Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas De Carro por Aí

Audi R8, RS6 e RS7: no topo das quatro argolas

09/06/2017
in De Carro por Aí

De Carro por Aí - Nasser

R8, carro de corridas amansado, e versão Performance de RS6 e RS7 na pista para acelerar fundo

 

Audi centrou sua bandeira de rendimento e tecnologia em três veículos: R8 cupê; station wagon RS6 Avant e hatch cinco-portas RS7 Sportback. No R8, carro de corridas amansado, enorme motor V10 aspirado, injeção direta, entre eixos traseiro, 5,2 litros, 610 cv, tração em todas as rodas, transmissão S-Tronic de sete marchas. Nos outros, motor V8, 4,0 litros, turbo, 605 cv, 71,4 m.kgf de torque – indo a 76,5 por instantes quando o acelerador é totalmente pressionado.

Experiência
Audi convidou alguns jornalistas a conduzi-los no circuito da Fazenda Capuava, em Vinhedo, SP. Não é uma pista de corridas, mas capricho de rico aficionado a disputas, como era o Cidão Diniz. Construiu circuito para diversão com amigos em carros esportivos ou alguns de competição, como um Lister Jaguar, com engenheiro e mecânico ingleses para funcionar e manter. A fazenda, primorosa em paisagismo e disposição, ainda tem campo de polo, criação de gado. Pessoalmente não gosto muito, pois todo o esforço e emoção aplicados pelo Cidão perderam razão de ser, transformados em local de eventos.

 

Audi R8 02
Audi R8

R8

 

Tais Audi são o pico da tecnologia da marca, donos de impecável construção e dimensionamento. A capacidade performática supera as habilidades de seus condutores — com certeza nunca extrairão de tais máquinas todo o seu potencial em aceleração, estabilidade e freios. Todos exsudam construção responsável.

Lição
Contido pela limitação de espaço, poupo os leitores de informações quanto à riqueza construtiva, equipamentos e acessórios. Entretanto assumo a responsabilidade de traduzir impressões pessoais.

RS7
RS7

Tive sorte de dirigir o R8 e o RS7 Sportback com pista molhada e pequena chuva. Bom para perceber a excepcional aderência permitida pela tração em todas as rodas. A distribuição de torque em todas as rodas dá estabilidade superior. As suspensões e até cubos de rodas empregam alumínio em quantidade. Os freios com discos revestidos em cerâmica nas quatro rodas propiciam desaceleração brilhante, e nas demandas ao acelerador é generoso.

No RS7 e na station, a impressão de haver um ente mágico despejando com vigor um balde cheio de torque para impulsionar as rodas. As respostas ao acelerador são plenas, generosas, daí fazer de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e superar os 300 km/h.

Período
Dos R8 optei pelo amarelo. Homenagem histórico-sentimental: tenho cinquentenário Lumimari Malzoni, o avô do Puma, utilizando mecânica Auto Union de 1,0 litro – Audi era uma das marcas a fazer tal união. O esportivo atual é carro de corridas suavizado, construção mesclando alumínio, metais com tratamento nobre, compósitos para resistência e leveza. Volumoso motor com 10 cilindros em V e ronco exclusivo na geração de 610 cv e 57,1 m.kgf de torque, com pico aos 6.000 rpm, capaz de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 3,2 s e cravar verdadeiros 330 km/h.

 

 

RS6
RS6

É automóvel sério, privilegiando engenharia, desprezando o marketing. Feito artesanalmente – permite encomendas combinando cor e tomadas de ar laterais do agrado do comprador – na fábrica da Audi Sport, dedicada às melhorias de desempenho. Divide plataforma com o Lamborghini Gallardo. Aerodinâmico, pesa 1,55 tonelada, mostrava maior identidade com as sensações e reações absorvidas em tantos anos e quilometragem rodados pelo condutor, com aceleração forte, crescimento linear em torque e potência exauridos pelas rodas leves com 21 pol. Na mão, de reações adequadas à demanda. Saídas de curvas mais lentas ante o hatch e a imaginada station, pelo menor torque.

Surpreendente? Mas é o retrato histórico do ciclo em vias de se encerrar. As regras antipoluição, pró-redução de consumo ditadas por burocratas e advogados colocaram os engenheiros na pesquisa por mais cavalos, menos sede, menos tamanho e menos peso. Deram nos motores compactos, leves, geradores de enorme cavalaria, generosos em fornecer torque até há pouco inimaginável.

Assim, num comparativo entre um hatch e um esportivo, tão diversos entre si, ficou clara a exígua diferença de desempenho. Motivo? Basicamente os turbos. Há uns anos o Claudio Demaria, engenheiro chefe da Fiat, me surpreendeu enviando-me para experimentar um Alfa Romeo 159 V6 3,2, aspiração atmosférica. Pico da linha, agradabilíssimo, e deixou a mesma sensação de fim de tempo. Após, só motores menores e turboalimentados. Caso do R8 daqui a previsíveis quatro anos.

Preços
Padrão imobiliário: R8, R$ 1,171 milhão; RS6 Avant, R$ 670 mil; RS7 Sportback, R$ 729 mil.

 

Macron toma posse e apresenta o DS7

Presidente FrancaEmmanuel Macron, novo presidente da França, fez desfile da posse em azul e ainda não lançado DS7 Crossback azul, da nova marca de luxo da PSA. Derivado de Citroëns, o DS, agora independente, amplia escolha para servir ao governo.

Somou lobby da nova marca com a juventude do novo governo, e cerimônia apresentou o DS7 ao mundo – com ele fabricante quer entrar no mercado dos EUA. Tem jeito de ser nova condução de embaixadores franceses mundo afora.

Na França automóveis presidenciais são da preferência do eleito, e escolhas são dentre as do país. Há cinquenta anos o general Charles De Gaulle utilizava dois Simca Présidence de quatro portas, tornados conversíveis pelo carrozziere Chapron. A Simca foi comprada pela Chrysler, perdendo nacionalidade e cliente, pois De Gaulle, nacionalista, mandou substitui-los por Citroëns DS, também tornados cabriolets.

Em sequência outros da marca: SM Maserati, XM limusine. E Peugeot 604; e insólito Rambler made in USA, dos tempos de associação entre Renault e American Motors. Dos mais recentes, Renaults Laguna, Safrane; Jacques Chirac usou Citroën CX; François Hollande, recém deixando o Eliseu, andava com modelo C5; e Macron inaugurou o DS.

Novo mandatário exibiu mundialmente pretensões DS, representar luxo e avanço tecnológico franceses. Neste campo porta o sistema DS Active Scan Suspension, baseado no assemelhado nos Mercedes Classe S: imagens de câmara frontal, lendo o piso, alteram os amortecedores para enfrentar imperfeições, mantendo ao máximo o conforto de rolagem.

Há críticas pela escolha. Financeiras pela aquisição de automóvel não blindado por 40 mil euros. Patrióticas, pelos não concordes ante o fato de o estado francês ser sócio em 15% da Renault, e assim, mandatoriamente, deveria adquirir carro da marca, e não produto PSA, com chineses em seu capital.

 

Roda a Roda

Lotus Elise 20th Anniversary EditionQuem diria – Icônica marca de automóveis esportivos Lotus agora é chinesa, controlada pela Geely – dona da Volvo. No pacote comprou 49,9% das ações da Proton, da Malásia.

Negócio – Proton foi política governamental para colocar o país no mundo da indústria e tecnologia, e nova injeção de poder deve expandir sua ação. Dentre os interessados na compra estavam Renault, PSA Peugeot Citroën e Suzuki.

Imagem – Analistas do setor creem, compra da Lotus integra projeto de Li Shufu, controlador da Geely, para atuação global, e fazê-la aparecer ícone, como nas grandes marcas: Ferrari/FCA; Porsche/VW; Lexus/Toyota. Como em transações assemelhadas, Geely e Volvo terão muito a absorver na tecnologia de construção de carros leves, característica principal dos Lotus. No caso, mesclará com a resistência construtiva Volvo.

Lá – VW lançou na Europa o Up GTi. Pequeno motor 1,0 aumentado para 115 cv. Rebaixou 16 mm, colocou rodas leves 17 pol, aumentou freios e reviu suspensão. Faz de 0 a 100 km/h em 8,8 s e final de 212 km/h.

Aqui – No Brasil novidade de julho será versão Pepper, incrementada em decoração. Mas o GTi abriu caminho para versão de maior desempenho.

Macri – Presidente argentino Mauricio Macri fez périplo de cooptação de investimentos na Ásia. Com CEO da Nissan Motor Co, Hiroto Saikawa, agradeceu chegada da marca a seu país. Terá linha de montagem dentro da fábrica Renault, em Córdoba e fará picapes Nissan, Renault e Mercedes. Produção ao fim de 2018 da Frontier hoje importada do México.

Mais – No circuito visitou Takeshi Uchiyamada, chairman da Toyota. No colega de Mercosul ampliou instalações, contratou 300 pessoas, e incrementará produção em 30%, após redivisão comercial na América Latina. Exportará 70% da produção estimada em 130 mil picapes Hilux e SUV SW4. Sob direção de Steve St Angelo, implantou e administra projeto de expansão de mercado na América Latina.

Base – PSA sediará operação latino-americana da marca DS na Argentina. Nomeou Valentina Solari diretora geral, concentrando gestão, controle, e mostrar marca como elegância e tecnologia francesas. Brasil, mercado maior, a reboque.

Ford EcoSport China 01Salón – Ante proximidade de datas entre lançamento ao mercado brasileiro e o Salón del Automóvil, Buenos Aires, 10 a 20 de junho, Ford aproveitou para mostrar novo Ecosport aos argentinos. Após, mostra local à imprensa não convidada à vilegiatura. No mercado, com motorizações 2,0 e 1,5 3-cilindros, agosto.

Mais – GM apresentará o Equinox, SUV mexicano, substituto do Captiva, e Fiat o Argo e seu equivalente europeu, Tipo. Venderá ambos no mercado argentino.

Dez – Menor dentre motos BMW, G 310R será o 10º produto em Manaus: monocilíndrico, refrigeração líquida, 310 cm³ e 34,4 cv. Peças feitas na Índia, mercado menos exigente, e exportada para montagem em Manaus. Preço desconhecido, mas importar de país com produtos baratos instiga raciocínio de, apesar do rótulo premium, possa competir com Honda Twister e Yamaha Fazer, ambas de 250 cm³ e com ABS. Base em torno de R$ 15,5 mil.

Lei – Resolução 667 Contran, Conselho Nacional de Trânsito, normatiza iluminação de veículos. Encerra aventura de usar lâmpadas inadequadas, como as de xenônio em faróis comuns, e as azuis – exceto para sinalização. Bota ordem.

Nissan Kicks SLChegando – Em dias, concessionárias Nissan receberão modelo Kicks nacional. Queda de vendas mudou planos, desde adiar produção, e ações para reduzir preços: versões com menor conteúdo, câmbio manual, e focará antecipadamente compradores com necessidades especiais e táxis.

Motor – Por enquanto não emprega atualizado motor Renault 1,6 SCE, de maior potência e torque, porém injustificável a associadas como Renault e Nissan ter, cada uma, motor diferente. Mercado pulula de SUVs neste segmento.

Fora – Ante cobrança de acionistas por pagamento de dividendos, GM cancelou investimentos para produção na Índia; suspenderá vendas no mercado interno; apenas exportará; e venderá tradicional operação na África do Sul. Passará adiante 57,7% de joint venture no Quênia; negocia com Isuzu assumir a fábrica na África do Sul; venderá seus 30% nessa japonesa. Focará em investimentos nos EUA para produção de picapes e SUVS; aplicará nas pesquisas de veículos autônomos; verá mercados mais rentáveis.

Diferente – Na Ford cobrança idêntica deu resultado diferente: aposentaram precocemente Mark Fields, 56, presidente, ex-menino de ouro. Substituto Jim Hackett, 62, na Ford há apenas um ano, vindo de fábrica de móveis e de trabalho social: diretor atlético da Universidade de Michigan. Família Ford, controladora do negócio, gosta de novidades. Antecessor de Fields, Alan Mulally veio da Boeing. Desconhecia automóveis, salvou a marca.

Tensão – Hackett tem fama de excepcionalmente dedicado, e no emprego anterior reduziu à metade fábricas e operários. Dizem-no de ações e soluções. Saída cortou poderes de Ray Day, diretor de comunicações, agora consultor.

Aqui – Crê-se em reflexos no Brasil. Recentemente Day impôs criação de diretoria corporativa, indicando titular e missão: convívio com formadores de opinião não conhecedores de automóveis. Criou abrasão interna.

Esperança – Com inauguração da revenda Ingá, em Içara, sul catarinense, na movimentada BR 101, Mercedes quer aumentar 20% sua presença no estado. Começou bem. Primeira venda: 15 caminhões.

Menos – 3M de produtos para pintura automotiva tem nova massa de polir à base d’água. Remove rápida e limpamente marcas do polimento mecânico. Suprime etapa para refino. A profissionais, embalagem de 1 kg.

Moralização – Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, oficiou às entidades credenciadas a emitir certificados de originalidade para reclassificação de veículos como Antigos de Coleção, para saber dos critérios. Há muita falsificação e leniência no meio.

Moore e o MP Lafer
Moore e o MP Lafer

Gente – Roger Moore, Sir, inglês, ator, embaixador da Unicef, 89, passou. Fez 7 filmes como o agente James Bond. Num deles, 007 Contra o Foguete da Morte, passagem no Brasil, onde perseguido pela atriz Emily Bolton, conduzindo então na moda MP Lafer. Deu humor inglês aos filmes, hoje com um primata como ator principal. / Jorge Pontual, argentino, ex VP de Vendas da VW no Brasil e larga experiência no setor, mudança. Gerente Geral da japonesa Isuzu em volta à Argentina. / Luiz Pedrucci, paulistano, engenheiro, 44, promoção. Era presidente da Renault Colômbia e assumirá operação brasileira. Primeiro brasileiro a liderar Renault no Brasil. Fabrice Cambolive transferido para a Europa.

 

Espaço patrocinado

O estilo Mercedes na rede

MercedesDona de um símbolo – a estrela de três pontas -, e nome de amplo conhecimento mundial, produtora de automóveis mesclando performance, luxo e qualidade, a Mercedes-Benz estende seus negócios no Brasil à área de artigos com sua marca. Além de balcões na pequena rede de concessionários de automóveis, oferece contatos à Internet, para vender a Mercedes-Benz Collection.

Os itens colecionáveis passam a ser alcançados em sua loja virtual – sítio oficial da Mercedes, aba Automóveis, seção Acessórios e Collection. Clientes e aficionados da marca e de sua divisão esportiva AMG, podem identificar e adquirir os artigos cuja linha de criação é para uso constante refletindo o estilo de vida de um público interessado em tendências e design.

A criação da loja virtual indica projeto de expansão da atividade de automóveis Mercedes no país, bem lastreada com a fábrica em Iracemápolis, SP.

Até o momento a variedade exposta no catálogo de produtos supera 600 itens disponíveis, criados especialmente para a marca, indo de miniaturas dos grandes ícones Mercedes-Benz e AMG peças de vestuário, acessórios, canetas, chaveiros, relógios e muitos etc.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: AudicolunasDe Carro por Aí

Related Posts

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

18/06/2025
Jaguar: E-Type, XK 120, XJ e mais em quadros decorativos
Auto Livraria - Audi

Audi: quadros com A3, A4, A6 e outros modelos

30/09/2024
Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros
Auto Livraria - Audi

Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros

07/06/2024
Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada
Auto Livraria - Audi

Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada

17/05/2023
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp