Volvo XC60 híbrido promete o melhor de vários mundos

Um SUV de 407 cv com muito conforto, segurança e consumo moderado por R$ 300 mil? Sim, mas há ressalvas

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Como seria para você o carro perfeito? “Rápido como um esportivo, mas econômico, e robusto como um utilitário esporte, mas confortável” parece uma boa definição. Dentro dessa proposta, o Volvo XC60 R-Design T8 é promissor. A versão híbrida do SUV reúne potência de 407 cv, consumo moderado e grandes atributos em conforto e segurança a um preço atraente: R$ 299.950. O Best Cars colocou-o na avaliação 10 Chances para saber suas chances de merecer sua garagem.

Estilo
primeira geração do XC60, de 2009, manteve-se atraente por longo tempo. O novo modelo segue o mesmo tema de estilo,  atualizado e mais robusto. O resultado é dos melhores: um SUV elegante e com clara identidade da marca. O coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,32 é muito bom para o tipo de veículo. 1 ponto

 

O XC60 é dono de um estilo bem resolvido, que ganha apelo com as rodas de 21 pol; o híbrido T8 é oferecido em acabamento R-Design ao preço de R$ 299.950

 

Acabamento e conveniência
Interior luxuoso e com muitos equipamentos são esperados de um SUV de seu preço. O XC60 agrada aos olhos e ao tato pelo acabamento, que nesta versão combina couro e camurça sintética nos bancos. Detalhes como a alavanca de transmissão de cristal Orrefors dão requinte. A tela central vertical de 9 polegadas serve a numerosas funções, como o sistema de áudio Harman/Kardon de alta qualidade sonora, compatível com Android Auto e Apple Car Play.

 

 

Entre as muitas conveniências (veja quadro abaixo com equipamentos de série), vale citar alerta de uso de cinto para cinco pessoas com sensor nas fivelas, ar-condicionado programável (para aquecer ou resfriar a cabine em certo horário antes de se entrar) e com difusor nas colunas centrais para os passageiros de trás, câmera traseira de manobras de ótima resolução, controlador de distância à frente, freios com retenção automática, luzes de cortesia no assoalho interno (também atrás) e nas maçanetas externas, tampa traseira com acionamento elétrico (que pode ser ativado por movimento do pé) e um amplo teto solar.

Há ainda diversas assistências ao motorista, como de faixa, de inibição de ultrapassagem ao detectar veículo no sentido contrário, de leitura de placas de velocidade e de frenagem para tentar evitar colisão. A combinação desses itens permite condução semiautônoma a até 130 km/h, pela qual o Volvo acelera, freia e contorna curvas suaves por si só — o motorista precisa manter as mãos no volante. Funciona muito bem, mas com limitações: quando a curva excede o limite de sua ação, por exemplo, o carro simplesmente a alarga sem aviso.

 

Ótimo acabamento e muitas conveniências no interior; bancos dianteiros têm ventilação e ajuste elétrico até do apoio de coxas; atrás, amplo espaço para duas pessoas

 

O programa Volvo On Call permite, por meio de aplicativo no celular, controlar o nível de combustível, travar e abrir as portas, climatizar a cabine, dar partida remota e enviar destinos para o navegador, além de bloquear o veículo em caso de roubo. O sistema usa chip de celular e vem com dois anos de assinatura. Cabem algumas melhorias: o forro do teto solar deixa passar certo calor, falta faixa degradê no para-brisa e a central de áudio não separa os arquivos por pastas. Pelo preço, seriam esperados assistente de estacionamento e câmeras de 360 graus ao redor. 1 ponto

 

Com controlador de distância e assistentes de faixa e de frenagem, o XC60 admite condução semiautônoma a até 130 km/h: acelera, freia e faz curvas suaves por si só

 

Posto do motorista
Dirige-se o XC60 em um banco muito bem definido, dotado de ajuste elétrico integral (incluindo apoios de coxas e lombar), aquecimento, ventilação e memória, recursos que se estendem ao passageiro ao lado. O quadro de instrumentos em tela de 12,3 pol admite poucas configurações: a maior parte afeta apenas a seção central e, conforme o programa de condução, o conta-giros dá lugar a um indicador de uso de energia. O computador de bordo deveria informar consumo em km/l.

Excelentes são os faróis com múltiplos leds, que vão além de comutar entre fachos alto e baixo ao detectar outros veículos na via: criam “máscaras” para evitar ofuscamento daqueles motoristas, enquanto iluminam com longo alcance as áreas que não incomodam. O efeito impressiona. O carro tem boa visibilidade e os três retrovisores são fotocrômicos. 1 ponto

 

Instrumentos com certa configuração, tela central de 9 pol com navegador e mostrador de energia, controlador de distância à frente, ar nas colunas, teto solar panorâmico

 

Espaço
Quatro adultos viajam em grande conforto nesse Volvo, com destaque ao espaço para pernas no banco traseiro. Três pessoas ali, porém, não vão bem: o formato prevê apenas duas e o ocupante central encontra um alto túnel no assoalho e encosto bem duro. 0,5 ponto

Porta-malas
O sistema híbrido toma algum espaço de bagagem: cai de 505 litros das outras versões para 468 litros, capacidade modesta para um SUV de seu tamanho. Não há estepe, só compressor para encher o pneu e selante para o furo — recurso limitado em um veículo com aptidão fora de estrada. 0,5 ponto

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Equipamentos e preços

• XC60 T8 R-Design – Abertura e fechamento elétricos da tampa traseira, alertas de colisão frontal e traseira, ar-condicionado automático de duas zonas, assentos infantis integrados ao banco traseiro, assistentes de direção semiautônoma e para evitar ultrapassagem, bancos revestidos em couro (dianteiros com regulagem elétrica, aquecimento, ventilação e memória), câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 9 pol, sistema Harman/Kardon, 13 alto-falantes e 600 watts;  controlador de distância à frente, controle de velocidade em descida, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis com leds autodirecionais, comutação e nivelamento automáticos; frenagem automática, leitura de placas da via, limpador de para-brisa automático, monitores de ponto cego e pressão dos pneus, proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, proteção em saída da via, quadro de instrumentos configurável, rodas de 21 pol, seletor de modos de condução, sensores de estacionamento à frente e atrás, serviço de conveniência Volvo On Call, sete bolsas infláveis, sistema de alerta de mudança de faixa, teto solar panorâmico.

• Preço sem opcionais: R$ 299.950

• Preço como avaliado: R$ 299.950

• Preço completo: R$ 299.950

• Garantia: dois anos sem limite de quilometragem.

Preços sugeridos em abr/19

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Amplo espaço para bagagem (um pouco menor no T8) com tampa elétrica, seletor de modos de condução e a câmera frontal que permite direção semiautônoma

 

Desempenho
O motor a gasolina, por si só, já teria boa presença no XC60: um 2,0-litros que combina compressor e turbo para obter 320 cv. O T8, porém, soma uma unidade elétrica junto ao eixo traseiro para 407 cv e torque de 65,3 m.kgf (combinados). É mais do que o Audi SQ5 obtém de um V6 turbo de 3,0 litros (354 cv e 51 m.kgf). Na pista, apesar do peso de 2,2 toneladas, seu desempenho impressionou: 5,4 segundos de 0 a 100 km/h e retomadas enérgicas fazem dele o SUV mais rápido que o Best Cars já testou (veja os melhores nos testes).

 

 

Embora com tração integral, os 320 cv ficam restritos ao eixo dianteiro, o que leva à atuação do controle de tração nas saídas mais fortes. Ele provavelmente aceleraria ainda melhor se parte deles fossem para a traseira, onde só o motor elétrico atua. O conjunto opera com suavidade irrepreensível e ruído muito baixo — de certo modo, falta a esportividade que se espera de 407 cv. Pode-se ainda rodar em modo elétrico com aceleração moderada por até 45 km em média.

Há cinco programas de condução: Pure (mais econômico), Hybrid (intermediário), Power (para desempenho, com o motor a gasolina sempre ativo), Constant AWD (tração integral permanente, também com os dois motores ligados) e Offroad (para uso fora de estrada). A transmissão automática de oito marchas está muito bem calibrada e tem comandos de mudanças no volante. A posição B — que aumenta a regeneração de energia — é válida para declives acentuados e trechos com reduções frequentes, pois diminui bastante o uso do pedal de freio. 1 ponto

 

Apesar das 2,2 toneladas, o XC60 T8 acelera muito rápido; consumo é similar ao de SUVs menos potentes; transmissão de oito marchas usa cristal na alavanca

 

Consumo
Testamos o rendimento do XC60 como se fosse um híbrido sem recarga externa, de modo a não colocar na conta o custo de energia elétrica. Com a carga das baterias no ponto mínimo do começo ao fim, ele fez os mesmos 10,6 km/l de gasolina em dois dos trajetos — marca interessante para seu porte e o desempenho disponível, melhor que as do Chevrolet Equinox e pior que as do Peugeot 3008. Com a recarga em tomada, é claro, ele poderia cumprir ao menos os trajetos urbanos com consumo bem melhor ou até sem usar gasolina.

 

O T8 soma uma unidade elétrica ao 2,0-litros para obter 407 cv: 5,4 segundos de 0 a 100 km/h e retomadas enérgicas fazem dele o SUV mais rápido que o Best Cars já testou

 

Para recarregar as baterias é preciso conexão aterrada de 230 volts e alta corrente. O tempo de recarga varia conforme a corrente disponível: 2,5 horas com 16 amperes, 4 horas com 10 A e 8 horas com 6 A. Na falta de conexão apropriada, pode-se obter parte da recarga com o próprio motor a combustão (modo Charge) e então preservá-la para o momento desejado. 0,5 ponto

Comportamento dinâmico
O alto desempenho do T8 não se repete na suspensão. Calibrados com foco no conforto, os amortecedores macios deixam a carroceria se movimentar mais do que se espera, tanto em curvas quanto em lombadas — a frente “despenca” e se precisa passar devagar. Além disso, a atitude subesterçante ao andar forte é típica de carros de tração dianteira (afinal, é ali que recai a maior parte da potência), os pneus 255/40 R 21 chegam ao limite antes do esperado e logo atua o controle eletrônico de estabilidade. Por outro lado, os freios são excelentes e a direção está bem acertada. O vão livre do solo declarado, 216 mm, é mais que suficiente para uso leve fora de estrada, com ressalva aos pneus de perfil bem baixo. 0,5 ponto

 

Suspensão é confortável, mas não ajuda na condução esportiva; faróis de múltiplos leds desenham o facho ideal para não ofuscar; versão T8 tem bom conjunto pelo preço

 

Segurança passiva
Os Volvos já não sobressaem em um mercado em que todo fabricante investe em segurança, mas o XC60 está bem servido: bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortinas e de joelhos do motorista; encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes, fixações Isofix e assentos infantis integrados ao banco traseiro. 1 ponto

 

 

Custo-benefício
O XC60 R-Design T8 tem preço sugerido de R$ 299.950 (não há opcionais), atraente por sua combinação de conteúdo, eficiência e desempenho. Para quem faz questão de SUV híbrido, as alternativas se limitam ao Lexus NX 300H, bem menos potente (197 cv), que chega a R$ 250 mil na versão F-Sport, e ao Porsche Cayenne S E-Hybrid de 416 cv, muito mais caro (R$ 420 mil).

O Volvo revela boa relação custo-benefício também se comparado a modelos a gasolina de potência próxima. O Audi SQ5 de 354 cv custa R$ 406 mil, o Jaguar F-Pace S de 380 cv é mais caro (R$ 442.400) e o Range Rover Velar de mesma potência tem preço ainda maior, R$ 487.270 na versão HSE. Assim, mesmo que possa evoluir em alguns aspectos, o XC60 T8 deixou ótima impressão e, provavelmente, reúne o melhor conjunto de atributos que se pode ter a seu preço em um SUV. 1 ponto

 

 

Mais Avaliações

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 5,4 s
0 a 120 km/h 7,2 s
0 a 400 m 13,6 s
Retomada
60 a 100 km/h 3,4 s
60 a 120 km/h 5,2 s
80 a 120 km/h 4,1 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 10,6 km/l
Trajeto exigente em cidade 5,6 km/l
Trajeto em rodovia 10,6 km/l
Testes com gasolina; desempenho com carga total de bateria e consumo com carga mínima; conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

Motor a combustão
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 82 x 93,2 mm
Cilindrada 1.969 cm³
Taxa de compressão 10,3:1
Alimentação injeção direta, compressor, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 320 cv a 5.700 rpm
Torque máximo 40,8 m.kgf de 2.200 a 5.400 rpm
Motor elétrico
Potência máxima 87 cv a 7.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf a 3.000 rpm
Bateria e capacidade íon de lítio, 10,4 kWh
Potência máxima combinada 407 cv a 5.700 rpm
Torque máximo combinado 65,3 m.kgf de 2.200 a 5.400 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 8
Tração integral
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco ventilado
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, braços sobrepostos, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 21 pol
Pneus 255/40 R 21 V
Dimensões
Comprimento 4,688 m
Largura 1,902 m
Altura 1,658 m
Entre-eixos 2,865 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 70 l
Compartimento de bagagem 468 l
Peso em ordem de marcha 2.174 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 230 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,3 s
Dados do fabricante

 

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