Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Testar carros, tarefa que requer método e treinamento

06/03/2015
in Editorial

Editorial

 

Como são feitas as avaliações, um dos principais serviços da
imprensa para quem gosta de automóveis ou pretende comprar um

 

Testar automóveis, analisando-os do ponto de vista do consumidor bem informado e exigente, é uma das funções mais tradicionais e importantes das publicações do gênero, sejam impressas ou digitais como um site. No Best Cars, realizamos — eu próprio e colaboradores diversos — essa tarefa desde 1998, um ano após a fundação do site. Em 16 anos e meio, estimo que passaram por nossas mãos cerca de 800 carros, sem incluir os eventos de lançamento.

Os testes da imprensa foram, durante décadas, uma das poucas formas para o consumidor conhecer um carro que lhe interessasse comprar. Os testes de direção (test-drives) só passaram a ser oferecidos regularmente pelas concessionárias há cerca de 20 anos. Antes, caso não se tivesse acesso à matéria com o modelo desejado ou um amigo que o emprestasse para uma volta, o jeito era comprar com base no que se via e na tradição do fabricante. Sem dúvida, o advento desses testes fez muito para implodir a fidelidade a marcas que tantas pessoas mantinham — o que foi bom para umas e negativo para outras.

 

É preciso atenção: olhos, ouvidos e tato
do avaliador devem ficar antenados a
como o carro se comporta em cada situação

 

Entretanto, mesmo podendo dirigir os carros antes da compra, o consumidor moderno ainda tem uma série de dúvidas. Primeiro porque o leque de opções é muito mais amplo que há 20 ou 30 anos — o mercado brasileiro tem uma das maiores variedades de marcas do mundo e não raro encontram-se seis, oito modelos na mesma categoria e faixa de preço. Segundo, que experimentar carros de concessionárias costuma ter restrições de tempo e espaço que, em muitos casos, tornam a avaliação insuficiente para o julgamento. Por último, nada como contar com a opinião de um especialista. É aqui que começa nosso papel.

Como é feito um teste do Best Cars? Ao contrário do que alguns imaginam (e chegam a sugerir eventos nos quais os leitores possam acompanhar uma avaliação), não corre qualquer adrenalina em pelo menos 99% do tempo que passamos com os carros. Até certo ponto é tudo muito parecido com o uso normal que qualquer pessoa faria do automóvel, só que com algumas diferenças.

Um desses elementos diferenciais é a atenção: olhos, ouvidos e tato do avaliador devem ficar antenados a como o carro se comporta em cada situação. Vez ou outra, enquanto rodo com a família em um carro de teste (e procuro mesmo usá-los tanto e de forma tão variada quanto possível, para acumular o máximo de sensações ao volante), alguém pergunta sobre meu silêncio. A resposta, não raro, vem na forma de comentário sobre como a suspensão atuou em certa irregularidade, como o motor ou o câmbio foi ágil ou lento na resposta a uma solicitação, ou sobre determinado ruído ou vibração. Ou seja, não há limites de dia ou horário para analisar o carro.

A atenção vai apurando a sensibilidade, que para alguns testadores faz toda a diferença. É conhecido no setor um termo que vou amenizar para “traseirômetro”, referente à maior capacidade que alguns teriam em certa parte posterior do corpo para detectar sutis oscilações, vibrações, tendências de comportamento do veículo. Grandes acertadores de chassi, seja nas fábricas, seja nas equipes de competição, costumam ter esses sensores bem apurados.

 


Auto Livraria

 

Não é uma escala de cinza

Há também o fator da experiência, que vem com longa quilometragem ao volante, em variedade de automóveis e condições de uso, mas não prescinde do conhecimento de como as coisas funcionam. Bom exemplo é a análise do comportamento de uma suspensão.

É comum ao leigo classificar a suspensão apenas em uma escala de cinza, de dura a mole, como se tudo se resumisse a um componente que pudesse ser calibrado com diferentes graus de rigidez. Na verdade, existe ali um conjunto complexo com molas (ou outro elemento elástico, a exemplo de barras de torção), amortecedores, estabilizadores (se existentes), buchas, além do indiscutível papel dos pneus. A definição de cada um desses elementos afeta de maneira distinta o comportamento dinâmico e o conforto de marcha do automóvel.

Os grandes acertos de chassi são os que combinam as definições ideais de cada componente, tendo em vista a categoria e as principais finalidades de uso do modelo. Use carga demais nos amortecedores e você terá um carro estável, mas que “copia” as oscilações do piso a ponto de incomodar. Tente compensar com molas mais macias, e a estabilidade em curvas pode ir para o vinagre. Deixou de usar estabilizadores por economia? Isso implica adotar molas mais duras para compensar a maior inclinação da carroceria em curvas, o que sacrifica o conforto. Errou nas buchas da suspensão, duras em excesso? Até com pneus “aventureiros” o carro parecerá usar o perfil baixo de um Lamborghini. E assim por diante.

 

Com tudo analisado, medido e fotografado,
nosso teste termina com uma ficha
que esmiúça cada detalhe do automóvel

 

Além da experimentação dinâmica, nossos testes envolvem outras tarefas, como as medições de desempenho e de consumo (conheça a metodologia). As primeiras são feitas em local apropriado, fechado ao tráfego, mas infelizmente sem a extensão necessária para medirmos velocidade máxima (quem sabe no futuro?). Embora forneçam dados objetivos que falam por si, gostamos de acrescentar impressões obtidas nas provas, como a atuação do câmbio e a motricidade do chassi — sua capacidade de transmitir a potência ao solo.

Já para as provas de consumo usamos vias públicas, mas em condições tão controladas quanto possível: o trajeto urbano exigente, por exemplo, simula o tráfego congestionado por meio de um para-anda em bairro tranquilo, com percurso e velocidade média iguais para todos os carros. Engarrafamentos reais, que nunca são idênticos, levariam a resultados menos precisos.

Com tudo analisado, medido e fotografado, o teste termina com o preenchimento de uma ficha de quatro páginas — além de espaço para anotações, embora hoje a maior parte delas seja gravada em voz — que esmiúça cada detalhe do automóvel, da presença de função um-toque para cada controle elétrico de vidros às conexões do sistema de áudio. As fichas preenchidas desde 1998 permanecem arquivadas para fácil comparação a modelos evoluídos e concorrentes.

Depois, em geral com o carro já devolvido ao fabricante ou importador (os empréstimos duram em regra de sete a 10 dias, embora se estendam a 30 para a seção Um Mês ao Volante), é hora de escrever. O que o leitor gostaria de saber sobre o modelo? Que sensações ao volante foram mais relevantes ou inesperadas? Como ele se comporta em cada situação de uso? Questões a serem respondidas no singular ou no plural, caso seja um comparativo.

Como escrevi, é raro haver adrenalina nos testes do Best Cars — salvo quando surge oportunidade de colocar na pista algo especial, do calibre da Audi RS6 Avant da última edição de aniversário. Mas é uma tarefa prazerosa para nós, e que espero que tenha grande utilidade para balizar a compra de seu próximo carro.

Editorial anterior

 

 

Tags: avaliaçãocolunasEditorial

Related Posts

Práticas ao volante: o que fazer e o que não fazer
Destaques

Best Cars, 1997-2021: o encerrar de um ciclo

03/01/2023
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025

Quadros decorativos

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp