VW Jetta básico é simples, mas mantém atributos

Igual em mecânica e itens de segurança a versões superiores, a opção de R$ 100 mil revela bom custo-benefício

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Escolher a versão mais simples de um automóvel tem vantagens e desvantagens. O lado positivo é que, por um preço menor, você leva para casa boa parte das qualidades de uma versão superior. O negativo, claro, é precisar abrir mão de alguma coisa — em geral, equipamentos de conforto e segurança — em nome da redução de custo.

No caso do Volkswagen Jetta, uma boa notícia para quem se interessar pela versão básica, chamada apenas de 250 TSI, é que ela mantém o motor turbo de 1,4 litro com potência de 150 cv e torque de 25,5 m.kgf, o mesmo usado nos acabamentos Comfortline e R-Line. Com preço sugerido de R$ 100 mil, ela traz bom conteúdo de série, sobretudo em itens de segurança. Veremos na avaliação 10 Chances quais suas chances de merecer sua garagem.

 

Rodas de 16 pol denunciam a versão básica, chamada apenas de 250 TSI e oferecida a R$ 100 mil, mas os faróis de leds e itens de segurança são mantidos

 

Estilo
O novo Jetta mostra um desenho sóbrio e equilibrado, ao gosto do consumidor mais maduro. A frente lembra a do Passat, mas laterais e traseiras são um tanto parecidas com as do menor Virtus, o que depõe contra. As rodas de alumínio de 16 pol parecem pequenas em um segmento que nos acostumou às de 17 pol. 0,5 ponto

 

 

Acabamento e conveniência
O interior da versão básica pode decepcionar à primeira vista pelos bancos revestidos em tecido simples, típico de carros mais baratos, e o volante sem forração de couro. Por outro lado, os plásticos têm muito bom aspecto e há itens de conveniência como ar-condicionado de duas zonas, faróis automáticos, abertura e fechamento de vidros a distância, freio de estacionamento com comando elétrico, para-sóis iluminados e sensores de estacionamento à frente e atrás. Alguns recursos podem fazer falta, como câmera traseira de manobras, faixa degradê no para-brisa e retrovisor interno fotocrômico, mas esse Jetta traz boa central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. 0,5 ponto

 

Tecido nos bancos e volante sem couro simplificam o interior, que mantém bons itens de conveniência e o amplo espaço do Jetta; porta-malas de 510 litros é muito bom

 

Posto do motorista
Revestimento à parte, banco e volante são tão bem desenhados quanto nas demais versões e os instrumentos incluem velocímetro digital, computador de bordo com três trajetos de medição e indicador de desgaste das pastilhas de freio. Ponto alto são os faróis de leds, de grande eficiência — as unidades de neblina nem fazem tanta falta. Estão lá a luz traseira de nevoeiro, os repetidores laterais das luzes de direção e o retrovisor esquerdo biconvexo, de ótimo campo visual. A visibilidade dianteira sofre pouco prejuízo pelas colunas. 1 ponto

 

Alguns recursos podem fazer falta, como câmera traseira e retrovisor interno fotocrômico, mas esse Jetta traz boa central de áudio com tela de 8 pol

 

Espaço interno
O amplo interior do Jetta, claro, se mantém nessa versão. Ele acomoda muito bem quatro adultos, com ótimo espaço para pernas de quem viaja atrás, mas não é largo o bastante para dar conforto a cinco. O passageiro central, mesmo beneficiado por não haver apoio de braço, tem um encosto estreito e incômodo. 0,5 ponto

Porta-malas
A capacidade de bagagem de 510 litros está entre as maiores da categoria. O sedã tem banco traseiro bipartido e estepe temporário. 1 ponto

 

Central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular, ar de duas zonas, controlador de velocidade, sensores à frente e atrás e freio de estacionamento elétrico: bom conteúdo

 

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Equipamentos e preços

Jetta 250 TSI – Alarme antifurto, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, central de áudio com tela de 8 pol e integração a celular, computador de bordo, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e abertura/fechamento a distância;  controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e limpador de para-brisa automáticos, faróis de leds, fixação Isofix para cadeira infantil, freio de estacionamento com comando elétrico, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante ajustável em altura e distância.

• Preço sem opcionais: R$ 99.900

• Preço como avaliado: R$ 99.900

• Preço completo: R$ 101.470

• Garantia: três anos sem limite de quilometragem.

Preços sugeridos em 26/8/19

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Com alto torque no motor turbo e caixa automática de seis marchas, o Jetta 250 TSI acelera rápido (0 a 100 km/h em 8,7 s) e foi bastante econômico

 

Motor e desempenho
O brilhante motor deixa esse Jetta bem posicionado no segmento, sobretudo pelo alto torque de 25,5 m.kgf desde 1.400 rpm. Nota-se ligeiro retardo de ação do turbo, mas depois disso as respostas são muito convincentes, aliadas a uma operação suave e silenciosa. Ele acelerou de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, ótimo tempo em sua categoria e 0,4 s à frente da versão R-Line (talvez seja mais leve, embora a fábrica divulgue o mesmo peso para ambas). A suave transmissão automática de seis marchas mostra boa calibração, oferece programa esportivo e permite mudanças manuais, mas só pela alavanca. 1 ponto

 

 

Consumo
O Jetta mais simples é muito econômico: mais de 14 km/l nos dois trajetos mais favoráveis do padrão Best Cars, marcas também melhores que as do R-Line. Foi melhor que Chevrolet Cruze 1,4 turbo e Toyota Corolla 2,0 e ficou próximo ao Corolla 1,8. 1 ponto

Comportamento dinâmico
O rodar do Jetta está muito confortável, com amortecedores macios, e sai beneficiado pelos pneus 205/60 R 16 da versão em vez de 205/55 R 17. Há certa perda em estabilidade, pela aderência apenas regular em curvas rápidas dos pneus voltados à economia, mas seu comportamento transmite plena confiança e há controle eletrônico de série. Os freios a disco nas quatro rodas e a direção estão bem acertados. 1 ponto

 

Apesar da aderência modesta dos pneus, o Jetta básico tem bom comportamento dinâmico e rodar muito confortável; sua relação custo-benefício é interessante

 

Segurança passiva
Optar pela versão mais em conta do Jetta não significa abrir mão de proteção aos ocupantes: ela preserva as bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, os encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes e as fixações Isofix para cadeira infantil, um ótimo conjunto para sua faixa de preço. 1 ponto

 

O brilhante motor deixa esse Jetta bem posicionado no segmento, sobretudo pelo alto torque: ele acelerou de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e consumiu pouco

 

Custo-benefício
Em um mercado como o brasileiro, que valoriza muito bancos de couro (ou que o simulam) e grandes rodas, esse Jetta com tecido e rodas de 16 pol pode parecer o “patinho feio” da linha. Não deveria: o 250 TSI tem desempenho muito bom, o mesmo conteúdo de segurança passiva das demais versões e um pacote de conveniência bem adequado.

Na linha Honda Civic, a versão mais próxima em preço é a nova LX (R$ 97.900) com motor de 2,0 litros e 150/155 cv, que tem vantagens como câmera traseira e monitor de pressão dos pneus, mas não vem com faróis de leds ou ampla tela no sistema de áudio. O Cruze LT (R$ 99.290, ainda modelo 2019) vem com 150/153 cv em motor 1,4 turbo, câmera, monitor de pneus e tela de 7 pol, deixando de fora os faróis de leds; o revestimento interno simula couro. Assim, o conjunto do Jetta está bem posicionado em relação custo-benefício, com a vantagem de ser um lançamento mais recente. 1 ponto

 

 

Mais Avaliações

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 8,7 s
0 a 120 km/h 11,9 s
0 a 400 m 16,4 s
Retomada
60 a 100 km/h* 4,8 s
60 a 120 km/h* 7,9 s
80 a 120 km/h* 5,9 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 14,5 km/l
Trajeto exigente em cidade 7,7 km/l
Trajeto em rodovia 15,4 km/l
Com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 74,5 x 80 mm
Cilindrada 1.395 cm³
Taxa de compressão 10:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 150 cv a 5.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 25,5 m.kgf de 1.400 a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 16 pol
Pneus 205/60 R 16
Dimensões
Comprimento 4,702 m
Largura 1,799 m
Altura 1,474 m
Entre-eixos 2,688 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l
Compartimento de bagagem 510 l
Peso em ordem de marcha 1.331 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 210 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,9 s
Consumo em cidade 10,9/7,4 km/l
Consumo em rodovia 14,0/9,6 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro

 

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