Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Colunas Eu um Carro e a Cidade

Teto solar pode ser charmoso, mas nesse sol…

12/02/2019
in Eu um Carro e a Cidade

O acessório mais desejado do verão, ironicamente, é insuportável de ser usado bem nessa estação

 

Dirigir com a cabeça a céu aberto em dias ensolarados é uma atitude mítica, de liberdade e rebeldia, como nos filmes e seriados de veraneio, onde os camaradas que se dão bem com as meninas aparecem com seus carrões sem capota. Daí os amigos de sunga e as menininhas de biquíni sobem e vão todos pela estrada até a praia. Sonho… Agora, quer saber da realidade?

Já confidenciei outrora ao leitor que fui “casado” com um Peugeot 208, lindo, vermelho. E que me divorciei dele com apenas um ano de casamento, decepcionado com tamanha quantidade de defeitos insignificantes que, no fim das contas, significavam uma morte por pequenos cortes. Um desses “defeitos”, acredite, era o tal teto panorâmico. Quem de nós nunca sonhou em ter um carro com aquele teto envidraçado chamativo, esportivo, sedutor?

 

O charmoso teto de vidro fixo parece vantajoso, pois livra da inconveniente ventania, mas o carro se transforma em uma estufa nos dias de sol

 

Teto do Peugeot 208: vidro fixo deixa entrar o sol, o que nem sempre é desejável

Esse tipo de acessório — seja o tradicional teto solar, que pode ser aberto ou basculado, seja na versão fixa usada pelo 208 — é apreciado por muitos, justamente, por permitir o acesso à cabine dos raios solares pela parte de cima. O percalço é que escamotear esse telhado de vidro no sol dos trópicos é uma roubada daquelas — não é algo saudável nem prático. No 208, o charmoso teto de vidro fixo parece vantajoso porque o proprietário fica livre da inconveniente ventania e ganha-se em termos aerodinâmicos nas conduções em velocidades mais altas.

No entanto, o carro se transforma em uma estufa nos dias de sol, devido à peculiar característica do vidro de transmitir o calor impiedosamente para o lado de dentro, mesmo que se mantenha a persiana interior fechada. O resultado prático disso é que nos dias ensolarados intensos, como os que temos vivido nesse verão, o desejado acessório é miseravelmente paradoxal, prejudicando a temperatura do habitáculo ou tostando sua cabeça caso você decida abrir a persiana.

Outro inconveniente com a persiana aberta era o excesso de luminosidade no interior. Não sei o leitor, mas eu sou um pouco fotossensível e senti um risco à segurança na condução. No meu caso, um interior mais escuro facilita. É como aquela situação de dirigir à noite enquanto o acompanhante acende a luz do interior para procurar um objeto. Consegue imaginar? O fim levado é que o teto passava a maior parte do tempo coberto, usado num ou outro fim de semana, numa viagem curta e, de preferência, num dia frio.

 

 

Invasão de calor

Tive a experiência de passar poucos dias com outro veículo, este com teto solar tradicional, que abre passagem para o ar. Pareceu-me um pouco menos irracional, mas não me senti muito confortável. O carro em questão, um Volkswagen Fox, pareceu dar-se melhor com a invasão do calor (afinal, a área útil do vidro é bem menor que no Peugeot), mas o ruído aerodinâmico da escotilha aberta incomoda acima de 50 km/h. Ao menos, acho que o carro fica bem charmoso com o tal teto aberto, formando aquele leve aerofólio acima das cabeças.

Uma variação do teto solar, comum em modelos de luxo mais recentes, é aquele envidraçado no qual ao menos uma parte pode ser erguida ou aberta. O problema desse tipo é que, pelas grandes dimensões, a persiana precisa ser flexível (fica enrolada lá atrás quando aberta) e não um painel rígido. Como resultado, o isolamento da luz e do calor quando ela está fechada é bastante prejudicado e, em muitos casos, o efeito-estufa é garantido.

 

Creio que o conversível deva ser usado aberto em curtos trajetos, por pouco tempo a baixa velocidade, mas quem consegue viver dirigindo assim?

 

O sol e o vento tornam a trajetória dura, ao ponto que meia hora depois retornamos para debaixo do teto

Há o derradeiro conversível, onde toda a capota dá lugar ao céu. Por essas bandas não há mais esse tipo de veículo sendo produzido, como foram os memoráveis Ford Escort e Chevrolet Kadett, sem contar os diversos modelos fora de série. Tive a oportunidade de conviver algum tempo com esse tipo de modelo quando estive na Califórnia, em 2015. Bem emblemático, por sinal: um Ford Mustang. Baixar a capota pelo comando elétrico era rápido, coisa de 20 segundos. O problema era andar de capota baixada.

O sol e o vento tornam a trajetória dura, ao ponto que meia hora de jornada depois decidimos retornar para debaixo do teto. Creio que esse tipo de veículo recreacional deve mesmo ser usado em curtos trajetos, por pouco tempo a baixa velocidade. Mas, fica a pergunta: quem consegue viver dirigindo assim? A dureza é que o maior diferencial do carro, aquilo que o torna mais autêntico, mais belo e charmoso, não pode ser usado do jeito que gostaríamos — a 120 km/h numa bela autoestrada, usando óculos escuros e buzinando enlouquecidamente.

Lembrei que era mesmo legal aquele pequeno Gurgel chamado Motomachine, que tinha portas transparentes. Essas “portas solares” permitiam ver a estrada e provavelmente não esquentavam as moleiras dos motoristas. Pena ter saído de linha tão cedo. Era um modelo exótico, que devia permitir um contato mais visceral com a estrada, coisa que os tais tetos não permitem — não ao menos sem esvoaçar as cabeleiras das meninas.

Coluna anterior

A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars

 

Tags: colunasconversívelEu um Carro e a Cidade

Related Posts

Ford Escort: quadros com XR3, Conversível e outras versões
Auto Livraria - Ford

Ford Escort: quadros com XR3, Conversível e outras versões

25/03/2025
Chevrolet Kadett: quadros com GS, GSi, Conversível e Sport
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Kadett: quadros com GS, GSi, Conversível e Sport

10/08/2024
Mercedes Classe E Cabriolet: um belo material de imprensa
Auto Livraria - Mercedes-Benz

Mercedes Classe E Cabriolet: um belo material de imprensa

15/09/2022
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Brasil sem fabricantes de automóveis, doce ilusão

28/05/2021
O Nobel de Economia e a indústria de automóveis
Carro, Micro & Macro

Indústria de automóveis e aporte de capital, uma luz no fim do túnel

14/05/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp