Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Editorial

Ao volante, dicas para chegar são e salvo ao destino

16/08/2019
in Editorial

Com alguns cuidados, o motorista pode praticar a direção defensiva e manter a segurança no trânsito e na rodovia

 

Quando alguém assume o volante de um automóvel, chegar são e salvo ao destino — se possível, sem aborrecimentos no trajeto — é seu maior objetivo. Para isso, vale seguir alguns cuidados que compõem um modo seguro de dirigir. Embora os leitores e leitoras do Best Cars pertençam a uma parcela privilegiada de motoristas em termos de conhecimentos, penso ser válido voltar ao tema e reunir certas dicas que podem ser compartilhadas com parentes e amigos, sobretudo aqueles menos experientes na direção.

• Atenção, sempre. Em tempos de telefones celulares com inúmeras funções e centrais de áudio com cada vez mais recursos, esse conselho ganha importância. Dirigir requer atenção em tempo integral, que não pode ser dividida com outras tarefas. O ideal é manter o celular desligado e fora de mão enquanto se dirige. Se fizer questão de usá-lo, recorra a um sistema de viva-voz sem uso das mãos, evite fazer ligações e jamais digite ou leia no aparelho com o carro em movimento.

A atenção depende também de boas condições físicas. Além dar regra óbvia de não beber antes de dirigir, garanta que não ingeriu medicamentos que causem sonolência, evite refeições pesadas e procure dormir adequadamente antes de uma viagem.

 

Andar devagar demais, causando retenção do trânsito, pode irritar outros motoristas e provocar uma sucessão de mudanças de faixa ou ultrapassagens

 

Precisa mesmo do celular? Use viva-voz, evite fazer ligações e jamais digite ou leia no aparelho ao dirigir

• Veja longe. Não se limite a olhar o carro à frente: procure ver através de seu vidro o que acontece adiante dele, o que pode lhe dar tempo adicional para uma frenagem ou um desvio. Por isso, evite rodar atrás de veículos fechados (como furgões) ou com película muito escura. Atenção também às faixas ao lado e aos retrovisores.

• Mantenha distância segura. Mesmo para o melhor motorista, existe um tempo de reação entre algo acontecer (o carro adiante frear, alguém fechar seu caminho, um objeto ou animal ser visto na pista), você tomar a medida adequada (frear, desviar) e seu carro reagir aos comandos. É por isso que a distância segura deve ser respeitada. Em condições normais de piso e visibilidade, mantenha um espaço de dois segundos, passando a três ou quatro no caso de chuva forte, neblina ou piso escorregadio.

E como medir esse espaço? Observe quando o carro à frente passar por um ponto de referência, como poste, placa ou faixa no piso. Conte então dois segundos (“um elefante, dois elefantes”) e, se seu carro chegar ao mesmo ponto antes do fim da contagem, amplie o espaço. Com o tempo essa noção é absorvida e não será preciso contar. E não se incomode se alguém entrar no espaço à sua frente: o que importa é sua segurança, não uma diferença desprezível de tempo de trajeto.

• Siga o fluxo. O risco da velocidade excessiva é amplamente conhecido (e combatido pela fiscalização), mas há perigo também em andar devagar demais, causando retenção do trânsito. Além de poder irritar outros motoristas (leia abaixo), isso tende a provocar uma sucessão de mudanças de faixa ou ultrapassagens, com risco ao tráfego como um todo. Se lhe falta experiência ou segurança para seguir a velocidade da maioria, melhor viajar por outro trajeto ou em horário tranquilo.

• Não seja fiscal. Se alguém vem acima do limite de velocidade e lhe pede passagem, procure facilitar. Pode haver um motivo para isso, como uma emergência qualquer, e não lhe cabe ser fiscal da lei.

 


Auto Livraria

 

• Sinalize e antecipe-se. Use as luzes de direção para qualquer conversão ou mudança de faixa, mas antes disso consulte os retrovisores e calcule se não vai “fechar” alguém. Cuidado especial com motos e, no trânsito lento, bicicletas.

Em avenidas e rodovias movimentadas, não é raro o trânsito parar de repente. Além das dicas de ver longe e manter distância, recomenda-se frear com suavidade, mantendo as luzes de freio acesas por mais tempo, para indicar a quem vem atrás. No caso de parada total, o pisca-alerta (com o carro já imóvel) ajuda a chamar a atenção do motorista seguinte. Contudo, se for mudar de faixa, lembre-se de desligar o alerta.

• Não ofusque. Use faróis e lanternas corretamente. A luz alta pode ofuscar outros motoristas, mesmo o do carro que segue à frente: só use em caso de estrada livre adiante. Se alguns têm reclamado de seus faróis baixos (piscando as luzes altas), eles devem estar desregulados: mande verificar. Faróis e luz traseira de neblina só devem ser ligados no nevoeiro ou em chuva forte. Essa luz traseira vermelha e potente incomoda — saiba como é acionada, se o carro tiver, para não usar por engano. Se os faróis de um veículo no sentido contrário ofuscarem sua visão, concentre-se na faixa à direita, evitando olhar para a luz. E jamais responda com faróis altos: melhor um só motorista dirigir às cegas do que ambos.

 

Por estar perto de casa, o motorista “baixa a guarda” e deixa de prestar atenção aos riscos: enquanto estiver ao volante, você ainda não chegou

 

Notou um ruído ou cheiro estranho? Preste atenção: pode haver problemas no carro, como pneu furado

• Cruzamentos são perigosos. Não importa se há semáforo ou se a sinalização lhe dá preferência: todo cruzamento representa risco, pois outros motoristas podem desrespeitar as regras. Assim, nunca os cruze em velocidade tão alta que não permita parar no caso de imprevisto. Quando o semáforo abre, garanta que não há alguém passando rápido pela transversal para tentar pegar o fim do sinal amarelo.

• Use os sentidos. Além da visão, temos audição e olfato para ajudar o motorista. Ouviu uma sirene? Abaixe o som e identifique de onde vem: talvez uma ambulância, carro de polícia ou de bombeiros precise de sua passagem. Notou um ruído estranho no carro? Pode ser um pneu furado ou outro problema, que merece atenção assim que houver lugar seguro para parar — cuidado com o risco de assalto. O mesmo vale para certos odores, como de queimado.

• Não baixe a guarda. Acontece muito: ao sair da estrada em uma viagem ou estar perto de casa, o motorista “baixa a guarda” e deixa de prestar atenção aos riscos. Lembre: enquanto estiver ao volante, você ainda não chegou.

• Evite os nervosos. Alguns motoristas saem às ruas sem paciência ou se irritam por algum motivo. Se um desses cruzar seu caminho, mantenha a calma, redobre o cuidado com a distância e procure facilitar a passagem. Não deixe que a irritação dele afete seu humor. E se você deixar alguém nervoso? Mesmo com cuidado, podemos fazer algo que assuste ou incomode o outro, causando irritação. O melhor a fazer é se desculpar, como acenando com a mão, o que descontrai os ânimos e pode evitar uma reação agressiva.

Editorial anterior

 

Tags: colunasdireção defensivaEditorialsegurança

Related Posts

Práticas ao volante: o que fazer e o que não fazer
Destaques

Best Cars, 1997-2021: o encerrar de um ciclo

03/01/2023
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Álcool: da fazenda aos postos, a saga continua

30/04/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Fábricas ou montadoras: afinal, o que faz a indústria de automóveis?

16/04/2021

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp