Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Fatos e curiosidades da Eleição dos Melhores Carros

01/04/2016
in Editorial

Editorial

 

Pesquisa com leitores revela quais os carros preferidos — e uma série de estatísticas, algumas inesperadas

 

Anunciados os resultados das eleições de 2015, é a hora da posse para os vencedores. Como é? Eleições de 2015? Sim, isso mesmo: a Eleição dos Melhores Carros, promovida todo ano pelo Best Cars por ocasião de seu aniversário, que tem revelados hoje (22) os resultados de sua décima oitava edição.

Resultados que confirmaram reputações e preferências conhecidas dos mais de 22 mil leitores participantes, mas também trouxeram novidades. Das 30 categorias, quatro tiveram vencedores inéditos: Volkswagen Up em Hatch Pequeno – Classe 1, Audi A7 Sportback em Sedã Grande de Luxo, Jeep Renegade em Utilitário Esporte Compacto – Classe 1 e Renault Duster Oroch em Picape Pequena. Em nova geração estão as Citroëns C4 Picasso e Grand C4 Picasso, que ganharam em Minivan Compacta, retomando um título que os modelos anteriores já detiveram.

A Ford saiu-se com o maior número de títulos (oito), contra seis da Porsche, três da Chevrolet e da Volkswagen, dois da Audi e um para BMW, Citroën, Honda, Jeep, Lamborghini, Land Rover, Mercedes-Benz e Renault. Entretanto, apenas a Porsche teve o privilégio de vencer todas as categorias de que participou, incluindo a especial O Carro dos Meus Sonhos (salvo por essa classe, o mesmo pode ser dito da Lamborghini, que só concorre em mais uma categoria com seus dois modelos). Curiosidade a assinalar é que as três vitórias da Chevrolet referem-se a modelos fora de produção, ou seja, é a marca preferida em carros do passado, mas está muito longe de sê-lo no atual mercado.

 

Dos vencedores, apenas três foram lançados nos últimos 12 meses: C4 Picasso/Grand C4 Picasso, Duster Oroch e Renegade

 

Há quem acredite que os novos modelos tenham facilidade em vencer, pois estão mais presentes na mente dos eleitores nos meses que precedem a eleição ou mesmo durante a pesquisa, seja por notícias e avaliações da imprensa, seja pelas campanhas publicitárias. Se de fato isso ocorre, não foi bem o que mostrou a 18ª. Eleição.

Renault OrochDos vencedores, apenas três foram lançados ou mudaram de geração nos 12 meses anteriores — os citados C4 Picasso/Grand C4 Picasso, Duster Oroch e Renegade —, enquanto BMW Série 1 e Ford Focus Fastback passaram por reestilização no mesmo período. Por outro lado, lançamentos como Jaguar XE (Sedã Médio de Luxo), Honda HR-V e Peugeot 2008 (Utilitário Esporte Compacto – Classe 1), Lexus NX (Utilitário Esporte Compacto – Classe 2), BMW X4 e Land Rover Discovery Sport (Utilitário Esporte Médio – Classe 2), Volvo XC90 (Utilitário Esporte Grande – Classe 2), BMW Série 2 Active Tourer (Minivan Compacta) e o novo Audi TT (Carro Esporte – Classe 1) não alcançaram a vitória.

Outro aspecto que chama a atenção é o contraste, em várias categorias, entre os vencedores da Eleição e os carros que mais vendem no mercado. Isso fica à mostra no VW Up entre os hatches mais baratos, assim como o Ford Ka+ entre os sedãs de menor preço, o Ford Focus entre os sedãs médios, a Duster Oroch entre as picapes menores e a Ford Ranger entre as maiores, a dupla da Citroën entre as minivans e, ainda, o Porsche Boxster/Cayman em sua faixa de carros esporte. Não é difícil, porém, compreender essa diferença.

“Melhor carro” pode ser entendido pelos eleitores como o que oferece mais, inovou mais ou obteve qualidade superior, mesmo que isso acarrete preço elevado. Na hora de comprar, outros requisitos assumem grande relevância, como custos de aquisição e manutenção, valor de revenda (ou sua expectativa) e presença de concessionária na região em que se mora ou circula.

Cabe considerar ainda que o público da Eleição não representa uma amostra do mercado de automóveis em geral, mas sim uma seleção de pessoas bem informadas, em geral aficionadas pelo assunto e com um patamar de exigência que acredito ser bem mais alto que o do consumidor brasileiro médio. De resto, sabemos que importante parcela das compras de carros novos é feita por frotistas, empresas, taxistas e locadoras, cujas prioridades em um automóvel divergem daquelas do comprador particular típico.

 

 

Altos e baixos

Para quem gosta de números e estatísticas, aí vão alguns:

• O modelo com maior percentual de votos foi a Duster Oroch, com 51,5%: foi o único a superar a metade este ano. Seguiram-se o Ford Fiesta entre os sedãs pequenos (47,1%), o VW Golf entre os hatches médios (46,8%) e o Ford Fusion entre os sedãs grandes (43,4%).

• No título oposto, coube ao Mercedes-Benz Classe C vencer entre os sedãs médios de luxo com o menor percentual de votos: 16,1%. Atrás dele ficaram o Chevrolet Monza entre os carros fora de linha da década de 1980 (18,3%), o Porsche Panamera entre os sedãs de alto luxo (19,7%) e o BMW Série 1 entre os hatches médios de luxo (20,7%).

 

O maior campeão da história da Eleição é o Porsche 911: 18 títulos de Sonhos e 12 na Classe 2 de carros esporte

 

• Quais os campeões de rejeição, os carros com menos votos? Houve seis modelos com 0,1%, ou seja, entre um e 31 votos (se recebessem 32, o arredondamento já seria feito para 0,2%): Effa M100, Geely GC2 e JAC J3 entre os hatches pequenos, JAC J5 entre os sedãs médios, Lifan X60 na Classe 1 de utilitários compactos e Chevrolet Chevette entre os fora de linha dos anos 90. Como se pode notar, entre os carros ainda em produção, 100% de marcas chinesas com esse recorde negativo (não consideramos aqui a categoria O Carro dos Meus Sonhos, que tem candidatos próximos do infinito).

Ford Fusion• O título obtido com mais folga, ou diferença de participação nos votos, foi o do Ford Fusion: 30,3 pontos a mais que o 2º. colocado, o Chrysler 300C, entre os sedãs grandes. Na sequência vêm a Oroch, 25,4 pontos acima da Fiat Strada, e o Porsche 911 entre os carros esporte da Classe 2, com 24,9 pontos à frente do Maserati Granturismo.

• A vitória mais apertada, por sua vez, foi a do Classe C em relação ao BMW Série 3 entre os médios de luxo: apenas 0,8 ponto percentual a mais de votos. Curioso é que a marca de Munique está envolvida nas outras disputas que se seguem: seu Série 1 venceu o Mercedes Classe A por 1,4 ponto, mas o Série 5 perdeu para o Audi A7 por 1,9 ponto entre os sedãs de alto luxo.

• O maior campeão da história da Eleição é, como muitos já perceberam, o Porsche 911: garantiu os 18 títulos de O Carro dos Meus Sonhos e mais 12 na Classe 2 de carros esporte, em total de 30 vitórias. O 2º. lugar fica para o Chevrolet Opala, que venceu nas 18 vezes a classe de carros fora de linha mais antigos (entre todas as décadas, até a Eleição de 2006, e das décadas de 1950 e 1960, nas pesquisas de 2007 para cá). Foi ainda o mais votado por cinco vezes nos modelos da década de 1970, uma entre os da década de 1980 e uma quando essas décadas formavam uma só classe, em total de 25 vitórias.

• Na contabilização por marca, outro prêmio para a Porsche: 60 títulos nesses 18 anos de eleições, incluindo a categoria dos sonhos, ante 43 da Ford, 27 da Volkswagen, 25 da Audi e um empate com 21 títulos entre BMW e Chevrolet. Isso se deixarmos fora dessa competição as categorias Fora de Linha, que formam resultado próprio: 47 vitórias da Chevrolet contra quatro da Ford e quatro da Honda. Tudo somado, a GM é a grande campeã com 68 títulos, ante os mesmos 60 da Porsche e 47 da Ford.

Editorial anterior

 

Tags: 18ª. Eleição dos Melhores CarroscolunasEditorial

Related Posts

Práticas ao volante: o que fazer e o que não fazer
Destaques

Best Cars, 1997-2021: o encerrar de um ciclo

03/01/2023
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp