Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Guia de Compra

Hyundai Azera: superlativo, menos no preço

08/01/2013
in Guia de Compra

 
A segunda geração estreava em 2012 com desenho ousado, um grande passo
à frente do anterior; o motor V6 causava polêmica pela potência anunciada

 

“É, de longe, o melhor carro que já tive. Venho de um Citroën C4 Pallas e um Toyota Corolla, dois ótimos carros, mas não há como comparar. O motor é um caso à parte. A sensação de segurança na estrada é fantástica, tamanha é a resposta dos 265 cv após a aceleração. É muito fácil encontrar uma posição confortável para dirigir e o melhor de tudo é que não haverá brigas conjugais, por conta das duas memórias de posição. Para quem tem mais de 1,90 m, não há o que reclamar em relação ao espaço. O sistema de som é fantástico. Não existe no Brasil, hoje, melhor relação custo-benefício. Nenhum carro vendido aqui oferece tanto por um valor tão honesto”, enumera Rafael Nogeira, de Recife, PE, dono de um Azera 2011.

Outro proprietário muito satisfeito com seu carro é Aluísio Ramos, de São Paulo, SP, que dirige um modelo 2009: “Excepcional relação custo-benefício. Paga-se ‘pouco’ pelo que se compra quando se compara com a concorrência. No mais, o carro tem um acabamento muito bom, motor excelente, suspensão e direção bem acertadas, muito conforto e um silêncio a bordo que impressiona. Quando o vendedor me falou que dava para fazer por R$ 73.000, não tinha mais o que pensar! E estou muito, mas muito satisfeito com o carro”.

 

O Azera mostra-se um dos carros com melhor avaliação no Guia de Compra, acima de Jetta, Fusion, Corolla e Vectra, mas a rede de concessionárias obtém baixa satisfação

 

Apesar da relação custo-benefício que brilha nos olhos dos proprietários, alguns aspectos negativos são indicados com frequência, caso do consumo de combustível. Relata Paulo Alexandre de Castro, que roda em Catalão, GO, com um Azera 2010: “O consumo não é dos melhores. Outro ponto negativo do carro foi o fato de o modelo 2011 ter sido ‘depenado’: tiraram luzes de cortesia das portas traseiras, o retrovisor eletrocrômico, e o sistema de som não é tão bom quanto os anteriores”.

Outros aspectos negativos relatados por vários proprietários são os preços das revisões obrigatórias (das quais se depende para manter os cinco anos de garantia) e das peças de reposição, que não raro faltam em estoque nas concessionárias. Rafael Nogueira destaca esse problema: “Os preços das peças são absurdos e dificilmente as concessionárias têm em estoque. Precisei de uma presilha de sustentação do para-choque e disseram que teria que trocar todo o para-choque (quase R$ 1.000). Pela tampinha que cobre o lavador de farol (R$ 140) a espera foi de mais de 30 dias. O motorzinho que aciona o lavador custa R$ 700 e, é claro, a Caoa não tinha em estoque”.

 

 
Controle de estabilidade, chave presencial e teto solar panorâmico eram novos
recursos dessa geração do Azera, mas o preço deixou de ser um forte atrativo

 

Alguns proprietários também se queixaram da suspensão macia demais e da estabilidade abaixo do esperado em curvas de alta velocidade, mas esse é um aspecto aceitável em um carro com seu perfil conservador. A segunda geração do Azera ainda não foi avaliada por proprietários no Teste do Leitor.

Por fim, quanto a defeitos apresentados, as principais queixas dos proprietários referem-se a ruídos no acabamento interno perceptíveis a baixas velocidades, infiltração de água nos faróis e faróis de neblina, problemas com o fechamento dos vidros pelo controle remoto da chave, perda da regulagem dos retrovisores mesmo com a posição memorizada e ruídos nos freios e nas suspensões.

 

 

Com 94,1% de donos muito satisfeitos no Teste do Leitor, o Azera de primeira geração mostra-se um dos carros com melhor avaliação entre os que passaram até agora pelo Guia de Compra, acima de concorrentes como Jetta (89,2%), Fusion (75,4%), Corolla (73,3%) e Chevrolet Vectra sedã (70,8%). Por outro lado, a rede de concessionárias Hyundai recebeu o mesmo grau de satisfação de apenas 29,4% dos proprietários de Azera, um resultado ruim se comparado aos 56,7% atribuídos por donos de Corolla, 48,6% para o Jetta, 44,2% para o Fusion e 39,7% para o Vectra.

Com a ressalva à rede de assistência técnica, os elogios dos proprietários da primeira geração do Azera mostram que esse grande sedã pode ser um bom negócio. Pode-se adquirir um modelo 2008 pelo preço de um compacto novo com motor 1,6-litro. É certo que o consumo de um motor V6 é alto e que as peças de reposição são caras e não têm farta disponibilidade, mas tendo isso em mente o luxuoso Hyundai dificilmente decepcionará quem comprar um usado.

Veja opiniões (primeira geração) Veja opiniões (segunda geração)
Opine sobre seu carro

 

Custos de manutenção

Concessionária Mercado paralelo
Disco de freio (par) R$ 930 R$ 135
Pastilhas de freio dianteiras (par) R$ 450 R$ 45
Amortecedores (jogo de 4) R$ 650* R$ 1.680
Pneus (Kumho Solus KH15, 235/55 R 17, cada) R$ 620
Para-lama dianteiro (cada) R$ 915 R$ 350
Para-choque dianteiro R$ 1.070 R$ 450
Farol (cada) R$ 1.390 R$ 860
Mão de obra (hora) ND –
Preços médios para Azera GLS V6 3,3 aut. 2010 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em dez/12; não envolvem instalação e pintura quando cabível; * amortecedores traseiros não disponíveis

 

Cotações de seguro

Custo médio Franquia média
  • Azera GLS V6 3,3 aut. 2010
Perfil de alto risco R$ 15.640 R$ 3.800
Perfil de médio risco R$ 4.140 R$ 3.620
Perfil de baixo risco R$ 2.550 R$ 3.395
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em dez/12; conheça os perfis

 

Satisfação dos proprietários

Com o carro Com as concessionárias
Muito satisfeitos 94,1% 29,4%
Parcialmente satisfeitos 5,9% 52,9%
Insatisfeitos 0% 17,7%
Não utilizam – 0%
Estatística obtida no Teste do Leitor com 17 proprietários até dez/12

 

Compare as versões

Versão Faixa de preço Anos-modelo disponíveis Combustível Potência máxima
Azera GLS V6 3,3 aut. R$ 40.280 a R$ 63.520 2007 a 2011 gas. 245 cv (até 2010), 265 cv (2011)
Azera V6 3,0 aut. R$ 103.210 a R$ 107.845 2012 e 2013 gas. 270 cv
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para dez/12; potências informadas pelo fabricante; desempenho e consumo não disponíveis

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: AccordavaliaçãoAzeraFusionguia de compraHyundaiJettaOmegaPassatSonata

Related Posts

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

01/07/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

10/06/2025
VW Jetta: quadros com o sedã em duas gerações e a Variant
Auto Livraria - Volkswagen

VW Jetta: quadros com o sedã em duas gerações e a Variant

25/04/2025

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp