Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas De Carro por Aí

Mercado: o fundo do poço e a mola

09/01/2017
in De Carro por Aí

De Carro por Aí - NasserHá anos se busca o fundo do poço e sua imaginada mola para a indústria, sem resultados: 2016 foi marcha à ré de 10 anos

 

Ditado popular garante, fundo de poço tem mola. Ou seja, há reação rápida quando se atinge o ponto mais baixo da escala. No caso da indústria automobilística há anos se busca o fundo do poço e sua imaginada mola, porém sem resultados. Vendas vêm caindo ano após ano, fechando o ano com pouco menos de 2 milhões de unidades comercializadas. Na prática, marcha à ré de 10 anos.

Há, entretanto, previsões otimistas. Da Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, imaginando choque no fundo do poço, trava na queda e reação da suposta mola, fazendo vendas crescer em 5 ou 6%. Carlos Zarenga, presidente da GM no Mercosul, com olhar de CFO – ele é o chefe de finanças da marca no sul do continente –, é mais otimista. Para ele a mola é mais forte e reativa. O impacto contra a base do poço ocorrerá ao fim do primeiro trimestre, com previsível crescimento de vendas a 10% sobre os números de 2016.

Os vindos do poço
Renault Captur 01Indústria automobilística funciona olhando horizontes distantes, e daí os resultados do dia são apenas componentes da conta. Influenciam investimentos, mas não os impedem. E por conta disto, mesmo com problemas, mercado e suas vendas devem ser aproveitados. Muitas novidades previstas para 2017.

Renault, primeira das francesas a se mexer, terá em fevereiro a apresentação do utilitário esporte Captur (foto), mais elegante de seus produtos nacionais. Ficará acima do Duster com preços a partir de R$ 80 mil. Logo à frente o pequeno Kwid, motor 1,0-litro de três cilindros, baixo peso para surpreender com desempenho e consumo. E início das importações do Koleos, com morfologia utilitária, entretanto com decoração refinada.

GM terá a reedição do Tracker, melhorias de meio do ciclo de vida, com implementos de estilo, frente e traseira, alteração no painel de instrumentos, e ênfase em conectividade, um dos atrativos da marca para vendas. Motor 1,4 turbo com injeção direta.

 

 

Citroën corre a aprontar versão de seu produto mais vendido, o bem formulado C3. No caso, uso da plataforma e arquitetura mecânica atuais vestidos com nova carroceria, ao estilo do europeu Cactus, marcada por grandes almofadas externas nas laterais.

Toyota Corolla 2017 EUR 01Toyota atualiza Corolla (foto) com novidade de empregar motor BMW – mesma família aplicada aos modelos de entrada da marca alemã e nos Minis. É acordo entre as empresas e, na prática, motores serão três-cilindros de 1,2 e 1,5 litro, turbo, com opção do 1,8 de quatro cilindros Toyota. O turbo 1,5 tracionará versão de topo e quer mudar os olhares sobre o carro, visto como carro de Uber e do “tiozão careta” — como a Honda fez com o concorrente Civic.

Volkswagen antecipará surgimento de nova família sobre plataforma mundial, a MQB-A0 – hoje aplicada para fazer o Golf e Audi A3. Será base para evolução de produtos ainda sem nome e, por movimento pantográfico, suceder a Gol, Voyage, Saveiro e novo SUV pequeno. Crê-se Gol manter-se-á como veículo de entrada, com o novo produto em preço e posição superiores. Ideia para o convívio, sem usar desgastado adjetivo Novo, é batizar sucessor como Polo, bom nome mundial e o melhor dos Volkswagens pré-Golf produzidos aqui.

Voyage, insosso e inodoro, cederia lugar a sedã com pretensões de maior participação no mercado, e picape situar-se-á acima da posição ocupada pela Saveiro e abaixo da Amarok. Projeto é usar Saveiro contra Fiat Strada e o novo modelo como concorrente no segmento criado por Renault Oroch e Fiat Toro. Quando ao SUV, pretensão é conter medidas para deixar espaço superior ao do Tiguan e ter concorrente a Ford Ecosport, Nissan Kicks, Honda HR-V, Jeep Renegade.

 

Roda a Roda

Papo – Estados Unidos estudam exigir veículos equipados com sistema de comunicação para “falar” carro com carro. Na prática, ver ante a aproximação nos cruzamentos. Ideia é reduzir acidentes pela obrigatoriedade de metade da produção norte-americana de veículos leves assim equipada nos dois primeiros anos de vigor.

Correto – Governo canadense prepara medida proibindo comerciantes de vender automóveis e comerciais leves que não atenderam a chamada de recall. No Canadá, calcula-se, um a cada seis veículos chamados não compareceu aos reparos. Aqui, grosso modo, 50%.

Futuro – Relação com automóveis mudará muito em breve. Precedendo elétricos, compartilhados, autônomos, haverá geração turbo nos próximos anos, 30% da frota leve. Na prática, carros e motores menores.

Caminho – Mercado de novos caiu, de usados cresceu. E junto a preferencia por aquisição através de consórcio. Último ano volume de adesões à poupança coletiva evoluiu 300%.

Talento – Sérgio Habib, da JAC Motors e maior revendedor Citroën do país, prepara empreendimento paralelo: central de usados para fazer negócios de venda e troca com os carros dados como entrada em suas lojas – e de mais usados recebidos como parte do pagamento dos menos usados. Assunto profissional, boas escolhas, revisão, garantia. Quer ser dos maiores do país secundando as locadoras – Localiza, Movida e Hertz -, líderes na venda dos usados. Habib é um talento no mercado.

Aliás – JAC Motors criou programa de atenção aos proprietários da marca seguidores do programa de manutenção programada para os 5 anos de garantia: revisões graciosas aos 50 mil km e seus múltiplos. Válida a todos modelos JAC.

Fica – Valentino Rossi, nove vezes campeão mundial em motos, quer entrar no mundo das quatro rodas. Agressivo, ofereceu-se, sem remuneração, para ocupar o vago lugar de Nico Rosberg na Mercedes-Benz. Os alemães declinaram.

Ford Ranger VR46Ranger – Montou empresa de personalização de veículos, fez acordo com a Ford, sua patrocinadora em ralis, e produzirá 460 unidades da versão pessoal VR46 — suas iniciais e seu número mítico — com base na picape Ranger. Rodas de 18 pol, pneus lameiros, revestimento interno em couro italiano, um descontrole na aposição de faixas decorativas. O toque e as iniciais custam 31 mil euros sobre os 42 mil do preço da Ranger 3,2 4×4 na Europa. Fica nas motos, Valentino.

Sanção – Mudança no Código Brasileiro de Trânsito deu mais peso à infração de estacionar em vaga para idosos ou pessoas com deficiência. Agora é falta gravíssima e gera 7 pontos na carteira.

Educação – Cláudia Moraes, diretora da Procondutor, atuando no mercado de educação de trânsito, enfatiza a necessidade de incluir, na formação dos candidatos a motoristas, a aproximação com a realidade do país.

Tempo – Ford sustou produção na Venezuela, a exemplo de GM, Hyundai, Mitsubishi, FCA. País com mau projeto de industrialização permite montagem com baixa agregação de componentes locais. E como o governo Maduro tomou a direção do caos, não libera moeda para pagar contas das peças estrangeiras. Sem peças não dá para montar veículos. Ford manterá pagamento aos funcionários ociosos. Pelo visto espera mudança de governo em curto prazo.

Cautela – Em 2016 Brasil fez acordo comercial de automóveis com Colômbia e Uruguai. Preparava avença com o Paraguai, mas adiou a finalização. Vizinho país toca agressivo projeto de atração de indústrias de autopeças e montadoras. Tem única: monta chineses JAC J2 por representante.

Receio – Há medo nacional: facilidades podem atrair forte operação chinesa para produzir e exportar ao Brasil. Aqui as duas principais marcas, incluindo a JAC, não decolam. Paraguai oferece perspectivas, legislação trabalhista amena e, item fundamental esquecido no Brasil do governo PT/Dilma, segurança jurídica.

Manutenção – Moras em cidade com céu limpo? Colha água de chuva e coloque-a no radiador do seu carro. Água de céu poluído é ácida e a de torneira é tratada, ambas danosas às galerias de água de circulação e refrigeração do motor. Use o aditivo orgânico na proporção indicada no manual do proprietário.

Antigos – Se colecionador de antigos, item mandatório. Adicione, pelo menos, um litro de aditivo orgânico utilizados pelos veículos modernos, para garantir bom fluxo, evitar ressecamento das mangueiras, preservar vedações e bomba d’água. Óleo solúvel é item polêmico, nem sempre amigável com as mangueiras.

Gente – Patrícia Fernandes, responsável por relacionamento com a imprensa, deixou a Dafra, montadora manauara de motocicletas de várias marcas. José Ricardo Siqueira e Mariana Gutierre assumem a função.

 

Rally Dakar: Nasser vai de Toyota

DakarNasser Saleh Nasser Abdullah Al-Attiya, 46, do Qatar, um dos pilotos de ponta nos ralis de longa duração e esforços extremos, conduzirá um Toyota com base Hilux na versão do Rally Dakar agora realizado no Cone Sul. Nasser, ou Saleh, como gosta de ser chamado, é um vencedor. Aos 46 anos, primo irmão do Emir do Qatar e direito ao tratamento de Sheik, tem patrocínio da empresa aérea do país, considerado seu maior divulgador, e lastro esportivo sólido: venceu o Dakar em 2011 e 2015; segundo lugar em 2010 e 2016, terceiro em 2014.

Vitoriou em 25 etapas. Adicionalmente tem medalhas olímpicas em tiro e arco e flecha. Divide participação com o francês Mathieu Baumei como copiloto no Toyota Gazoo Racing, equipe de ralis patrocinada pela Toyota e comandada por Giniel De Villiers, vencedor do Dakar em 2009. Em 2016 venceram em Abu-Dhabi, Quatar, Itália, Espanha, Polônia e Marrocos, conquistando a Copa do Mundo de Rallye FIA Cross Country.

O genericamente chamado Dakar é a prova mais emblemática em resistência, contando com participação oficial ou oficiosa dos grandes fabricantes mundiais de veículos fora de estrada. Nesta edição aproximadamente 1/3 dos competidores utilizará veículos Toyota. Envolvimento da Toyota é grande. Sua operação sul-americana fornecerá parte da logística e 42 unidades de Hilux e SW4 para acompanhar a competição, transportando partes para reposição, 14 mecânicos da equipe e jornalistas.

O Dakar tem parte festiva, de envolvimento de comunidades, e envolverá três países, Argentina, Paraguai e Bolívia. Largada em frente ao Palácio Lopez, em Assunção, Paraguai, dia 1 de janeiro, e chegada em frente ao Automóvil Club Argentino, Buenos Aires, dia 14 após 10.000 km por trilhas demolidoras.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: colunasDe Carro por Aímercado

Related Posts

The End of Detroit: onde as Três Grandes americanas erraram
Livros multimarca

The End of Detroit: onde as Três Grandes americanas erraram

10/04/2022
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021

Novidades da Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada
Auto Livraria

Honda CB 400: enfim, uma moto de média cilindrada

Porte, desempenho e imponência superiores fizeram um duradouro sucesso: conheça a história no vídeo

27/06/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

27/06/2025

Quadros decorativos

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

27/06/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp