O lado positivo é que, por um preço menor, você leva para casa boa parte das qualidades de uma versão superior. O negativo, claro, é precisar abrir mão de alguma coisa — em geral, equipamentos de conforto e segurança — em nome da redução de custo.
No caso do Volkswagen Jetta, uma boa notícia para quem se interessar pela versão básica, chamada apenas de 250 TSI, é que ela mantém o motor turbo de 1,4 litro com potência de 150 cv e torque de 25,5 m.kgf, o mesmo usado nos acabamentos Comfortline e R-Line. Com preço sugerido de R$ 100 mil, ela traz bom conteúdo de série, sobretudo em itens de segurança. Veremos na avaliação 10 Chances quais suas chances de merecer sua garagem.
Rodas de 16 pol denunciam a versão básica, chamada apenas de 250 TSI e oferecida a R$ 100 mil, mas os faróis de leds e itens de segurança são mantidos
Estilo
O novo Jetta mostra um desenho sóbrio e equilibrado, ao gosto do consumidor mais maduro. A frente lembra a do Passat, mas laterais e traseiras são um tanto parecidas com as do menor Virtus, o que depõe contra. As rodas de alumínio de 16 pol parecem pequenas em um segmento que nos acostumou às de 17 pol. 0,5 ponto
Acabamento e conveniência
O interior da versão básica pode decepcionar à primeira vista pelos bancos revestidos em tecido simples, típico de carros mais baratos, e o volante sem forração de couro. Por outro lado, os plásticos têm muito bom aspecto e há itens de conveniência como ar-condicionado de duas zonas, faróis automáticos, abertura e fechamento de vidros a distância, freio de estacionamento com comando elétrico, para-sóis iluminados e sensores de estacionamento à frente e atrás. Alguns recursos podem fazer falta, como câmera traseira de manobras, faixa degradê no para-brisa e retrovisor interno fotocrômico, mas esse Jetta traz boa central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. 0,5 ponto
Tecido nos bancos e volante sem couro simplificam o interior, que mantém bons itens de conveniência e o amplo espaço do Jetta; porta-malas de 510 litros é muito bom
Posto do motorista
Revestimento à parte, banco e volante são tão bem desenhados quanto nas demais versões e os instrumentos incluem velocímetro digital, computador de bordo com três trajetos de medição e indicador de desgaste das pastilhas de freio. Ponto alto são os faróis de leds, de grande eficiência — as unidades de neblina nem fazem tanta falta. Estão lá a luz traseira de nevoeiro, os repetidores laterais das luzes de direção e o retrovisor esquerdo biconvexo, de ótimo campo visual. A visibilidade dianteira sofre pouco prejuízo pelas colunas. 1 ponto
Alguns recursos podem fazer falta, como câmera traseira e retrovisor interno fotocrômico, mas esse Jetta traz boa central de áudio com tela de 8 pol
Espaço interno
O amplo interior do Jetta, claro, se mantém nessa versão. Ele acomoda muito bem quatro adultos, com ótimo espaço para pernas de quem viaja atrás, mas não é largo o bastante para dar conforto a cinco. O passageiro central, mesmo beneficiado por não haver apoio de braço, tem um encosto estreito e incômodo. 0,5 ponto
Porta-malas
A capacidade de bagagem de 510 litros está entre as maiores da categoria. O sedã tem banco traseiro bipartido e estepe temporário. 1 ponto
Central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular, ar de duas zonas, controlador de velocidade, sensores à frente e atrás e freio de estacionamento elétrico: bom conteúdo
Próxima parte
Equipamentos e preços
• Jetta 250 TSI – Alarme antifurto, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e abertura/fechamento a distância; controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e limpador de para-brisa automáticos, faróis de leds, fixação Isofix para cadeira infantil, freio de estacionamento com comando elétrico, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante ajustável em altura e distância.
• Preço sem opcionais: R$ 99.900
• Preço como avaliado: R$ 99.900
• Preço completo: R$ 101.470
• Garantia: três anos sem limite de quilometragem.
Preços sugeridos em 26/8/19
Com alto torque no motor turbo e caixa automática de seis marchas, o Jetta 250 TSI acelera rápido (0 a 100 km/h em 8,7 s) e foi bastante econômico
Motor e desempenho
O brilhante motor deixa esse Jetta bem posicionado no segmento, sobretudo pelo alto torque de 25,5 m.kgf desde 1.400 rpm. Nota-se ligeiro retardo de ação do turbo, mas depois disso as respostas são muito convincentes, aliadas a uma operação suave e silenciosa. Ele acelerou de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, ótimo tempo em sua categoria e 0,4 s à frente da versão R-Line (talvez seja mais leve, embora a fábrica divulgue o mesmo peso para ambas). A suave transmissão automática de seis marchas mostra boa calibração, oferece programa esportivo e permite mudanças manuais, mas só pela alavanca. 1 ponto
Consumo
O Jetta mais simples é muito econômico: mais de 14 km/l nos dois trajetos mais favoráveis do padrão Best Cars, marcas também melhores que as do R-Line. Foi melhor que Chevrolet Cruze 1,4 turbo e Toyota Corolla 2,0 e ficou próximo ao Corolla 1,8. 1 ponto
Comportamento dinâmico
O rodar do Jetta está muito confortável, com amortecedores macios, e sai beneficiado pelos pneus 205/60 R 16 da versão em vez de 205/55 R 17. Há certa perda em estabilidade, pela aderência apenas regular em curvas rápidas dos pneus voltados à economia, mas seu comportamento transmite plena confiança e há controle eletrônico de série. Os freios a disco nas quatro rodas e a direção estão bem acertados. 1 ponto
Apesar da aderência modesta dos pneus, o Jetta básico tem bom comportamento dinâmico e rodar muito confortável; sua relação custo-benefício é interessante
Segurança passiva
Optar pela versão mais em conta do Jetta não significa abrir mão de proteção aos ocupantes: ela preserva as bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, os encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes e as fixações Isofix para cadeira infantil, um ótimo conjunto para sua faixa de preço. 1 ponto
O brilhante motor deixa esse Jetta bem posicionado no segmento, sobretudo pelo alto torque: ele acelerou de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e consumiu pouco
Custo-benefício
Em um mercado como o brasileiro, que valoriza muito bancos de couro (ou que o simulam) e grandes rodas, esse Jetta com tecido e rodas de 16 pol pode parecer o “patinho feio” da linha. Não deveria: o 250 TSI tem desempenho muito bom, o mesmo conteúdo de segurança passiva das demais versões e um pacote de conveniência bem adequado.
Na linha Honda Civic, a versão mais próxima em preço é a nova LX (R$ 97.900) com motor de 2,0 litros e 150/155 cv, que tem vantagens como câmera traseira e monitor de pressão dos pneus, mas não vem com faróis de leds ou ampla tela no sistema de áudio. O Cruze LT (R$ 99.290, ainda modelo 2019) vem com 150/153 cv em motor 1,4 turbo, câmera, monitor de pneus e tela de 7 pol, deixando de fora os faróis de leds; o revestimento interno simula couro. Assim, o conjunto do Jetta está bem posicionado em relação custo-benefício, com a vantagem de ser um lançamento mais recente. 1 ponto
Mais Avaliações
Desempenho e consumo
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 8,7 s |
0 a 120 km/h | 11,9 s |
0 a 400 m | 16,4 s |
Retomada | |
60 a 100 km/h* | 4,8 s |
60 a 120 km/h* | 7,9 s |
80 a 120 km/h* | 5,9 s |
Consumo | |
Trajeto leve em cidade | 14,5 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 7,7 km/l |
Trajeto em rodovia | 15,4 km/l |
Com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 74,5 x 80 mm |
Cilindrada | 1.395 cm³ |
Taxa de compressão | 10:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima (gas./álc.) | 150 cv a 5.000 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 25,5 m.kgf de 1.400 a 3.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 16 pol |
Pneus | 205/60 R 16 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,702 m |
Largura | 1,799 m |
Altura | 1,474 m |
Entre-eixos | 2,688 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 50 l |
Compartimento de bagagem | 510 l |
Peso em ordem de marcha | 1.331 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | 210 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,9 s |
Consumo em cidade | 10,9/7,4 km/l |
Consumo em rodovia | 14,0/9,6 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro |