Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Avaliação Completa

Move Up convence pela economia, mas não no preço

11/04/2014
in Avaliação Completa, Volkswagen

VW Move Up

 
Capaz de 0-100 km/h em 15 segundos, o Up mostra bom desempenho no trânsito
e dispensa altas rotações, mas economia de combustível é o maior destaque

 

Nossas medições de desempenho indicaram relativa agilidade na aceleração, feita de 0 a 100 km/h em 15 segundos, e retomadas aceitáveis, que melhoram bastante com o uso de marchas mais baixas (veja os números na tabela da página 2). Onde o Move Up realmente surpreendeu foi no consumo em nossos trajetos-padrão, ao fazer 9,5 km/l no percurso urbano exigente, 14,8 km/l no rodoviário (ambos com ar-condicionado) e nada menos que 19,1 km/l no urbano leve, sempre com gasolina. A marca em rodovia poderia ser ainda melhor com um câmbio mais longo, pois em quinta são 3.850 rpm a 120 km/h.

O Up compartilha com outros modelos da marca a excelente caixa de câmbio, com comando dos mais leves e precisos do mercado; o engate da marcha à ré requer pressão para baixo na alavanca, mas não traz dificuldade. Seus freios estão bem dimensionados, com discos ventilados à frente — que o mais potente e pesado Peugeot 208 de 1,45 litro não usa —, e a direção, a primeira em um VW nacional a usar assistência elétrica, mostra calibração acertada com pouco peso em manobras e uma sensação firme e precisa em alta velocidade.

 

VW Move Up
VW Move Up
 
Boa combinação: um motor de última geração, com soluções técnicas pioneiras, e
a conhecida caixa de câmbio dos pequenos da VW com comando dos melhores

 

Carros curtos e de baixo peso representam um desafio para os fabricantes e termos de calibração de suspensão: se muito macia, prejudica a estabilidade e pode tornar o carro inseguro com carga total; se muito firme, sacrifica o conforto. O Up está mais para o segundo caso, com molas um pouco duras que transmitem bem impactos como lombadas e emendas de pontes; a absorção de pequenas irregularidades também é pior do que se esperava pelo uso de pneus 175/70 R 14, medida quase de versão aventureira hoje. Por outro lado, o correto comportamento em curva transmite confiança e o conjunto parece robusto.

 

Além de trazer fixações Isofix para cadeiras
infantis, o Up sobressai em segurança pela
nota máxima no teste de impacto do Latin NCap

 

O novo VW poderia ser melhor em visibilidade, pois tem as colunas dianteiras largas e avançadas e as traseiras muito espessas. O sistema de iluminação é dos mais simples, com faróis de refletor único de superfície complexa (bons, porém) e nenhuma luz de neblina de série, nem mesmo na traseira. Pontos positivos são os repetidores laterais das luzes de direção e os retrovisores externos convexos de bom tamanho.

Embora a dotação de segurança passiva seja apenas aquela obrigatória acrescida de encosto de cabeça para o quinto ocupante (cinto de três pontos ele não tem) e fixações Isofix para cadeiras infantis, o Up sobressai nesse aspecto por ter alcançado nota máxima — cinco estrelas — no teste de impacto do Latin NCap em relação à proteção do adulto, com 15,86 pontos entre 17 possíveis; a proteção a crianças obteve quatro estrelas e 39,54 pontos dos 49 possíveis.

 

VW Move Up

 

VW Move Up
VW Move Up
 
Calibração firme da suspensão deixa o Up estável, mas sacrifica o conforto,
mesmo com pneus de perfil alto; sistema de iluminação traz o básico

 

Afinal, vale a pena apostar no Up? Na faixa de R$ 40 mil encontram-se hatches mais espaçosos e com motores de maior cilindrada com conteúdo semelhante ou pouco inferior, como Citroën C3 Origine 1,45-litro, Fiat Palio Attractive 1,4, Nissan March SV 1,6 e Peugeot 208 Active 1,45. Na própria linha VW há alternativas como Gol e Fox, que oferecem mais espaço e o mesmo brilhante motor de três cilindros, no caso do Fox Blue Motion, sem se afastar do preço do irmão mais novo.

 

 

Se economia de combustível, segurança passiva e modernidade de projeto forem mais importantes na compra que o espaço interno e o desempenho, o Up defende-se bem diante de oponentes consagrados. Contudo, muitos consumidores de carros pequenos preferem algo pouco maior e mais apto ao uso rodoviário, mesmo que passem quase todo o tempo dirigindo na cidade. Para esses, a novidade da VW pode não ser a melhor escolha.

Mais Avaliações

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 3 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 74,5 x 76,4 mm
Cilindrada 999 cm³
Taxa de compressão 11,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 75/82 cv a 6.250 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 9,7/10,4 m.kgf a 3.000 rpm
Potência específica (gas./álc.) 75,1/82,1 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual /  5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,77 / 6 km/h
2ª. 2,10 / 11 km/h
3ª. 1,28 / 18 km/h
4ª. 0,93 / 25 km/h
5ª. 0,74 / 31 km/h
Relação de diferencial 4,93
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.850 rpm
Regime à vel. máx. informada (gas./álc.) 5.250/5.300 rpm (5ª.)
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (256 mm ø)
Traseiros a tambor (200 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 9,7 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro
Rodas
Dimensões 5 x 14 pol
Pneus 175/70 R 14
Dimensões
Comprimento 3,605 m
Largura 1,645 m
Altura 1,50 m
Entre-eixos 2,421 m
Bitola dianteira 1,423 m
Bitola traseira 1,424 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,361
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l
Compartimento de bagagem 285 l
Peso em ordem de marcha 958 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 12,8/11,7 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2014
Pneus Goodyear GPS Duraplus
Quilometragem inicial 1.000 km
Dados do fabricante

 

 

Page 3 of 3
Prev123
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaFoxMove UpUpVolkswagen

Related Posts

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3
Auto Livraria

Gol GT: em vídeo, a história da resposta da VW ao Escort XR3

01/06/2025
VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi
Auto Livraria - Volkswagen

VW: catálogo de 1961 com Fusca e muitas versões da Kombi

05/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

05/05/2025
VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

02/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Quadros decorativos

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp