Capaz de 0-100 km/h em 15 segundos, o Up mostra bom desempenho no trânsito
e dispensa altas rotações, mas economia de combustível é o maior destaque
Nossas medições de desempenho indicaram relativa agilidade na aceleração, feita de 0 a 100 km/h em 15 segundos, e retomadas aceitáveis, que melhoram bastante com o uso de marchas mais baixas (veja os números na tabela da página 2). Onde o Move Up realmente surpreendeu foi no consumo em nossos trajetos-padrão, ao fazer 9,5 km/l no percurso urbano exigente, 14,8 km/l no rodoviário (ambos com ar-condicionado) e nada menos que 19,1 km/l no urbano leve, sempre com gasolina. A marca em rodovia poderia ser ainda melhor com um câmbio mais longo, pois em quinta são 3.850 rpm a 120 km/h.
O Up compartilha com outros modelos da marca a excelente caixa de câmbio, com comando dos mais leves e precisos do mercado; o engate da marcha à ré requer pressão para baixo na alavanca, mas não traz dificuldade. Seus freios estão bem dimensionados, com discos ventilados à frente — que o mais potente e pesado Peugeot 208 de 1,45 litro não usa —, e a direção, a primeira em um VW nacional a usar assistência elétrica, mostra calibração acertada com pouco peso em manobras e uma sensação firme e precisa em alta velocidade.
Boa combinação: um motor de última geração, com soluções técnicas pioneiras, e
a conhecida caixa de câmbio dos pequenos da VW com comando dos melhores
Carros curtos e de baixo peso representam um desafio para os fabricantes e termos de calibração de suspensão: se muito macia, prejudica a estabilidade e pode tornar o carro inseguro com carga total; se muito firme, sacrifica o conforto. O Up está mais para o segundo caso, com molas um pouco duras que transmitem bem impactos como lombadas e emendas de pontes; a absorção de pequenas irregularidades também é pior do que se esperava pelo uso de pneus 175/70 R 14, medida quase de versão aventureira hoje. Por outro lado, o correto comportamento em curva transmite confiança e o conjunto parece robusto.
Além de trazer fixações Isofix para cadeiras
infantis, o Up sobressai em segurança pela
nota máxima no teste de impacto do Latin NCap
O novo VW poderia ser melhor em visibilidade, pois tem as colunas dianteiras largas e avançadas e as traseiras muito espessas. O sistema de iluminação é dos mais simples, com faróis de refletor único de superfície complexa (bons, porém) e nenhuma luz de neblina de série, nem mesmo na traseira. Pontos positivos são os repetidores laterais das luzes de direção e os retrovisores externos convexos de bom tamanho.
Embora a dotação de segurança passiva seja apenas aquela obrigatória acrescida de encosto de cabeça para o quinto ocupante (cinto de três pontos ele não tem) e fixações Isofix para cadeiras infantis, o Up sobressai nesse aspecto por ter alcançado nota máxima — cinco estrelas — no teste de impacto do Latin NCap em relação à proteção do adulto, com 15,86 pontos entre 17 possíveis; a proteção a crianças obteve quatro estrelas e 39,54 pontos dos 49 possíveis.
Calibração firme da suspensão deixa o Up estável, mas sacrifica o conforto,
mesmo com pneus de perfil alto; sistema de iluminação traz o básico
Afinal, vale a pena apostar no Up? Na faixa de R$ 40 mil encontram-se hatches mais espaçosos e com motores de maior cilindrada com conteúdo semelhante ou pouco inferior, como Citroën C3 Origine 1,45-litro, Fiat Palio Attractive 1,4, Nissan March SV 1,6 e Peugeot 208 Active 1,45. Na própria linha VW há alternativas como Gol e Fox, que oferecem mais espaço e o mesmo brilhante motor de três cilindros, no caso do Fox Blue Motion, sem se afastar do preço do irmão mais novo.
Se economia de combustível, segurança passiva e modernidade de projeto forem mais importantes na compra que o espaço interno e o desempenho, o Up defende-se bem diante de oponentes consagrados. Contudo, muitos consumidores de carros pequenos preferem algo pouco maior e mais apto ao uso rodoviário, mesmo que passem quase todo o tempo dirigindo na cidade. Para esses, a novidade da VW pode não ser a melhor escolha.
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Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 3 em linha |
Material do bloco/cabeçote | alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 74,5 x 76,4 mm |
Cilindrada | 999 cm³ |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 75/82 cv a 6.250 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 9,7/10,4 m.kgf a 3.000 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 75,1/82,1 cv/l |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | manual / 5 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |
1ª. | 3,77 / 6 km/h |
2ª. | 2,10 / 11 km/h |
3ª. | 1,28 / 18 km/h |
4ª. | 0,93 / 25 km/h |
5ª. | 0,74 / 31 km/h |
Relação de diferencial | 4,93 |
Regime a 120 km/h (5ª.) | 3.850 rpm |
Regime à vel. máx. informada (gas./álc.) | 5.250/5.300 rpm (5ª.) |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado (256 mm ø) |
Traseiros | a tambor (200 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Diâmetro de giro | 9,7 m |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Estabilizador(es) | dianteiro |
Rodas | |
Dimensões | 5 x 14 pol |
Pneus | 175/70 R 14 |
Dimensões | |
Comprimento | 3,605 m |
Largura | 1,645 m |
Altura | 1,50 m |
Entre-eixos | 2,421 m |
Bitola dianteira | 1,423 m |
Bitola traseira | 1,424 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,361 |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 50 l |
Compartimento de bagagem | 285 l |
Peso em ordem de marcha | 958 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 12,8/11,7 kg/cv |
Garantia | |
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem |
Carro avaliado | |
Ano-modelo | 2014 |
Pneus | Goodyear GPS Duraplus |
Quilometragem inicial | 1.000 km |
Dados do fabricante |