Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Volvo XC60 híbrido promete o melhor de vários mundos

12/04/2019
in Avaliação, Fora de estrada, Volvo

Um SUV de 407 cv com muito conforto, segurança e consumo moderado por R$ 300 mil? Sim, mas há ressalvas

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Como seria para você o carro perfeito? “Rápido como um esportivo, mas econômico, e robusto como um utilitário esporte, mas confortável” parece uma boa definição. Dentro dessa proposta, o Volvo XC60 R-Design T8 é promissor. A versão híbrida do SUV reúne potência de 407 cv, consumo moderado e grandes atributos em conforto e segurança a um preço atraente: R$ 299.950. O Best Cars colocou-o na avaliação 10 Chances para saber suas chances de merecer sua garagem.

Estilo
A primeira geração do XC60, de 2009, manteve-se atraente por longo tempo. O novo modelo segue o mesmo tema de estilo,  atualizado e mais robusto. O resultado é dos melhores: um SUV elegante e com clara identidade da marca. O coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,32 é muito bom para o tipo de veículo. 1 ponto

 

O XC60 é dono de um estilo bem resolvido, que ganha apelo com as rodas de 21 pol; o híbrido T8 é oferecido em acabamento R-Design ao preço de R$ 299.950

 

Acabamento e conveniência
Interior luxuoso e com muitos equipamentos são esperados de um SUV de seu preço. O XC60 agrada aos olhos e ao tato pelo acabamento, que nesta versão combina couro e camurça sintética nos bancos. Detalhes como a alavanca de transmissão de cristal Orrefors dão requinte. A tela central vertical de 9 polegadas serve a numerosas funções, como o sistema de áudio Harman/Kardon de alta qualidade sonora, compatível com Android Auto e Apple Car Play.

 


Auto Livraria

 

Entre as muitas conveniências (veja quadro abaixo com equipamentos de série), vale citar alerta de uso de cinto para cinco pessoas com sensor nas fivelas, ar-condicionado programável (para aquecer ou resfriar a cabine em certo horário antes de se entrar) e com difusor nas colunas centrais para os passageiros de trás, câmera traseira de manobras de ótima resolução, controlador de distância à frente, freios com retenção automática, luzes de cortesia no assoalho interno (também atrás) e nas maçanetas externas, tampa traseira com acionamento elétrico (que pode ser ativado por movimento do pé) e um amplo teto solar.

Há ainda diversas assistências ao motorista, como de faixa, de inibição de ultrapassagem ao detectar veículo no sentido contrário, de leitura de placas de velocidade e de frenagem para tentar evitar colisão. A combinação desses itens permite condução semiautônoma a até 130 km/h, pela qual o Volvo acelera, freia e contorna curvas suaves por si só — o motorista precisa manter as mãos no volante. Funciona muito bem, mas com limitações: quando a curva excede o limite de sua ação, por exemplo, o carro simplesmente a alarga sem aviso.

 

Ótimo acabamento e muitas conveniências no interior; bancos dianteiros têm ventilação e ajuste elétrico até do apoio de coxas; atrás, amplo espaço para duas pessoas

 

O programa Volvo On Call permite, por meio de aplicativo no celular, controlar o nível de combustível, travar e abrir as portas, climatizar a cabine, dar partida remota e enviar destinos para o navegador, além de bloquear o veículo em caso de roubo. O sistema usa chip de celular e vem com dois anos de assinatura. Cabem algumas melhorias: o forro do teto solar deixa passar certo calor, falta faixa degradê no para-brisa e a central de áudio não separa os arquivos por pastas. Pelo preço, seriam esperados assistente de estacionamento e câmeras de 360 graus ao redor. 1 ponto

 

Com controlador de distância e assistentes de faixa e de frenagem, o XC60 admite condução semiautônoma a até 130 km/h: acelera, freia e faz curvas suaves por si só

 

Posto do motorista
Dirige-se o XC60 em um banco muito bem definido, dotado de ajuste elétrico integral (incluindo apoios de coxas e lombar), aquecimento, ventilação e memória, recursos que se estendem ao passageiro ao lado. O quadro de instrumentos em tela de 12,3 pol admite poucas configurações: a maior parte afeta apenas a seção central e, conforme o programa de condução, o conta-giros dá lugar a um indicador de uso de energia. O computador de bordo deveria informar consumo em km/l.

Excelentes são os faróis com múltiplos leds, que vão além de comutar entre fachos alto e baixo ao detectar outros veículos na via: criam “máscaras” para evitar ofuscamento daqueles motoristas, enquanto iluminam com longo alcance as áreas que não incomodam. O efeito impressiona. O carro tem boa visibilidade e os três retrovisores são fotocrômicos. 1 ponto

 

Instrumentos com certa configuração, tela central de 9 pol com navegador e mostrador de energia, controlador de distância à frente, ar nas colunas, teto solar panorâmico

 

Espaço
Quatro adultos viajam em grande conforto nesse Volvo, com destaque ao espaço para pernas no banco traseiro. Três pessoas ali, porém, não vão bem: o formato prevê apenas duas e o ocupante central encontra um alto túnel no assoalho e encosto bem duro. 0,5 ponto

Porta-malas
O sistema híbrido toma algum espaço de bagagem: cai de 505 litros das outras versões para 468 litros, capacidade modesta para um SUV de seu tamanho. Não há estepe, só compressor para encher o pneu e selante para o furo — recurso limitado em um veículo com aptidão fora de estrada. 0,5 ponto

Próxima parte

 

 

Equipamentos e preços

• XC60 T8 R-Design – Abertura e fechamento elétricos da tampa traseira, alertas de colisão frontal e traseira, ar-condicionado automático de duas zonas, assentos infantis integrados ao banco traseiro, assistentes de direção semiautônoma e para evitar ultrapassagem, bancos revestidos em couro (dianteiros com regulagem elétrica, aquecimento, ventilação e memória), câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 9 pol, sistema Harman/Kardon, 13 alto-falantes e 600 watts;  controlador de distância à frente, controle de velocidade em descida, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis com leds autodirecionais, comutação e nivelamento automáticos; frenagem automática, leitura de placas da via, limpador de para-brisa automático, monitores de ponto cego e pressão dos pneus, proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, proteção em saída da via, quadro de instrumentos configurável, rodas de 21 pol, seletor de modos de condução, sensores de estacionamento à frente e atrás, serviço de conveniência Volvo On Call, sete bolsas infláveis, sistema de alerta de mudança de faixa, teto solar panorâmico.

• Preço sem opcionais: R$ 299.950

• Preço como avaliado: R$ 299.950

• Preço completo: R$ 299.950

• Garantia: dois anos sem limite de quilometragem.

Preços sugeridos em abr/19

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 10 Chances4x4avaliaçãoAvaliação Completahíbridoutilitário esporteVolvoXC60XC60 R-Design

Related Posts

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

16/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Transporte Mundial: revistas com caminhões e ônibus
Outras revistas nacionais

Transporte Mundial: revistas com caminhões e ônibus

21/03/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny
Auto Livraria - outras marcas

Suzuki: quadros com os jipinhos Samurai, Vitara e Jimny

18/02/2025

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp