Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Questão de imagem: os comerciais de TV e o automóvel

12/04/2013
in Editorial

Simples ou repletos de recursos, filmes de publicidade
podem contribuir para a reputação da marca ou prejudicá-la

 

Anúncios comerciais de televisão — hoje, cada vez mais acompanhados ou mesmo substituídos pelos veiculados na internet — são, por tradição, uma das maneiras mais diretas para um fabricante de produtos falar com seu público. Nada mais natural, seja pelo alcance dessas duas mídias, seja pela forma como a publicidade chega ao consumidor, com recursos de áudio e vídeo que vão muito além da propaganda impressa.

Há comerciais que se fixam em nossas mentes por décadas, de forma positiva, e concorrem para formar a boa imagem da marca ou do produto. Por que isso acontece? Os especialistas em marketing terão sua explicação, mas para mim — como mero interessado no assunto, em particular quando se trata de automóveis — a fórmula para esse êxito envolve requisitos como originalidade, foco no público-alvo e a escolha de cenas, sons e mensagens apropriadas ao produto. É claro que as qualidades do carro apresentado ajudam, mas não são elas — ou só elas — que fazem um bom comercial.

 

O comercial da linha 1989 da Volkswagen, com a música “Isso aqui o que é”, esbanjava bom humor e descontração de um jeito bem brasileiro

 

Nos tempos em que o mercado nacional estava fechado às importações, os carros produzidos aqui acumulavam décadas de produção (o que ainda acontece hoje, mas em menor parcela), uma defasagem que não impedia a elaboração de grandes peças publicitárias.

Da década de 1980 (a primeira da qual poderia me lembrar sem recorrer a gravações), ficaram em minha memória comerciais como o do Chevrolet Diplomata 1987 com o maestro Diogo Pacheco, que o dirigia enquanto parecia conduzir uma orquestra — e transmitia uma imagem sofisticada, perfeita para o público que a General Motors almejava com o grande sedã. Ou o clássico de Zé Rodrix, “meu coração bate mais alto dentro de um Chevrolet”, no lançamento da linha 1988 — tão marcante que foi reinterpretado por Roberto Frejat e Edgar Scandurra, em 2010, para apresentar o Camaro.

Da mesma época é o filme da linha 1989 da Volkswagen, com a música Isso aqui o que é, que esbanjava bom humor e descontração de um jeito bem brasileiro. Como esquecer o cavalo de pau que colocava a Parati com perfeição em uma pequena vaga de estacionamento? Ou o “flanelinha” que, distraído com uma moça bonita por perto, se esquecia de avisar para o motorista cessar a manobra de ré?

 

 

Com charme e com humor

Veio a abertura de mercado, em 1990, e com ela a expansão da oferta ao consumidor, tanto com carros importados quanto com a inauguração de fábricas de novas marcas. A indústria nacional respondeu ao cenário de competição e a publicidade refletiu aquele momento. A GM fez uma bela campanha com o mote “absoluto” em 1992 para o Omega, que tinha suas partes divididas por um raio laser para mostrar cada detalhe interno ou mecânico. Em outra linha, adequada a um carro acessível, surgiu em 1994 a figura do velho ranzinza que reclamava das modernidades do Corsa — “O que há de errado com o velho e bom carburador?”.

A Fiat criou um comercial inesquecível para o lançamento da Palio Weekend, em 1997, com a música Fool Around e peixinhos que ficavam com saudades quando a família ia embora da praia com a perua. Do mesmo ano é o criativo anúncio do garoto que sonhava com uma Kombi, e não um conversível, para poder passear com muitas garotas em vez de uma só…

Ao lançar o Gol reestilizado “Geração 3”, dois anos mais tarde, a VW fez um belo filme do carro em um campo de futebol, marcando pontos a cada detalhe mostrado e, ao fim, fazendo o placar disparar até explodir quando a marca VW era destacada. E foi também em 1999 que surgiu o Mercedes-Benz Classe A nacional, com um anúncio que relembrava o sonho de infância com a marca — o garoto brincando com uma miniatura do 300 SL de “asas de gaivota”, o jovem curtindo os Mercedes nas revistas — até que, já adulto, o homem vê o compacto na concessionária e se descobre apto a realizar seu sonho.

 

Em um ótimo do Peugeot 206, um jovem indiano amassa seu velho sedã para deixá-lo parecido com o compacto e chamar atenção das garotas

 

Nos anos 2000 os comerciais buscaram variedade, desviando-se muitas vezes do foco nos atributos do automóvel, o que não impediu que boas campanhas fossem criadas. São desse período anúncios marcantes como o do Ford Focus 2009, com os funcionários da fábrica cantando Happy Together e indicando prazer em fazer o carro, e o do Citroën C4 Pallas de 2007, no qual o ator do seriado 24 Horas Kiefer Sutherland estranhava a cidade vazia, silenciosa, até perceber que ela só parecia assim vista de dentro do carro. Lá fora, o caos.

Na sempre criativa Fiat, o tema “rever conceitos” levou a algumas peças muito divertidas entre 2001 e 2003. Em uma delas um senhor reclama a uma moça que está demorando demais para ser recebido pelo presidente da empresa — na verdade é a presidente, ela própria, que ele pensava ser a secretária. Do exterior veio um ótimo comercial do Peugeot 206, no qual um jovem indiano amassa sem dó seu velho sedã para deixá-lo vagamente parecido com o compacto francês, o que o habilita a chamar atenção das garotas…

São memoráveis ainda alguns comerciais da VW com animais, como o do CrossFox criado pelos tigres e o da picape Amarok com a elefanta Korama, que simbolizava confiabilidade e companheirismo, e o do Mitsubishi Lancer com o tema da trilogia De Volta para o Futuro.

Um rol que pode ser fechado com chave de ouro por duas campanhas dignas de aplausos, veiculadas nos últimos meses: a da Ford para o Fusion, com quatro filmes na internet que mostram o duelo entre Nélson Piquet e Nigel Mansell em autódromo ao volante do sedã, e os dois comerciais da VW para o Fusca, que levam o novo besouro ao cenário dos anos 70 com direito a uma aparição do humorista Mussum. Ambas mostraram que temos no Brasil agências de propaganda de primeira linha.

Comerciais que divertiram, despertaram boas lembranças e sensações agradáveis e, por isso, marcaram época e contribuíram para a imagem dos produtos que anunciavam. Triste recordar tudo isso e ver um fabricante da estirpe da Mercedes-Benz — até então, símbolo de bom gosto, requinte e qualidade — recorrendo a um funk para atrair atenção de forma barata ao novo Classe A. O fascinante mundo da publicidade poderia passar sem essa.

 

P.S.: Acrescentado o do Mitsubishi Lancer, que não poderia ficar de fora da lista dos melhores (8/4).

Fale com o editor Editorial anterior

 

Tags: 206C4 PallasChevroletClasse AcolunasCorsaEditorialFabrício SamaháFiatFocusFordFusionGolMercedes-BenzOmegaOpalapublicidadeVolkswagen

Related Posts

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

27/05/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

26/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

22/05/2025
Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração

22/05/2025

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp