Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas De Carro por Aí

Renault começa bem 2017 com o Captur

17/02/2017
in De Carro por Aí

De Carro por Aí - Nasser

Novidade impacta pelo estilo, com a volta do design francês, e teve desenvolvimento mecânico pela engenharia nacional

 

Se há uma temporada para apresentação de novos produtos, Renault abriu-a e o fez bem com o Captur. É mais um utilitário esporte para frequentar a fatia de maior demanda, atenção e perspectiva de crescimento no mercado, e bem coloca suas credenciais: maiores medidas em tamanho, entre-eixos, porta-malas, espaço para motorista e passageiros, distância livre do solo.

Renault CAPTURNa prática significa dizer uso confortável, posição elevada de condução, sensação de proteção, fechando o pacote das demandas e desejos dos consumidores. Desconsidere o termo usado no masculino, pois na realidade o mercado segue os ditames – ou dependendo do relacionamento, as ordens… – do gosto feminino. Hoje mulheres compram diretamente 50% e influenciam muito na metade restante.

Em paralelo impacta pelo estilo, a volta do design francês e, noção mais sutil, encanta pelo detalhamento construtivo, a partir da qualidade da pintura, do atrativo visual de dois tons – a velha moda do saia-e-blusa inicia novo ciclo, banindo o inexplicável preto e o insosso prata. A descrição exibe ser um divisor de águas, um retorno ao francesismo, pois os demais produtos da marca no Brasil são de origem Dacia, sua segunda marca.

Daqui
O Captur brasileiro difere do europeu, pois aproveita a resistente plataforma de Logan, Sandero, Duster e Oroch, de boa fama, sem intimidades com oficina ou manutenção cara. Do original usa poucas partes e todo o trabalho de adequação da carroceria à base de maiores dimensões foi feita no Brasil. O desenvolvimento mecânico para obter conforto de rodagem e direção mais precisa também foi realizado pela engenharia nacional, incluindo o cálculo para novos braços de suspensão para elevar a altura do solo sem prejudicar o conforto.

 


Auto Livraria

 

Boa execução, é utilizado na Rússia, onde vendido como Kaptur e tem 80% de preferências para a versão 4×4, possível por técnica mas pouco provável por demanda no mercado latino-americano, sua base de atuação. Projeto também será aplicado na Índia. O projeto dá status institucional à engenharia brasileira e valorização no mundo Renault.

Renault CAPTURDois motores, 1,6 SCE, 16 válvulas, 120 cv, atualizado, feito no Paraná e 2,0 litros, 148 cv, importado. Inicialmente duas transmissões: manual de 5 velocidades para 1,6, e automática, 4, ao 2,0. Próximo trimestre, opção de transmissão CVT, operando como automática no 1,6. Internamente, perceptível cuidado construtivo, ótima ergonomia em especial para o condutor, plásticos harmônicos em superfícies e encaixes, bancos planejados, opção entre tecido e aplicações em couro. Sistema multimídia capaz de cumprir funções com apenas 4 toques, dispensando a ajuda de nerds, indispensáveis em algumas marcas.

Muito bem definido em preços, entre o Duster, a quem não deseja canibalizar, e os outros novos concorrentes, Jeep Renegade, Hyundai Creta, líder Honda HR-V. O Duster foi o quarto colocado em vendas no ano passado. A Renault não vê concorrência doméstica entre versão de entrada, com motor 1,6 e transmissão manual, a R$ 67 mil, mas projeta contração de vendas no modelo superior, o Duster automático, a R$ 84 mil, tentando focá-lo para vendas a frotistas e clientes hábeis aos descontos legais por deficiência física – enorme mercado, pouco explorado por falta de informação.

Campanha publicitária se inicia a 11 de março. Até lá, teste nos revendedores e pré-encomendas. Para vendas iniciais, garantia de 5 anos no produto, maior no segmento. O Captur ultrapassa a imagem de apenas mais uma novidade. É demonstração de competência da engenharia automobilística nacional e representa o início de novo patamar em estilo, interatividade, segurança. Com ele a Renault volta a ser Renault.

 

Roda a Roda

Política – Aliança Renault e Nissan não mudará sua estrutura de capital se o governo francês não se retirar da sociedade, onde tem 20% das ações. Estado tem voto nas decisões estratégicas. Disputa antiga e anúncio parece balão de ensaio às vésperas da eleição presidencial.

Audi V6 TDIDieselgate – Nos acertos finais de indenização aos clientes compradores de VW e Audi com motor diesel 3,0-litros, de emissões acima do limite legal, uma parcela surpresa: Bosch aderiu à conta com US$ 327,5 milhões. A companhia desenvolveu o componente capaz de enganar a avaliação oficial de emissões. Não assume a responsabilidade – apenas colabora.

Balaio de gatos – Questão externa quase resolvida, com pagamento de multas, indenizações, recompra de centenas de milhares de automóveis nos EUA, há grande complicação interna.

Em casa – Ferdinand Piech, ex-presidente do Conselho – e dito maior acionista individual -, declarou à auditoria para investigações internas, ter avisado a membros do conselho diretor, o ex-CEO Martin Winterkorn, a Wolfgang Porsche, seu primo e acionista, e ao governo da Baixa Saxônia, também acionista, a respeito dos problemas meses antes do escândalo. O aviso não foi considerado. O Conselho analisa processar Piech.

Surpresa – Industriais de veículos, autopeças e representantes laborais foram surpreendidos em reunião ministerial na Argentina. Pensavam ser busca de sugestões para implementar vendas, mas era o esboço do Plano Um Milhão, produção pretendida para 2023 – em 2016 Argentina fez metade.

Projeto – Busca atrair US$ 5 bilhões de investimentos para novos produtos; aumentar o índice de nacionalização a 35%; botar ordem na relação com os trabalhadores para reduzir o elevado absenteísmo – faltas chegam a 10% nas quartas-feiras. A estes oferecerá desenvolvimento e capacitação – e cobrará profissionalismo. Muita costura para nivelar entendimentos com tantos setores. Aparentemente não crê em rápida recuperação da produção veicular brasileira.

Mais um – Em sua política de fazer movimento, inventar séries especiais, descontos, vendas diretas, mágicas aritméticas e matemáticas para facilitar aquisição de seus produtos, GM prepara versão do Onix hatch com promessas visuais de esportividade. Segundo trimestre.

Renault Kwid 01Kwid – O Renault Kwid prometido para o final do semestre, apareceu rodando em Córdoba, onde está a fábrica da empresa na Argentina. Sítio Autoblog registrou. É para ser degrau de entrada da marca, como o foi o Clio, e de preço assemelhado. Carro leve, surpreendentes 800 kg e motor 1,0 3-cilindros produzindo 80 cv. Diretor da Renault disse-me, dada a relação entre o baixo peso e a potência, é surpreendentemente ágil e econômico. Questão sobre o carro está sobre os reforços aplicados à estrutura para a versão sul-americana a ser construída no Paraná. Testado, o modelo indiano foi reprovado em teste de impacto.

Negócio – Fábrica da Nissan iniciou exportar à Argentina, segundo maior mercado da América Latina. Enviou mais de duas mil unidades dos modelos March e Versa. Antes, quantidades menores aos vizinhos Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Chile e Costa Rica.

Menos é mais – Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, fornece 75% da carroceria ao novo chinês Chery Jaguar Land Rover – maior percentual, diz, aplicado num veículo. Liga Novelis Advanz torna-o 28% mais resistente a torções ante versão anterior. Alumínio em lugar da chapa de aço melhora consumo e rendimento.

Refazimento – Ducati de motos reestrutura e amplia rede de revendedores. Quer dobrar a 12 em 2017, iniciando com segunda revenda em São Paulo, inauguração no Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, SP, Florianópolis, SC, Porto Alegre, RS e pontos no Nordeste.

BMW F 800 GS AdventureTroca – BMW atualizou moto F 800 GS, de vendas iniciadas. Mudanças cosméticas, escapamento em aço inox; tampas laterais, refletores no garfo frontal, novo grafismo nos instrumentos. Modos de condução Rain & Road, ajuda comportamento com ABS e controle automático de estabilidade, acelerador sem cabo adota sinal de rádio. É uma big trail, hábil a andar no asfalto e fora dele. Preço de automóvel: R$ 50.900.

Bike – Na corrida por veículos autônomos, Google vai na frente com bicicleta capaz de se equilibrar e andar, entender e respeitar movimento e sinalização de trânsito, transportar pessoas sem habilidade a pedalá-las. Revolução para deslocamento em cidades. Lançamento 1/abril.

Mercado – Para abordar mercado dos EUA grupo Interbrilho de produtos de estética automotiva criou marca específica: Roadshine – shampoo, ceras, limpa vidros e linha para lavagem a seco. Já exporta para Ásia e América Latina.

Mudança – Gustavo Schmidt, Vice Presidente Comercial da Renault, voltou à Volkswagen para cargo idêntico. Fez ótimo e reconhecido trabalho para os franceses, integrando o time para crescer mais de 50% em seis anos em tempos de recessão e redivisão do mercado.

Tira-teima – Time de corridas da alemã BMW agregou brasileiro Augusto Farfus, para dividir condução de M6 GT3 numa das mais emblemáticas provas de resistência, a 24 Horas de Nurburgring. Vencer no Inferno Verde – longo circuito fica em floresta preservada – agrega valor. Faltam 100 dias para a prova.

Gente – Gilberto Vardânega, da Volvo Bus, foco. Deixa operação de vendas de ônibus rodoviários América Latina pelo mercado nacional. / Wolfgang Berhard, CEO em veículos comerciais Mercedes, saiu. Alegadas razões pessoais. Mercado não entendeu pois o via como sucessor de Dieter Zetsche, turco, presidente do Conselho, aposentado e cumprindo contrato de levar Mercedes à liderança em automóveis Premium. Zetsche acumulará a função. Presidente da Mercedes no Brasil Philipp Schiemer, um dos cotados à substituição. / Joseph Kaban, designer, ex Volkswagen, mudança. BMW para conduzir o desenho da linha principal da marca. Liberdade para aplicar seus conceitos nas próximas gerações. Súbita e inexplicada saída de Karim Habib, libanês, da chefia do design da marca promoveu mudança geral no setor. / Jorge Portugal, argentino, Vice Presidente de Marketing e Vendas VW, saiu. Razões pessoais. / Bruno Hohmann, diretor de Marketing da Renault Brasil, promoção. CEO da Renault Holanda. Carreira sólida. / Eduardo Regal, 60, jornalista, deixou-nos.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: CapturcolunasDe Carro por AíRenault

Related Posts

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros
Auto Livraria - Renault

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros

08/04/2025
Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys
Auto Livraria - Willys-Overland

Dauphine e Gordini: quadros dos pequenos sedãs da Willys

04/02/2025
Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras
Auto Livraria - Renault

Renault Sandero: quadros com versões RS, Stepway e outras

13/08/2024
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
Renault Sandero CVT vai bem, mas não precisava subir
Renault

Renault Sandero (segunda geração)

28/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp